24102020Sáb
AtualizadoQui, 22 Out 2020 9pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

Gastrointestinal

  • ASTRO atualiza diretrizes para o tratamento de radioterapia no câncer retal

    radioterapia 2020 bxUma nova diretriz clínica da American Society for Radiation Oncology (ASTRO) fornece orientações para o tratamento de radioterapia em pacientes com câncer retal localmente avançado. O guideline descreve recomendações para a irradiação pélvica e para integrar radioterapia, quimioterapia e cirurgia na doença estágio II-III. A diretriz, que substitui a orientação de 2016 da ASTRO para câncer retal, foi publicada na Practical Radiation Oncology.

  • Rastreamento do câncer colorretal no Hospital de Câncer de Barretos

    denise guimaraes 2020A endoscopista e pesquisadora Denise Guimarães (foto), coordenadora do programa de rastreamento do câncer colorretal do Hospital de Câncer de Barretos, é primeira autora de estudo publicado na Cancer Prevention Research que detalha os resultados dos primeiros dois anos do programa de rastreamento baseado no teste imunoquímico fecal (FIT) seguido da colonoscopia nos casos positivos, realizado na instituição.

  • PETACC6 – oxaliplatina perioperatória não mostra benefício na quimiorradioterapia

    cancer retoPETACC 6 foi projetado para mostrar aumento na sobrevida livre de doença com a adição de oxaliplatina ao tratamento perioperatório à base de capecitabina no câncer retal. No entanto, o estudo não conseguiu demonstrar benefício em termos de sobrevida livre de doença, sobrevida global e controle da doença, como mostram resultados reportados por Schmoll et al. no Journal of Clinical Oncology.

  • Avaliação de risco genético no câncer colorretal com deficiência de Mismatch Repair

    nirvana formiga 1 bxEstudo publicado no Journal of Gastrointestinal Cancer analisou as taxas de encaminhamento de pacientes com câncer colorretal e presença de deficiência do sistema DNA Mismatch Repair para avaliação de associação com síndrome hereditária em um centro de câncer, descrevendo a caracterização clínica e molecular desses tumores. A oncologista Maria Nirvana Formiga (foto), do A.C.Camargo Cancer Center, é a autora principal do trabalho; Anderson Alécio Gomes, ex-residente da instituição, é o primeiro autor.

  • Consumo de café e sobrevida no câncer colorretal avançado

    vania anaelisaChristopher Mackintosh, da Mayo Clinic, é primeiro autor de estudo que discute a associação entre o consumo de café e a sobrevida de pacientes com câncer colorretal avançado ou metastático. A conclusão dos autores está em artigo no JAMA Oncology e indica que o aumento da ingestão de café está associado a um menor risco de progressão da doença e morte. A nutricionista Ana Elisa Anjos (na foto, à esquerda) e a nutróloga Vânia Assaly analisam os resultados.

  • Novas descobertas sobre a caquexia associada ao câncer de pâncreas

    Martin 2019 bxO adenocarcinoma ductal pancreático (PDAC) e a caquexia associada ao câncer (CAC) são multifatoriais e caracterizados por redes inflamatórias desreguladas. Estudo publicado na Nature Communications mostra que a citocina pró-inflamatória IL-20 é um mediador crítico na progressão do PDAC e que o anticorpo monoclonal anti-IL-20 (mAb) 7E foi capaz de neutralizar essas citocinas. Martín Bonamino (foto), pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), comenta os achados.

  • Resultados de pacientes com câncer anal metastático e infecção por HIV

    brunaset 2020 bxBruna Raphaeli Mattos (foto), do A.C.Camargo Cancer Center, é primeira autora de estudo multicêntrico que buscou avaliar os fatores prognósticos em pacientes com câncer anal metastático, com foco nos resultados de pacientes infectados pelo HIV. O trabalho foi selecionado para apresentação em poster no ESMO Virtual Congress 2020.

  • Fatores preditivos de recorrência no adenocarcinoma da junção esofagogástrica

    flavio takeda bxEstudo de pesquisadores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) avaliou o padrão de recorrência e os fatores de risco associados à recorrência em pacientes com adenocarcinoma da junção esofagogástrica submetidos à ressecção cirúrgica. Os resultados foram publicados no American Journal of Surgery, em artigo que tem como primeiro autor o cirurgião oncológico Flávio Roberto Takeda (foto).

  • Tabagismo e risco de câncer colorretal

    cessacao tabagismo NET OKO tabagismo está associado ao aumento do risco de câncer colorretal (CRC), mas não está claro qual é a força dessa associação, se existe uma dose-resposta, ou mesmo qual o efeito do tabagismo em diferentes subtipos de CRC. Meta-análise que avaliou 188 estudos reportou os resultados em artigo publicado em agosto por Botteri E et al. no American Journal of Gastroenteroly.

  • Ablação guiada por ultrassom endoscópico em tumores pancreáticos

    mariannyArtigo de Adler et al. publicado 19 de agosto no NEJM Journal Watch discutiu os resultados do estudo de Zhang L et al sobre ablação guiada por ultrassom endoscópico em tumores pancreáticos. A revisão sustenta que a taxa de sucesso clínico de procedimentos de ablação é encorajadora e que a maioria dos eventos adversos foram leves e tratados com medicamentos, mas ressalva que muitos dos estudos incluídos na meta-análise foram pequenos e com acompanhamento limitado. “Embora o estudo sugira que a ablação guiada por EUS é eficaz, os critérios aplicados para definir o sucesso clínico devem ser analisados para melhor avaliar a eficácia do método”, observa Marianny Sulbaran (foto), endoscopista do HCFMUSP.

