28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Pulmão

  • IASLC incorpora nova medida histológica na 9ª classificação TNM do câncer de pulmão

    pulmao 23 1A propagação pelos espaços aéreos (STAS) consiste em células tumorais de câncer de pulmão que são identificadas além da borda do tumor principal no parênquima alveolar circundante. Dados de Travis, WD etal. publicados no Journal of Thoracic Oncology apoiam a recomendação de incluir STAS como descritor histológico na 9ª edição da Classificação TNM do câncer de pulmão.

  • Osimertinibe mais tratamento local para metástases cerebrais no CPCNP com mutação de EGFR

    metastase cerebro 23Estudo publicado no Lung Cancer Journal mostrou benefício do tratamento local para metástases cerebrais em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas com mutação de EGFR tratados com osimertinibe.

  • DESTINY-Lung01: trastuzumabe deruxtecana no CPCNP metastático com superexpressão de HER2

    pulmaoNo estudo DESTINY-Lung01, análise primária das coortes de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas com superexpressão de HER2 mostrou atividade promissora do conjugado de anticorpo-medicamento (ADC) trastuzumabe deruxtecana (Enhertu®, Daiichi Sankyo, AstraZeneca) nessa população de pacientes. É o que relatam Jänne, Smit e colegas em artigo publicado na edição de abril do Lancet Oncology.

  • TROPION-Lung01: Dato-DXd mostra eficácia no CPCNP não escamoso

    haradaDados do estudo de fase 3 TROPION-Lung01 selecionados em poster no ELCC 2024 mostram que datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) reduziu em 37% o risco relativo de progressão da doença ou morte versus docetaxel em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) avançado com histologia não escamosa previamente tratado, com 47% de sobrevida livre de progressão aos 6 meses versus 28% no braço de docetaxel. Guilherme Harada (foto), oncologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, comenta os resultados.

  • CORRELATE: Resultados de mundo real e tratamento pós-imuno de 1L no CPCNP metastático

    stephen liuO estudo CORRELATE buscou descrever os resultados pós-progressão e os padrões de tratamento de segunda e terceira linhas em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas metastático após tratamento com imunoterapia em primeira linha. “Compreender os resultados de mundo real dessa população pode ajudar a identificar necessidades não atendidas e informar estratégias futuras de tratamento”, afirmaram os autores. Os resultados foram apresentados por Stephen Liu (foto) no ELCC 2024.

  • Dieta, microbioma e resultados clínicos em pacientes com CPCNP

    dieta mediterraneaEstudo selecionado para apresentação em pôster no ELCC 2024 demonstrou a importância da dieta para reforçar o papel do microbioma intestinal como um alvo terapêutico e melhorar a resposta aos inibidores de checkpoint imune em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas.

  • PROs: osimertinibe melhora qualidade de vida no CPCNP avançado

    chee leeDados de qualidade de vida do ensaio FLAURA 2 reportados pelos próprios pacientes (PROs, de patient reported outcomes) foram selecionados em poster no ELCC 2024. A análise apresentada por Chee K. Lee (foto), da Universidade de Sydney, mostra que osimertinibe (TAGRISSO®) com ou sem quimioterapia é bem tolerado, com tendência de melhora significativa de sintomas como dispneia, dor torácica e tosse em ambos os braços.

  • Pacientes com câncer de pulmão rastreados com TC de baixas doses têm maior sobrevida

    RASTREAMENTO NET OKIndivíduos entre 50 e 75 anos submetidos ao rastreamento de câncer de pulmão por tomografia computadorizada de baixas doses (TCBD) tiveram a mortalidade por todas as causas reduzida em comparação com a população geral. Os resultados são de estudo polonês selecionado para apresentação em pôster no ELCC 2024.

  • AEGEAN: durvalumabe perioperatório para CPCNP ressecável

    pulmao 2020No estudo de fase 3 AEGEAN, durvalumabe perioperatório mais quimioterapia (QT) neoadjuvante melhorou significativamente a sobrevida livre de eventos e a resposta patológica completa versus QT neoadjuvante isoladamente em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) ressecável, com um perfil de segurança gerenciável. No ELCC 2024, apresentação de Laszlo Urban atualizou os resultados de segurança do estudo AEGEAN, com seguimento adicional de aproximadamente 9 meses.

  • Dados preliminares apoiam o perfil de segurança da sequência DEDALUS

    andrea filippiAndrea Riccardo Filippi (foto), Diretor de Radioterapia da Fundação IRCCS Policlinico San Matteo, Itália, apresentou no ELCC 2024 a análise preliminar de segurança do estudo de fase 2 DEDALUS, que avalia quimioimunoterapia de indução seguida de radioterapia hipofracionada (RT) desintensificada mais durvalumabe, seguida de manutenção com durvalumabe em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) irressecável em estágio III, considerados não elegíveis para quimiorradioterapia concomitante. Os resultados apoiam a sequência experimental e indicam a viabilidade e tolerabilidade do estudo DEDALUS.

