23042024Ter
AtualizadoTer, 23 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Pulmão

  • ADCs: pesquisadores apostam na cooperação para acelerar o progresso

    O papel dos conjugados anticorpo-droga (ADC) no tratamento do câncer tem evoluído rapidamente, com 14 ADCs aprovados e mais de100 em desenvolvimento. À medida que o número de ADCs aumenta, cresce a necessidade de biomarcadores para otimizar os algoritmos de tratamento e a seleção dos pacientes, como descreve revisão de Solange Peters (foto) e colegas, publicada no Annals of Oncology,que destaca o caráter cooperativo da ETOP IBCSG Partners Foundation para acelerar o progresso e melhorar os resultados dos pacientes.

  • Estudo de mundo real confirma eficácia de durvalumabe após QRT no CPCNP estágio III irressecável

    Estudo de coorte publicado no JAMA Network Open demonstrou que durvalumabe após quimiorradioterapia foi associado a menor risco de progressão e/ou morte em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas estágio III irressecável. “Os resultados são consistentes com o estudo de fase 3 PACIFIC e apoiam o uso continuado de durvalumabe de consolidação após quimiorradioterapia como padrão de tratamento para essa população de pacientes”, afirmaram os autores.

  • Anvisa mantém proibição do cigarro eletrônico

    Na 6ª reunião ordinária da Diretoria Colegiada, realizada 19 de abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a proibição do cigarro eletrônico, reforçando a resolução nº 46 de 2009, que proíbe a comercialização, importação e propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs). O texto atual aumenta as restrições para produção, distribuição, armazenamento e transporte de cigarros eletrônicos.

  • Tendências e preditores de qualidade de vida em sobreviventes de câncer de pulmão

    Para informar o cuidado personalizado de sobrevida em sobreviventes de câncer de pulmão, pesquisadores buscaram identificar associações entre os escores de qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) e fatores do paciente, do tumor e do tratamento ao longo do tempo. “A qualidade de vida em sobreviventes de câncer de pulmão pode ser otimizada abordando comorbidades, efeitos colaterais do tratamento, atividade física e peso”, destacaram os autores. O estudo foi publicado no periódico Lung Cancer.

  • Reuniões multidisciplinares e sobrevida global de pacientes com câncer

    Revisão sistemática e meta-análise confirmou o efeito positivo significativo das reuniões multidisciplinares (e subsequente intervenção multidisciplinar) na sobrevida global de pacientes com câncer. Os resultados foram publicados no Journal of the National Cancer Institute(JNCI).

  • TENEC-TRIAL sugere viabilidade de temozolomida intermitente em tumores neuroendócrinos avançados

    Não há consenso sobre o tratamento de segunda linha de pacientes com neoplasias neuroendócrinas progressivas de alto grau (NENs G3) e carcinoma neuroendócrino pulmonar de grandes células, que geralmente apresentam status de desempenho ruim e baixa tolerância à terapia combinada. Resultados de ensaio de fase II sugerem a eficácia e segurança de temozolomida intermitente em pacientes com NENs G3 avançados pré-tratados com platina.

  • Estudo sul-coreano valida o descritor N proposto pela 9ª edição do sistema TNM

    pulmao 23 1“Validamos a utilidade clínica da recém-proposta classificação N da 9ª edição para estágios clínicos e patológicos no câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP)”, destacam Kim et al. em artigo publicado no Journal of Thoracic Oncology. A nova classificação N mostrou clara separação prognóstica entre todas as categorias (N0, N1, N2a e N2b) em termos de sobrevida global e sobrevida livre de recorrência.

  • RNAs não codificantes como biomarcadores para detecção precoce de câncer de pulmão

    giovanna casagrandeGiovanna Casagrande (foto), doutoranda em oncologia molecular no Hospital de Câncer de Barretos (Hospital de Amor) é primeira autora de estudo que buscou identificar assinaturas baseadas em RNAs não codificantes para detecção precoce de câncer de pulmão em biópsias líquidas. Os resultados foram selecionados para apresentação em pôster no AACR 2024.

  • ADRIATIC: durvalumabe mostra benefício de sobrevida no CPCP com doença limitada

    pulmao 23No estudo de Fase 3 ADRIATIC, durvalumabe (Imfinzi®, AstraZeneca) demonstrou melhoria estatisticamente e clinicamente significativas nos endpoints primários duplos de sobrevida global (SG) e sobrevida livre de progressão (PFS) em pacientes com câncer de pulmão de células pequenas com doença limitada que não progrediu após quimiorradioterapia concomitante (cCRT). “Durvalumabe é a primeira e única imunoterapia a demonstrar benefícios de sobrevida neste cenário num ensaio global de Fase 3”, destacou comunicado divulgado pela farmacêutica.

  • Atividade física e dispositivo vestível como complemento ao ECOG PS no câncer de pulmão avançado

    dispositivo vestivelEstudo observacional publicado no JAMA Oncology sugere que a atividade física medida por dispositivos vestíveis (wearables), particularmente a distância média percorrida, poderia complementar o performance status ECOG como uma ferramenta de avaliação do estado de saúde em pacientes com câncer de pulmão avançado e oferecer insights preditivos sobre os resultados de sobrevida.