  • Cirurgia de resgate com preservação de órgão após vigilância no câncer retal

    rodrigo lauraO cirurgião oncológico Rodrigo Perez (foto) é autor sênior de revisão retrospectiva publicada no periódico Diseases of the Colon & Rectumque analisa os resultados do resgate de pacientes com câncer de reto distal tratados com estratégia de Watch and Wait após resposta clínica completa. A cirurgiã Laura Melina Fernandez, da Fundação Champalimaud, em Lisboa, Portugal, é a primeira autora do trabalho.

  • ASCO atualiza guideline sobre tratamento do câncer de pâncreas metastático

    Rachel 3 NET OKA Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) publicou uma atualização do guideline sobre câncer de pâncreas metastático, com recomendações para a terapia de segunda linha. As diretrizes consideram novas evidências de testes de linhagem germinativa e somática para alta instabilidade de microssatélites/deficiência de mismatch repair, mutações no BRCA e alterações de TRK. A recomendação também incluiu estudos de tratamento de manutenção após terapia de primeira linha. Quem comenta as diretrizes é a oncologista Rachel Riechelmann (foto), diretora do Departamento de Oncologia do A.C. Camargo Cancer Center e presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG).

  • Doença periodontal e precursores do câncer colorretal

    daniel cohen 2019 bxEstudo publicado na Cancer Prevention Research, periódico da American Association for Cancer Research (AACR), sugere associação entre doença periodontal e pólipos serrilhados e adenomas convencionais, dois precursores do câncer colorretal. Quem discute os resultados é o estomatologista Daniel Cohen (foto), pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

  • InterAAct: estudo avalia quimioterapia ideal no câncer anal avançado

    renata dalpino 2020 bxPublicado no Journal of Clinical Oncology, estudo internacional de Fase II, randomizado, multicêntrico, buscou identificar a quimioterapia ideal para tratamento do câncer anal localmente avançado ou metastático sem tratamento prévio. “A partir da publicação deste estudo, é indiscutível que carboplatina e paclitaxel se tornou o novo padrão no tratamento do câncer de canal anal metastático”, avalia Renata D’Alpino (foto), oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO/ Grupo Oncoclínicas).

  • Consenso brasileiro de carcinoma incidental de vesícula biliar

    orlando torres bxO International Study Group Of Hepatopancreatobiliary Cancer (ISG-HPB-Cancer) desenvolveu o primeiro consenso brasileiro para o manejo de pacientes com carcinoma incidental da vesícula biliar. O trabalho é liderado pelos cirurgiões Orlando Torres (foto), Diretor do Departamento de Cirurgia Gastrointestinal - Unidade Hepatopancreatobiliar – da Universidade Federal do Maranhão, e Felipe Coimbra, diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal do AC Camargo Cancer Center.

  • Terapia perioperatória e cirúrgica no câncer gástrico avançado

    felipe coimbra 2020 bxOs cirurgiões Felipe Coimbra (foto) e Wilson Luiz da Costa são autores de artigo1 publicado no Annals of Surgical Oncology que discute passado, presente e futuro da terapia perioperatória e cirúrgica do câncer gástrico avançado. “São reflexões baseadas em um trabalho publicado ano passado, no mesmo periódico, em que avaliamos os resultados da abordagem de tratamento multimodal em uma coorte de pacientes com câncer gástrico localmente avançado tratados com linfadenectomia D2, com o objetivo de identificar fatores prognósticos associados à melhora da sobrevida”, explica Coimbra.

  • Pólipos serrilhados proximais e risco de câncer colorretal

    denise guimaraes 2020Pólipos serrilhados proximais, especialmente os maiores de 1cm, estão associados a um risco aumentado de câncer colorretal. Resultados de estudo de pesquisadores do Kaiser Permanente Santa Clara Medical Center1, na California, apoiam a recomendação da Task Force norte-americana para a colonoscopia de acompanhamento aos 3 anos após o diagnóstico de um SSL grande (≥1 cm) e entre 5 e 10 anos após o diagnóstico de um SSL menor2. Artigo de Mike Fillon3 discute os dados no periódico da American Cancer Society (ACS). Quem comenta é a médica endoscopista Denise Guimarães (foto), coordenadora do programa de rastreamento do câncer colorretal do Hospital de Amor (Hospital do Câncer de Barretos).

  • ASCO publica guideline para o tratamento do câncer de esôfago

    Laercio bxPublicado no Journal of Clinical Oncology (JCO), guideline da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) atualiza as recomendações para o tratamento de doentes com câncer de esôfago localmente avançado. Quem analisa as diretrizes é o cirurgião Laercio Gomes Lourenço (foto), professor associado de cirurgia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Chefe da Divisão de Cirurgia do Hospital do Rim.

  • Imunoterapia ou cuidados de suporte no câncer colorretal avançado?

    Roberto Gil SFBO bx 2020 okArtigo publicado no Jama Oncology descreve os resultados de estudo do Canadian Cancer Trials Group (CO.26 Study) que avaliou o efeito da combinação de dois inibidores de checkpoint imune versus o melhor tratamento de suporte em pacientes com câncer colorretal avançado. “O estudo mostrou a possibilidade de ampliação de utilização de imunoterapia no câncer colorretal metastático”, avalia o oncologista Roberto Gil (foto), médico do Grupo Oncoclínicas.

  • Oncologista brasileiro recebe o Young Investigator Award no ESMO GI 2020

    taboada 2O oncologista brasileiro Rodrigo Taboada (foto), do A.C.Camargo Cancer Center, foi um dos dez jovens especialistas escolhidos pela Sociedade Europeia de Oncologia para receber o Young Investigator Award na ESMO GI 2020. O prêmio foi concedido pelo estudo que comparou as características clínico-patológicas e moleculares de carcinomas e tumores neuroendócrinos de alto grau.

Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
300x250 ad onconews200519