30042024Ter
AtualizadoTer, 30 Abr 2024 2pm

Assinaturas mutacionais revelam novos insights sobre o câncer colorretal de início precoce

wellington dos santosO brasileiro Wellington Oliveira dos Santos (foto), pesquisador da International Agency for Research on Cancer (IARC/WHO), é principal autor de estudo que busca compreender as causas mutagênicas subjacentes que contribuem para as diferenças nas taxas de incidência de câncer colorretal através de assinaturas mutacionais. O trabalho integra o projeto Cancer Research UK Grand Challenge Mutographs, e os resultados foram selecionados como Late Breaking Abstract no AACR 2024.


Fragmentomas de cfDNA e biomarcadores de proteínas para detecção precoce do câncer de ovário

jamie medinaUm exame de machine learning baseado no sangue que combina padrões de fragmentos de DNA livre de células (cfDNA) e níveis das proteínas CA125 e HE4 poderia diferenciar pacientes com câncer de ovário de controles saudáveis ou pacientes com massas ovarianas benignas. Os resultados são de estudo retrospectivo apresentado no AACR 2024 por Jamie Medina (foto), pós-doutorando no Johns Hopkins Kimmel Cancer Center.

Vacina personalizada experimental mostra resultados no câncer de cabeça e pescoço ressecado

Olivier LantzTG4050, uma vacina neoantígena personalizada, induziu respostas imunológicas específicas do tumor e levou a baixas taxas de recidiva da doença em pacientes com carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço (CCECP) HPV-negativo ressecado cirurgicamente, de acordo com resultados relatados no AACR 2024. Olivier Lantz (foto), imunologista clínico e pesquisador do Institut Curie, em Paris, é o primeiro autor do trabalho.

AZD1390 com IMRT mostra perfil de segurança gerenciável e eficácia preliminar no glioblastoma

jonathan yangAZD1390, um inibidor da quinase de ataxia telangiectasia (ATM), demonstrou perfil de segurança administrável em pacientes com glioblastoma (GBM) recorrente e recém-diagnosticado quando administrado em combinação com radioterapia padrão e mostrou eficácia preliminar em pacientes com GBM recorrente. Os resultados são de um ensaio global de fase I apresentado por Jonathan T. Yang (foto), do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, no AACR 2024. 

Abordagem proteômica para quantificar escores de stemness e revelar alvos drogáveis

thatiane renan 24Estudo selecionado como Late Breaking Abstract no AACR 2024 apresenta um novo índice de stemness (do inglês, índice de semelhança com célula-tronco) baseado na expressão proteica (PROTsi) projetado para avaliar a desdiferenciação oncogênica em relação à histopatologia, características moleculares e resultados clínicos em amostras de tumores. O trabalho tem participação dos pesquisadores brasileiros Tathiane Malta e Renan de Lima Santos Simões, da USP de Ribeirão Preto.

Expressão de microRNA no carcinoma mucoepidermoide de glândula salivar

claudia camillo accamargoEstudo brasileiro apresentado em sessão de pôster no encontro anual da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (AACR 2024) buscou validar o uso da expressão de microRNA para a discriminação do potencial metastático de amostras de carcinoma mucoepidermoide. A pesquisadora Cláudia Malheiros Coutinho Camillo (foto), do A.C.Camargo Cancer Center, é a principal autora do trabalho.

RNAs não codificantes como biomarcadores para detecção precoce de câncer de pulmão

giovanna casagrandeGiovanna Casagrande (foto), doutoranda em oncologia molecular no Hospital de Câncer de Barretos (Hospital de Amor) é primeira autora de estudo que buscou identificar assinaturas baseadas em RNAs não codificantes para detecção precoce de câncer de pulmão em biópsias líquidas. Os resultados foram selecionados para apresentação em pôster no AACR 2024.

Inibidor de PARP de próxima geração demonstra benefício clínico

timothy yapSaruparib, um inibidor seletivo da poli-ADP ribose polimerase 1 (PARP1), demonstrou taxa de resposta objetiva promissora e sobrevida livre de progressão em pacientes com câncer de mama com deficiência de reparo de recombinação homóloga (HRR), como mostram resultados do ensaio PETRA de fase I/II apresentado no AACR 2024 por Timothy A. Yap (foto), chefe de desenvolvimento clínico da Therapeutics Discovery Division do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas.

Biopsia líquida baseada em exossomo é promessa para a detecção precoce do câncer de pâncreas

ajay goelUma biópsia líquida experimental baseada em exossomo detectou com precisão 97% dos cânceres de pâncreas em estágio 1-2 quando combinada com o biomarcador CA 19-9. “O câncer de pâncreas é um dos tumores mais fatais, em grande parte porque a maioria dos pacientes é diagnosticada somente após o câncer já ter metástase”, disse Ajay Goel (foto), chefe do Departamento de Diagnóstico Molecular e Terapêutica Experimental na City of Hope e autor sênior do estudo apresentado no AACR 2024.

COMPASSION-15: anti PD-1/CTLA4 mostra resultados de fase 3 no câncer gástrico e GEJ

jiafu jiO anticorpo biespecífico PD-1/CTLA-4 cadonilimabe mais quimioterapia melhorou a sobrevida livre de progressão e a sobrevida global em pacientes com câncer gástrico ou de junção gastroesofágica (GEJ) não tratado, HER2-negativo, localmente avançado ou metastático, incluindo aqueles com tumores com baixa expressão de PD-L1, em comparação com a quimioterapia isolada. É o que mostram os resultados do estudo de fase III COMPASSION-15 apresentado pelo cirurgião Jiafu Ji (foto) na edição de 2024 do encontro anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR), realizada de 5 a 10 de abril.