19042024Sex
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Oncoginecologia

  • Adição de olaparibe à terapia de manutenção no câncer de ovário BRCA-like

    O tratamento de manutenção com olaparibe está associado a maior sobrevida em pacientes com tumores de câncer de ovário com perfil genômico BRCA-like previamente estabelecido? Análise secundária do ensaio clínico randomizado PAOLA-1 sugere que o classificador BRCA-like pode ser utilizado como biomarcador para terapia de manutenção com olaparibe. Os resultados foram publicados no JAMA Network Open.

  • Reuniões multidisciplinares e sobrevida global de pacientes com câncer

    Revisão sistemática e meta-análise confirmou o efeito positivo significativo das reuniões multidisciplinares (e subsequente intervenção multidisciplinar) na sobrevida global de pacientes com câncer. Os resultados foram publicados no Journal of the National Cancer Institute(JNCI).

  • Gemcitabina com cisplatina e IMRT melhora os resultados no câncer vulvar localmente avançado

    Estudo do Gynecologic Oncology Group (GOG-279) destacado em 2023 no congresso anual da Sociedade de Oncologia Ginecológica mostrou que cisplatina e gencitabina semanais concomitantes com IMRT melhoraram a resposta patológica completa em mulheres com carcinoma espinocelular vulvar irressecável. Os resultados estão agora em artigo de Horowitz et al. no Journal of Clinical Oncology (JCO). “O estudo GOG279 tem o potencial de mudar nossa prática clínica no tratamento do câncer de vulva localmente avançado”, diz Eduardo Paulino (foto), oncologista do INCA, que comenta os principais achados.

  • Teste de oncoproteínas na triagem do câncer do colo do útero em países de baixa e média renda

    cervical 2020 bxA superexpressão das oncoproteínas E6 e E7 do papilomavírus humano (HPV) é necessária para a carcinogênese cervical induzida pelo HPV e, portanto, essas oncoproteínas são promissores biomarcadores para a detecção do câncer cervical. Estudo de Downham et al. avaliou as características técnicas e operacionais do teste OncoE6/E7 em mulheres HPV-positivas que vivem com e sem HIV em países de baixa e média renda, com achados que justificam a necessidade de refinar o teste de oncoproteínas antes de sua implementação nas abordagens de triagem e tratamento.

  • Fragmentomas de cfDNA e biomarcadores de proteínas para detecção precoce do câncer de ovário

    jamie medinaUm exame de machine learning baseado no sangue que combina padrões de fragmentos de DNA livre de células (cfDNA) e níveis das proteínas CA125 e HE4 poderia diferenciar pacientes com câncer de ovário de controles saudáveis ou pacientes com massas ovarianas benignas. Os resultados são de estudo retrospectivo apresentado no AACR 2024 por Jamie Medina (foto), pós-doutorando no Johns Hopkins Kimmel Cancer Center.

  • Estudo de mundo real mostra eficácia e segurança de cemiplimabe no câncer cervical avançado

    cervical 2020 bxEstudo de mundo real mostrou a viabilidade e a replicabilidade do uso do anti PD-L1 cemiplimabe no câncer cervical avançado, em uma prática já adotada na Itália. Os resultados são do estudo MITO44 e foram relatados por Tuninetti et al. no European Journal of Cancer.

  • Ministério da Saúde adota esquema de vacinação em dose única contra o HPV

    vacina hpv NET OKO Ministério da Saúde (MS) tem uma nova estratégia de vacinação contra o HPV e passa a incorporar a dose única da vacina contra HPV para pessoas do sexo feminino e masculino de 09 a 14 anos de idade, além da dose de resgate para adolescentes até 19 anos não vacinados. A estratégia busca intensificar a proteção contra o câncer do colo do útero e outras complicações associadas ao vírus e praticamente dobra a capacidade de imunização dos estoques disponíveis no país.

  • Simpósio discute câncer do colo do útero

    educacao medicaEm comemoração ao Dia Mundial da Prevenção do Câncer do Colo do Útero, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) promove no dia 26 de março o I Simpósio sobre Câncer do Colo do Útero do HC II. O encontro acontece nos formatos presencial e online.

  • Resultados do DUO-E reforçam benefícios clínicos de durvalumabe e olaparibe no câncer de endométrio

    alexssandra santos 2Durvalumabe e olaparibe demonstraram importante benefício clínico e mais que dobraram a duração mediana da resposta versus quimioterapia (18,7 versus 7,6 meses) em pacientes com câncer endometrial avançado ou recorrente com proficiência no reparo de DNA (pMMR). Os resultados são do estudo de fase 3 DUO-E apresentado no SGO 2024, em análise de subgrupo que também demonstrou redução de 32% no risco de segunda progressão ou morte no braço da combinação versus o braço controle (mediana não alcançada vs 19,5 meses) e prolongou o tempo até o primeiro e segundo tratamentos subsequentes. A oncologista Alexssandra Lima Siqueira dos Santos (foto), do INCA, comenta o estudo.

  • SUS incorpora teste de DNA-HPV para rastreamento do câncer do colo do útero

    luisa villaO Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer os testes moleculares para detecção de HPV oncogênico no rastreamento do câncer do colo do útero. A decisão foi publicada 7 de março no Diário Oficial da União.  “Agora temos uma ferramenta oferecida a toda a população através do SUS para a melhor prevenção secundária do câncer do colo do útero, diz Luísa Lina Villa (foto), chefe do laboratório de Inovação em Câncer do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do ICESP, que comenta a incorporação.

