27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estudos clínicos

MADONNA: caracterização molecular e epidemiológica do câncer endometrial no Brasil

alexssandra santosAlexssandra Lima Siqueira dos Santos (foto), do INCA, é a principal investigadora do estudo MADONNA, que busca estabelecer a caracterização molecular e epidemiológica do câncer endometrial no Brasil. O estudo (NCT06014580) está aberto para recrutamento e prevê a inscrição de 282 participantes.

De acordo com o protocolo, são elegíveis mulheres com idade ≥18 anos diagnosticadas com carcinoma endometrial entre janeiro de 2016 e dezembro de 2019, com doença estágio I-IV (FIGO) e presença de amostra de tecido tumoral (tumor primário ou metástase) disponível para teste de biomarcadores.

O estudo é realizado pelo Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG), com colaboração da GSK. A previsão é concluir a pesquisa até setembro de 2025. “Uma avaliação dos aspectos moleculares e epidemiológicos do câncer de endométrio no Brasil é necessária para compreender a alta frequência da doença avançada. A melhor compreensão da situação atual gerará dados essenciais para o desenvolvimento futuro de programas cooperativos nacionais ou internacionais que visam melhorar os resultados nestes pacientes e gerar conhecimento adicional para os tão necessários ensaios clínicos nesta população”, descreve o protocolo.

ClinicalTrials.gov Identifier: NCT06014580

Referência: Molecular and Epidemiological Characteristics of Endometrial Cancer in Brazil

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519