Onconews - ESMO 2020

ESMO 2020

Susana Banerjee, diretora de pesquisa clínica da Unidade de Ginecologia do Royal Marsden NHS Foundation Trust, em Londres, apresentou no ESMO 2020 os resultados de 5 anos de seguimento do ensaio SOLO1, demonstrando que a terapia de manutenção com olaparibe teve impacto significativo na sobrevida livre de progressão em pacientes com câncer de ovário avançado que alcançaram resposta completa ao tratamento de primeira linha. A especialista é convidada da TV Onconews, em vídeo com participação da oncologista Angélica Nogueira-Rodrigues, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA/GBTG). Assista.

Vladimir foto bxO oncologista Vladimir Galvão (foto), pesquisador do Early Clinical Drug Development Group no Instituto de Oncologia do Hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, é primeiro autor de estudo de coorte que avaliou a quimioterapia de resgate após imunoterapia em pacientes com tumores sólidos refratários. O trabalho foi selecionado para apresentação em pôster no ESMO 2020 (1068P).

Thomas Powles, diretor do Barts Cancer Centre, em Londres, Inglaterra, é o convidado do Diálogo de Experts, em vídeo com a participação de Denis Jardim, coordenador de Pesquisa Clínica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em pauta, os estudos em câncer urotelial que concentraram as atenções no ESMO 2020. Assista, na TV Onconews.

gilberto castroEstudo selecionado para apresentação em sessão mini-oral no ESMO 2020 investigou se a relação neutrófilo-linfócito (NLR) e o índice de tecido adiposo/músculo esquelético intramuscular (IMAC/SMI) são associados ao prognóstico no câncer de pulmão de células não pequenas metastático (mCPCNP). O oncologista Gilberto de Castro Junior (foto) é o primeiro autor do trabalho (1813MO).

EDUARDO ZUCCA BXEstudo selecionado para apresentação em pôster no ESMO 2020 (632P) trouxe dados de qualidade de vida em longo prazo de participantes do estudo de FASE III SPARTAN. O trabalho avaliou apalutamida versus placebo em pacientes com câncer de próstata resistente à castração não metastático (nmCRPC) de alto risco, definido como como o grupo com tempo de duplicação do PSA menor que 10 meses. O oncologista Eduardo Zucca (foto), coordenador do Departamento de Uro-oncologia do Hospital do Amor (Hospital de Câncer de Barretos), comenta os resultados.

Aline Chaves NET OKA imunocoloração de p16INK4a (p16) é a técnica mais amplamente utilizada em ambientes clínicos para determinar a causa e o prognóstico relacionado ao HPV como biomarcador no câncer de orofaringe (OPC, da sigla em inglês). Estudo apresentado em sessão oral no ESMO 2020 Virtual Congress mostra resultados do consórcio internacional que avaliou a proporção de HPV e p16+ em diferentes coortes. A oncologista Aline Lauda Chaves (foto), presidente do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP) e médica do DOM Oncologia, comenta o trabalho.

As oncologistas Angélica Nogueira-Rodrigues e Andreia Melo, do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA/GBTG), discutem os estudos que marcaram o panorama da ginecologia oncológica no congresso europeu, em edição que destacou o uso dos inibidores da PARP no câncer de ovário. Confira.

tania icesp 2 bxTânia  Guimarães (foto), do ICESP, é a primeira autora de trabalho selecionado para apresentação em poster no ESMO 2020 que demonstrou como integrar cuidados paliativos ao cuidado do paciente oncológico hospitalizado melhorou a comunicação e resolução de conflitos e ainda facilitou a alta hospitalar. O geriatra Toshio Chiba, Chefe do Serviço de Cuidados Paliativos da instituição, é o autor sênior do trabalho (1517P).

'.

.

Josep Tabernero, Chefe do Departamento de Oncologia Médica do Vall d'Hebron Barcelona Hospital Campus e Diretor do Instituto de Oncologia Vall d'Hebron (VHIO), analisa os destaques do panorama GI do ESMO Virtual Congress 2020, em vídeo com participação da oncologista Rachel Riechelmann, diretora do Departamento de Oncologia do A.C. Camargo Cancer Center e presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG). Assista.

cancer gastrico NET OKEstudo de Fase III destacado no programa científico da ESMO 2020 apresenta nova opção de tratamento de 1L para câncer gástrico ou de junção gastroesofágica HER2 negativo avançado ou metastático. “Nivolumabe associado à quimioterapia mostrou ganho significativo de sobrevida global e livre de progressão nessa população de pacientes”, disse o primeiro autor, Markus Moehler, da Johannes-Gutenberg University Clinic, em Mainz, Alemanha.