27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

SABCS 2022: avanços no tratamento do câncer de mama

Em PODCAST BBN Especial, os médicos Silvio Bromberg e Daniel Gimenes comentam alguns dos estudos que foram destaque na programação científica do San Antonio Breast Cancer Symposium 2022 (SABCS 2022), tanto na oncologia clínica, como no tratamento cirúrgico. Ouça.


Resultados preliminares do estudo FIRST (FreezIng bReaST cancer in Brazil)

silvio sabcs22 okO mastologista Silvio Bromberg (foto), coautor do estudo FIRST, apresentou na sessão de pôster do San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS 2022) os resultados iniciais de trabalho brasileiro multicêntrico, não randomizado, de braço único, que busca avaliar a eficácia da crioablação no tratamento local do câncer de mama inicial.

Microbioma intestinal e sobrevida global em pacientes com câncer de mama HR+ tratados com eribulina e pembrolizumabe

romualdo 21 bxRomualdo Barroso (foto), oncologista e Head de Pesquisa em Oncologia da DASA Oncologia, é primeiro autor de estudo que avaliou a associação entre os perfis do microbioma fecal e os desfechos de sobrevida em pacientes com câncer de mama metastático receptor hormonal positivo (HR+) tratados prospectivamente com eribulina isolada ou em combinação com pembrolizumabe. Os resultados foram selecionados para Poster Discussion no San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS 2022).

Capecitabina em pacientes com metástases de câncer de mama no sistema nervoso central

mariana gouveiaA oncologista Mariana Gouveia (foto), do ICESP, é primeira autora de estudo selecionado para Spotlight Discussion no San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS 2022) que buscou avaliar a eficácia da capecitabina para metástases do sistema nervoso central em pacientes com câncer de mama tratadas na instituição entre 2010 e 2021.

STIC CTC: contagem de CTCs pode melhorar os resultados de longo prazo no câncer de mama metastático

bidard francois clementO uso da contagem de células tumorais circulantes (CTC) para orientar a escolha entre quimioterapia e terapia endócrina como tratamento de primeira linha para pacientes com câncer de mama metastático receptor de estrogênio positivo/HER2-negativo conferiu benefício de sobrevida global em comparação com a escolha do tratamento pelo médico. Os resultados são do estudo STIC CTC, apresentado pelo oncologista François-Clément Bidard (foto) no San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS 2022).

ACOSOG Z11102: Terapia conservadora da mama e recorrência local em pacientes com múltiplas lesões mamárias

Boughey JudyPacientes com múltiplos tumores na mesma mama submetidas a lumpectomia seguida de radioterapia tiveram taxas de recidiva local comparáveis às historicamente observadas em pacientes com tumor único. Os resultados são do ensaio clínico prospectivo fase II ACOSOG Z11102 (Alliance), apresentados no San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS 2022) pela mastologista Judy C. Boughey (foto), da Mayo Clinic.

Sensibilidade cutânea na quimioterapia com paclitaxel

mama 2021 bxEstudo brasileiro que integra o programa científico do SABCS`22 busca avaliar a sensibilidade cutânea em pacientes com diagnóstico de câncer de mama submetidas a ciclos de quimioterapia com taxanos, comparando três técnicas diferentes: agulhas de acupuntura, acupuntura com pastilhas de silício e cinesioterapia.

Radioterapia com ultra-hipofracionamento no câncer de mama inicial

SAMIR HANNA NET OKSamir Hanna (foto) e colegas apresentaram no SABCS`22 série brasileira de instituição única, em análise que descreve a experiência do Hospital Sírio-Libanês (HSL), em São Paulo, com a radioterapia ultra-hipofracionada no câncer de mama. O estudo tem como primeira autora Letícia Hernandes de Brito, residente de Rádio-Oncologia do HSL.

Interrupção da terapia endócrina para gravidez não aumenta taxa de recorrência em curto prazo

gravidez bxPacientes com câncer de mama que interromperam a terapia endócrina para tentar engravidar apresentaram taxas de recorrência do câncer de mama em curto prazo semelhantes às mulheres que não interromperam a terapia para a gravidez, e muitas tiveram bebês saudáveis, de acordo com os resultados do ensaio clínico POSITIVE apresentado no San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS 2022).

Dato-DXd no câncer de mama HR+/HER2-negativo avançado

cáncer de mama 2021 bxTROPION-PanTumor01 é um estudo de fase 1 de escalonamento/expansão de dose que avalia Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) em pacientes com tumores sólidos previamente tratados. O encontro anual de San Antonio marcou a apresentação dos primeiros resultados de Dato-DXd em pacientes com câncer de mama receptor hormonal positivo (HR+), HER2-low (IHC 1+ ou IHC 2+/in-situ hybridisation [ISH] negative) ou HER2-negativo (IHC 0) com doença irressecável ou metastática.

CAPItello-291: Capivasertib + fulvestranto melhora sobrevida livre de progressão no câncer de mama avançado HR+

nicolas turnerResultados do ensaio clínico fase 3 CAPItello-291 demonstraram que em pacientes com câncer de mama receptor hormonal (HR)-positivo, HER2-negativo, resistente a inibidores da aromatase, a adição do inibidor AKT experimental capivasertib a fulvestranto dobrou a mediana de sobrevida livre de progressão em comparação com placebo mais fulvestranto. O trabalho foi apresentado pelo oncologista Nicolas Turner (foto) no San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS 2022).


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519