  • Ooforectomia bilateral reduz risco de morte por todas as causas em mulheres com mutações BRCA1/2

    yuri moraesA salpingo-ooforectomia bilateral preventiva é oferecida a mulheres com alto risco de câncer de ovário portadoras de uma variante patogênica em BRCA1 ou BRCA2. Estudo do Hereditary Breast Cancer Clinical Study Group que acompanhou cerca de 3 mil mulheres BRCA mutadas tratadas preventivamente mostrou que a ooforectomia foi associada a uma redução significativa na mortalidade por todas as causas. Yuri Moraes (foto), médico geneticista do serviço de Oncogenética do Américas Oncologia, comenta o trabalho.

  • Histerectomia simples não é inferior à cirurgia radical no câncer cervical de baixo risco

    Audrey NET OKEm pacientes com câncer cervical de baixo risco, a histerectomia simples não foi inferior à histerectomia radical no que diz respeito à incidência de recorrência pélvica em 3 anos e foi associada a menor risco de incontinência ou retenção urinária. Os dados foram relatados por Plante et al. na New England Journal of Medicine. “Este estudo muda a prática clínico-cirúrgica”, analisa Audrey Tsunoda (foto), cirurgiã do Departamento de Ginecologia Oncológica do Instituto de Oncologia do Paraná, que comenta os resultados.

  • Cadonilimab mostra resultados no tratamento do câncer do colo do útero

    Colo Utero NET OKResultados de ensaio clínico de fase II que avalia o anticorpo cadonilimab combinado com o padrão de cuidados (quimioterapia +/- bevacizumabe) como primeira linha de tratamento no câncer do colo do útero recorrente/metastático foram publicados na Clinical Cancer Research, com dados encorajadores de sobrevida livre de progressão, altas taxas de resposta e de controle da doença.

  • Qualidade da dieta, risco e sobrevida no câncer de ovário

    nutricaoEstudo publicado no Journal of the National Cancer Institute (JNCI) investigou a associação entre a qualidade da dieta, risco e sobrevida do câncer de ovário em uma grande coorte prospectiva.

  • Obstrução ureteral associada ao câncer de ovário

    Renal 2018 NET OKPesquisadores do departamento de urologia da Universidade de Iowa revisaram o manejo da hidronefrose associada ao câncer de ovário para identificar o manejo ideal, preditores de resolução e o papel da cirurgia ovariana na hidronefrose. Os resultados estão em artigo de Faidley et al. na Urology.

  • Genotipagem do HPV no rastreio e prevenção do câncer

    juliana marcelo 2024Marcelo A. Soares (foto), do Programa de Oncovirologia do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é autor sênior de estudo que comparou quatro metodologias para detecção e genotipagem do papilomavírus humano (HPV) e destaca como essa caracterização é uma ferramenta importante no rastreio e prevenção do câncer. A pesquisadora Juliana Domett Siqueira é a primeira autora do trabalho. 

  • MADONNA: caracterização molecular e epidemiológica do câncer endometrial no Brasil

    alexssandra santosAlexssandra Lima Siqueira dos Santos (foto), do INCA, é a principal investigadora do estudo MADONNA, que busca estabelecer a caracterização molecular e epidemiológica do câncer endometrial no Brasil. O estudo (NCT06014580) está aberto para recrutamento e prevê a inscrição de 282 participantes.

  • Consenso europeu publica recomendações para o diagnóstico e tratamento do câncer de ovário

    Eduardo PaulinoA Sociedade Europeia de Oncologia Ginecológica, a Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) e a Sociedade Europeia de Patologia realizaram uma conferência de consenso sobre câncer do ovário, envolvendo 46 participantes de 15 países da Europa, Ásia e EUA. Os resultados foram publicados no Annals of Oncology com recomendações para o diagnóstico e tratamento do câncer de ovário inicial, avançado e recorrente. “O novo guideline da ESGO-ESMO-ESP inova em alguns pontos e reforça importantes tópicos no manejo do câncer de ovário”, diz o oncologista Eduardo Paulino (foto), do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que comenta o estudo.

  • Estudo avalia estratégias para aumentar o rastreamento do câncer do colo do útero

    rastreamento mulherEstudo publicado no JAMA Network mostrou que uma estratégia com kits de autocoleta do papilomavírus humano (HPV) enviados pelo correio (através de distribuição por mala direta ou opt-in) em comparação com a distribuição de materiais educativos isoladamente aumenta a adesão ao rastreamento do câncer do colo do útero.

  • Citologia cervical e teste de HPV podem predizer recorrência da neoplasia intraepitelial cervical

    adeylson 23Estudo de Schuurman etal. no Lancet Oncology buscou estabelecer o valor preditivo da citologia cervical e do teste de papilomavírus humano (HPV) de alto risco para detectar neoplasia intraepitelial cervical recorrente de grau 2 ou pior (NIC2+; incluindo câncer cervical recorrente) após cirurgia preservadora de fertilidade. Adeylson Guimarães Ribeiro (foto), Diretor Adjunto de Informação e Epidemiologia da Fundação Oncocentro de São Paulo, analisa os resultados.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519