27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2014

Inovações no tratamento da sinovite vilonodular pigmentada

tap_william_sinuvite.jpgDe acordo com os primeiros resultados de um estudo de fase I liderado por William D. Tap (foto), chefe do serviço de oncologia de sarcoma do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, um novo medicamento alvo, PLX3397, parece extraordinariamente ativo contra uma doença neoplásica rara conhecida como sinovite vilonodular pigmentada (PVNS).

O estudo avaliou pacientes com progressão da doença, apesar de todas as outras terapias disponíveis. Os resultados preliminares da investigação mostram que 79% dos pacientes responderam ao tratamento, com uma redução média de 61% do volume do tumor, com benefícios rápidos e substanciais nos sintomas

"Estes resultados são um exemplo brilhante de como os pacientes podem experimentar um benefício clínico significativo quando somos capazes de combinar o tratamento certo com o alvo certo", disse William. "PLX3397 parece ter um impacto importante sobre o processo da doença e os pacientes muitas vezes relataram acentuada diminuição do inchaço e da dor, mesmo em fases iniciais do curso de tratamento", acrescentou.


Cerca de 600 pessoas são afetadas por PVNS a cada ano nos Estados Unidos. A doença promove a formação de tumores na cavidade articular, afeta o quadril ou o joelho e gera sintomas debilitantes. No entanto, a neoplasia não é referida como câncer, porque geralmente não se espalha para outras partes do corpo. A sinovite vilonodular pigmentada afeta tipicamente o quadril ou os joelhos. Os sintomas incluem inchaço das articulações, dor e mobilidade reduzida.

Enquanto a maioria dos pacientes consegue bons resultados com a cirurgia, em alguns pacientes a doença volta, necessitando de cirurgia adicional, o que exige muitas vezes uma substituição da articulação e, eventualmente, avançar para o ponto onde a PVNS não é mais operável. PLX3397 pode ser uma opção terapêutica eficaz para esses pacientes.Trata-se de um novo inibidor de tirosina-quinase oral que bloqueia vários alvos moleculares, incluindo o fator estimulante de colônia (CSF). Em PVNS, uma anomalia genética que faz com que as células neoplásicas produzam desordenadamente os CSF1 a ponto de destruir a articulação, o novo agente “recruta” as células CSF1 portadoras de receptores do sistema imunológico que enchem e destroem a articulação. Assim, consegue diminuir a destruição da articulação e também reduzir a inflamação que acompanha o processo da doença.

Os resultados dos primeiros 23 pacientes tratados no braço único deste estudo de fase I estão sendo relatados. Os pacientes tinham PVNS avançados, com tumores nos joelhos, tornozelos, pés ou cotovelos.

A maioria dos pacientes foi submetida a múltiplas cirurgias e alguns receberam tratamento prévio com radiação e / ou outros tratamentos sistémicos específicos, tais como imatinibe ou nilotinibe. Os pacientes permaneceram no estudo até progressão da doença ou incapacidade de tolerar a droga.

Onze dos 14 (79%) pacientes avaliados tiveram redução do tumor suficiente para qualificar-se como respondedores. Em outros três pacientes a doença ficou estável. Os resultados preliminares mostram melhorias substanciais na funcionalidade das articulações em geral, bem como diminuição da dor e rigidez.

A droga foi bem tolerada. Os efeitos secundários mais comuns relacionados com o tratamento foram alterações da cor do cabelo, fadiga, náusea, edema periorbital, alteração do paladar, diarreia, vômitos e diminuição do apetite.

Esta pesquisa foi apoiada pela Plexxikon Inc.

Referência:A pilot study of PLX3397, a selective colony-stimulating factor 1 receptor (CSF1R) kinase inhibitor, in pigmented villonodular synovitis (PVNS) - Abstract 10503
http://abstracts.asco.org/144/AbstView_144_129521.html

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519