  • FLAURA-2: osimertinibe mostra tendência de SG no CPCNP pós-progressão

    william william 400x225No estudo de Fase 3 FLAURA2 o tratamento de primeira linha com osimertinibe + quimioterapia com pemetrexede e platina (QTx) melhorou significativamente a sobrevida livre de progressão versus osimertinibe isolado em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) avançado com mutação do EGFR (HR 0,62; p<0,001). No ELCC 2024, resultados pós-progressão mostram tendência em direção ao benefício de sobrevida global, demonstrando que osimertinibe + QTx como primeira linha fornece benefício clínico além da progressão inicial. O oncologista William William (foto) comenta os resultados.

  • RATIONALE-315: tislelizumab melhora resultados no CPCNP ressecável

    pulmao 2020 3 bxO estudo RATIONALE-315 avaliou a eficácia e segurança da adição de tislelizumab perioperatório ou placebo à quimioterapia (QT) neoadjuvante em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) ressecável. No ELCC 2024 foram apresentados os principais resultados de cirurgia, demonstrando que a adição de tislelizumab à QT neoadjuvante foi acompanhado por melhora estatisticamente significativa na resposta patológica maior (MPR) e na taxa de resposta patológica completa, com segurança gerenciável.

  • LDRT associada a durvalumabe e etoposídeo no CPPC escamoso

    zhang yanNo estudo de fase 2 LEAD, destacado em sessão mini-oral no ELCC 2024, Yan Zhang (foto) apresentou os resultados de radioterapia em baixas doses (LDRT) mais durvalumabe e etoposídeo como tratamento de primeira linha em pacientes com câncer de pulmão de pequenas células escamoso (ES-CPPC), indicando mediana de sobrevida livre de progressão prolongada, taxa de resposta de 87% e bom perfil de segurança.

  • Tabagismo pré-tratamento e sobrevida após QRT no CPCNP localmente avançado

    tabagismo 23 1Pacientes de câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado que nunca fumaram apresentaram resultados de sobrevida global e sobrevida livre de progressão significativamente melhores após tratamento com quimiorradioterapia com intenção curativa em comparação com pacientes fumantes e ex-fumantes. Os resultados do estudo foram publicados no periódico Lung Cancer.

  • Anvisa aprova amivantamabe como primeira linha no CPCNP

    aprovado 21A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de amivantamabe (RYBREVANT®, Janssen), em combinação com quimioterapia, como primeira linha para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) localmente avançado ou metastático com mutações de inserção no éxon 20 do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR). A decisão foi publicada 11 de março no Diário Oficial da União.

  • Resultados do ensaio FLAURA na prática clínica de rotina

    daniel botelho costaEstudo publicado na Cancers apresentou dados que corroboram os resultados do estudo pivotal FLAURA e apoiam o uso do inibidor de EGFR osimertinibe em cenário de mundo real. O trabalho reforça a necessidade de projetar ensaios de registro mais inclusivos em relação às características do paciente/doença observadas na prática clínica de rotina. O oncologista brasileiro Daniel Costa (foto), médico no Beth Israel Deaconess Medical Center, é autor sênior do trabalho.

  • CLOVER: durvalumabe e quimiorradioterapia no CPCNP estágio III irressecável

    pulmao 23 1Durvalumabe em combinação com quimiorradioterapia foi bem tolerado, com um perfil de segurança manejável e demonstrou atividade antitumoral encorajadora em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas estágio III irressecável. Os resultados são do estudo de Fase 1 CLOVER, publicados no periódico Lung Cancer.

  • FDA aprova novo combo no CPCNP

    fda approvedA agência norte-americana Food and Drug Administration(FDA) aprovou amivantamabe (Rybrevant®) mais carboplatina e pemetrexede como primeira linha de tratamento para câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP), em pacientes com doença localmente avançada ou metastática com receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) com mutações de inserção no exon 20. A decisão da FDA foi conduzida no âmbito do Projeto Orbis, iniciativa que ampara a submissão e revisão simultânea de medicamentos oncológicos entre parceiros internacionais, e contou com a colaboração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

  • EMA avalia datopotamabe deruxtecana no CPCNP avançado e no câncer de mama HR+, HER2-

    emaA Agência Europeia de Medicamentos (EMA) validou dois pedidos de autorização para comercialização (MAAs) de datopotamabe deruxtecana (Dato-DXd, AstraZeneca/Daiichi Sankyo): para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado ou metastático que necessitam de terapia sistêmica após tratamento prévio; e para adultos com câncer de mama receptor hormonal positivo (HR+), HER2-negativo irressecável ou metastático não elegíveis para terapia endócrina e que receberam pelo menos uma terapia sistêmica adicional. Os pedidos são baseados nos resultados nos ensaios de Fase 3 TROPION-Lung01 e TROPION-Breast01, apresentados em Sessão Presidencial no ESMO 2023.

  • RATIONALE-315: tislelizumabe mostra resultados no CPCNP ressecável

    pulmaoEm pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas ressecável, tislelizumabe neoadjuvante mais quimioterapia seguido de cirurgia e tislelizumabe adjuvante demonstrou benefício significativo na sobrevida livre de eventos em comparação com placebo neoadjuvante mais quimio seguido de cirurgia e placebo adjuvante. Os resultados são do estudo de Fase 3 RATIONALE-315, apresentado no ESMO Virtual Plenary e publicado no Annals of Oncology.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519