  • Estudo propõe novo critério de elegibilidade para triagem do câncer de pulmão

    rastreamento 2020 bxSubstituir o critério de anos-maço para a elegibilidade ao rastreamento do câncer de pulmão por um critério de duração do tabagismo ≥20 anos poderia aumentar substancialmente o número de tumores diagnosticados e eliminar as disparidades raciais no rastreio. É o que defende artigo de Potter et. al publicado no Journal of Clinical Oncology (JCO), em análise que avaliou indivíduos tabagistas de dois grandes estudos de coorte.

  • IASLC incorpora novo descritor histológico na 9ª classificação TNM do câncer de pulmão

    vera capelozziDados de Travis, WD et al. publicados no Journal of Thoracic Oncology apoiam a recomendação de incluir STAS (Spread Through Alveolar Space) como descritor histológico na 9ª edição da Classificação TNM do câncer de pulmão. Quem analisa a recomendação é a patologista Vera Luiza Capelozzi (foto), Professora Associada do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

  • Osimertinibe mais tratamento local para metástases cerebrais no CPCNP com mutação de EGFR

    metastase cerebro 23Estudo publicado no Lung Cancer Journal mostrou benefício do tratamento local para metástases cerebrais em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas com mutação de EGFR tratados com osimertinibe.

  • DESTINY-Lung01: trastuzumabe deruxtecana no CPCNP metastático com superexpressão de HER2

    Publicada no Lancet Oncology, análise primária das coortes de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas com superexpressão de HER2 do estudo DESTINY-Lung01 mostrou atividade promissora de trastuzumabe deruxtecana nessa população de pacientes. “Especificamente em pacientes com expressão de HER2 3+, as taxas de resposta confirmada ficaram acima de 50%. Estes resultados, aliados aos dados do estudo DESTINY-PanTumor02 e DESTINY-CRC02, levaram à aprovação deste regime pelo FDA de maneira agnóstica para tumores com super expressão de HER2, incluindo câncer de pulmão. A aprovação pela ANVISA para esta indicação é esperada em um futuro próximo”, afirma o oncologista William Nassib William Jr. (foto), líder nacional de oncologia torácica do Grupo Oncoclínicas.

  • TROPION-Lung01: Dato-DXd mostra eficácia no CPCNP não escamoso

    haradaDados do estudo de fase 3 TROPION-Lung01 selecionados em poster no ELCC 2024 mostram que datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) reduziu em 37% o risco relativo de progressão da doença ou morte versus docetaxel em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) avançado com histologia não escamosa previamente tratado, com 47% de sobrevida livre de progressão aos 6 meses versus 28% no braço de docetaxel. Guilherme Harada (foto), oncologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, comenta os resultados.

  • CORRELATE: Resultados de mundo real e tratamento pós-imuno de 1L no CPCNP metastático

    stephen liuO estudo CORRELATE buscou descrever os resultados pós-progressão e os padrões de tratamento de segunda e terceira linhas em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas metastático após tratamento com imunoterapia em primeira linha. “Compreender os resultados de mundo real dessa população pode ajudar a identificar necessidades não atendidas e informar estratégias futuras de tratamento”, afirmaram os autores. Os resultados foram apresentados por Stephen Liu (foto) no ELCC 2024.

  • Análise descritiva sobre o câncer de pulmão de células pequenas em nunca fumantes

    pulmao 2020 bxEstudo selecionado para apresentação em pôster no ELCC 2024 buscou analisar as características de indivíduos nunca fumantes com diagnóstico de câncer de pulmão de células pequenas. “O câncer de pulmão de células pequenas (CPCP) é responsável por 15% de todos os tumores de pulmão e é o mais agressivo, e evidência disponível para CPCP em pessoas que nunca fumaram é escassa”, afirmaram os autores.

  • Dieta, microbioma e resultados clínicos em pacientes com CPCNP

    dieta mediterraneaEstudo selecionado para apresentação em pôster no ELCC 2024 demonstrou a importância da dieta para reforçar o papel do microbioma intestinal como um alvo terapêutico e melhorar a resposta aos inibidores de checkpoint imune em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas.

  • PROs: osimertinibe melhora qualidade de vida no CPCNP avançado

    chee leeDados de qualidade de vida do ensaio FLAURA 2 reportados pelos próprios pacientes (PROs, de patient reported outcomes) foram selecionados em poster no ELCC 2024. A análise apresentada por Chee K. Lee (foto), da Universidade de Sydney, mostra que osimertinibe (TAGRISSO®) com ou sem quimioterapia é bem tolerado, com tendência de melhora significativa de sintomas como dispneia, dor torácica e tosse em ambos os braços.

  • Pacientes com câncer de pulmão rastreados com TC de baixas doses têm maior sobrevida

    RASTREAMENTO NET OKIndivíduos entre 50 e 75 anos submetidos ao rastreamento de câncer de pulmão por tomografia computadorizada de baixas doses (TCBD) tiveram a mortalidade por todas as causas reduzida em comparação com a população geral. Os resultados são de estudo polonês selecionado para apresentação em pôster no ELCC 2024.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519