Onconews - ELCC 2016

ELCC 2016

CancroPulmao.jpgAdicionar necitumumab à quimioterapia com gemcitabina e cisplatina traz benefícios para os pacientes com câncer de pulmão não pequenas células escamosas avançado com expressão do EGFR, de acordo com uma análise de subgrupo do estudo SQUIRE apresentada na Conferência Europeia de Câncer de Pulmão (ELCC 2016).

Pulm__o_News_1_OK.jpgOsimertinibe, um inibidor da tirosina-quinase de terceira geração, é eficaz no tratamento de primeira linha de câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC), como sugere estudo apresentado na Conferência Europeia de Câncer de Pulmão (ELCC 2016), em Genebra. O novo agente demonstrou eficácia em pacientes com a mutação T790M.

Eldsamira_OK_NET_OK.jpgA Conferência Europeia de Câncer de Pulmão (ELCC 2016), que aconteceu entre os dias 13 e 16 de abril em Genebra, Suíça, apresentou avanços importantes na oncologia torácica, com destaque para a imunoterapia, inibição oncogene e novos recursos diagnósticos. Eldsamira Mascarenhas (foto), oncologista do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), do Grupo Oncoclínicas, e membro do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) comenta os highlights do evento com exclusividade para o Onconews.

Cirurgia_NET_OK.jpgIdosos com mesotelioma devem ser submetidos a uma rigorosa avaliação pré-operatória antes da pleurectomia/ decorticação (PED) e a cirurgia deve ser considerada nos pacientes idosos. É o que conclui o estudo de Annabel Sharkey e colegas do Departamento de Cirurgia Torácica do Glenfield Hospital, apresentado na Conferência Europeia de Câncer de Pulmão (ELCC 2016).

BALANCO_PULMAO_horiz_bx.jpgOs níveis de citocinas no soro de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) escamosas pré-tratados com platina alterou a eficácia da imunoterapia com nivolumabe.Os resultados foram apresentados na ELCC 2016 por Suresh Ramalingam, do Winship Cancer Institute, em Atlanta, e confirmam a eficácia da nivolumabe em pacientes com CPNPC com histologia de células escamosas avançado, demonstrando que esta eficácia é influenciada pelo nível de citocinas em pacientes antes do tratamento. O resultado sugere que os níveis de citocina no soro do baseline pode também servir como um marcador para a eficácia nivolumabe.