27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Genômica baseada em plasma como preditor de resultados no estudo SAVANNAH

pulmao 2020 bxO estudo Fase 2 em andamento SAVANNAH (NCT03778229) investiga a combinação de savolitinib, um MET-TKI oral altamente seletivo, e do EGFR-TKI de 3ª geração osimertinibe em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) EGFRm que apresentam superexpressão e/ou amplificação de MET e doença progressiva (DP) pós-osimertinibe. No AACR 2023 foram apresentadas análises exploratórias de sobrevida livre de progressão (SLP) por depuração de EGFRm plasmático, e relatados testes de concordância entre tecido (IHC/FISH) e plasma (NGS) para detectar superexpressão e/ou amplificação de MET.


Fatores preditivos de recidiva precoce no CPCNP estágio III irressecável tratado com durvalumabe de consolidação pós quimiorradiação

pulmao 23Pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) localmente avançado e irressecável tratados com quimiorradiação concomitante definitiva (CCRT) se beneficiam da terapia de consolidação com durvalumabe. Estudo selecionado para o AACR 2023 buscou identificar fatores preditivos independentes para recidiva precoce durante a terapia de consolidação com durvalumabe nessa população de pacientes.

TAPESTRY: sequenciamento do exoma e diretrizes de triagem

jewel samadderEntre os indivíduos que consentiram com o sequenciamento completo do exoma e foram identificados como portadores de genes de predisposição para câncer hereditário de mama e ovário (HBOC) ou síndrome de Lynch, 39,2% não teriam se qualificado para triagem genética sob as diretrizes atuais. Os resultados são do ensaio clínico TAPESTRY e foram apresentados no AACR 2023 Niloy Jewel Samadder (foto), colíder do programa de oncologia de precisão do Mayo Clinic Comprehensive Cancer Center e coautor do estudo.

Status do HPV e perfil epigenético da saliva em uma população livre de câncer

mariana braitA pesquisadora brasileira Mariana Brait (foto), professora assistente na Johns Hopkins University e Gerente de Pesquisa Sênior no A.C. Camargo Cancer Center, é autora sênior de estudo selecionado para a AACR 2023 que busca compreender como alterações epigenéticas se comportam em amostras de saliva de populações brasileiras livres de câncer. O estudo é fruto de uma colaboração entre a Universidade Johns Hopkins e o Hospital Moinhos de Vento.

Alta dose de exposição curta de osimertinibe inibe crescimento de organoides de câncer colorretal metastático derivados do paciente

cancer colorretal 2018 NET OKEstudo apresentado no AACR 2023 utilizou organoides tumorais incorporados à matriz 3D como uma plataforma pré-clínica para determinar a exposição ideal aos inibidores de tirosina quinase (TKIs), e dissecar os mecanismos de ação para potencialmente converter a taxa de sucesso translacional de TKIs no câncer colorretal metastático.

NACATRINE: assinatura genética preditiva de resposta patológica completa em pacientes com câncer de mama triplo negativo

ana julia barretosEstudo realizado no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Câncer de Barretos buscou identificar biomarcadores preditivos de resposta patológica completa em pacientes com câncer de mama triplo negativo tratados com quimioterapia neoadjuvante em uma análise exploratória do estudo NACATRINE. Ana Julia Freitas (foto) é primeira autora; Cristiano de Pádua Souza e Márcia Marques são autores sênior do estudo. Os resultados foram selecionados para apresentação em pôster no AACR 2023.

Score stemness baseado em proteômica, desdiferenciação oncogênica e identificação de alvos para medicamentos

tathiane maltaA pesquisadora brasileira Tathiane Malta (foto), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, em Ribeirão Preto, é primeira autora de estudo selecionado como Late-Breaking Research no AACR 2023 que apresenta novos stemness index (do inglês, índice de semelhança com célula-tronco) para avaliar o grau de desdiferenciação oncogênica em amostras de tumor. “O direcionamento das proteínas identificadas e dos mecanismos celulares que conduzem um fenótipo de stemness com drogas existentes ou novas pode eventualmente levar ao desenvolvimento clínico de tratamentos eficazes para pacientes com câncer”, afirmam os autores.

Estudo amplia compreensão sobre metástases cerebrais no carcinoma de células renais

casali 400x225 2021Em pacientes com carcinoma de células renais (RCC, da sigla em inglês), metástases cerebrais tiveram expressão gênica distinta de tumores primários ou metástases em outros órgãos, e menor infiltrado de células imunes antitumorais, como aponta estudo destacado no encontro anual da associação americana para a pesquisa em câncer (AACR). O oncogeneticista José Cláudio Casali da Rocha (foto) comenta os resultados.

innovaTV 207: tisotumab vedotin no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço

WILLIAM William 2018 NET OKO oncologista brasileiro William Nassib William Jr. (foto) é coautor do estudo multicêntrico de Fase 2 innovaTV 207, que avalia o conjugado anticorpo-droga direcionado ao fator tecidual (TF) tisotumab vedotin em monoterapia ou em combinação para tumores avançados. Agora, na AACR 2023, foi apresentada a primeira análise interina de tisotumab vedotin um novo esquema de dosagem (1,7mg/kg a cada 2 semanas) em pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço recorrente ou metastático que progrediu após combinação prévia de platina, com ou sem imunoterapia.

Novo anticorpo biespecífico demonstra atividade clínica em pacientes com mieloma múltiplo

Suvannasankha Attaya scaledPacientes com mieloma múltiplo recidivado ou refratário que foram tratados com doses mais altas de REGN5459, um anticorpo biespecífico direcionado a BCMA e CD3, apresentaram taxa de resposta global de 90,5%. Os resultados foram apresentados no AACR 2023 por Attaya Suvannasankha (foto), professor associado Escola de Medicina da Universidade de Indiana e pesquisador da Universidade de Indiana Melvin e Bren Simon Comprehensive Cancer Center.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519