27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2014

Estudo SELECT – Lenvatinib para câncer diferenciado de tireoide

Tireoide_2_NET_OK.jpgOs resultados do estudo de fase III SELECT mostraram que lenvatinib é altamente eficaz contra o câncer diferenciado da tireoide resistente à terapia padrão com radioiodine (RAI). A nova droga-alvo oral atrasa a progressão da doença em 14,7 meses, e quase dois terços dos pacientes tiveram redução do tumor. A mediana de sobrevida global não foi atingida.

"Estamos confiantes de que, com base em nossos resultados, lenvatinib acabará se tornando o tratamento padrão para o câncer de tireoide radioiodine resistente", disse o principal autor do estudo, Martin Schlumberger, professor de oncologia na University Paris Sud, em Paris, França. "Há um ano, este grupo de pacientes não tinha opções de tratamento eficazes. É notável que agora temos duas drogas ativas neste cenário, ambos inibidores de tirosina quinase".

Câncer diferenciado é o subtipo mais comum de câncer de tireoide, representando cerca de 85% dos 60 mil casos de câncer de tireoide diagnosticados anualmente nos Estados Unidos. Embora geralmente curável com o tratamento padrão - cirurgia e RAI - aproximadamente 5% a 15% dos pacientes desenvolvem resistência ao radioiodo. O sorafenibe, outra droga-alvo, foi aprovada pelo FDA em novembro de 2013 para tratar esta mesma população de pacientes.

Lenvatinib é um inibidor de tirosina quinase oral que bloqueia vários alvos na célula cancerosa, incluindo VEGFR1-3, FGFR 1-4, PDGFR-β, KIT e RET. Ele está sendo investigado em ensaios clínicos de fases II e III como um potencial tratamento para os cânceres de fígado, pulmão, rim e outros tipos de tumores sólidos.

No estudo, 392 pacientes com câncer diferenciado de tireoide avançado, resistente à RAI, que tinham progredido no período de um ano foram aleatoriamente designados para tratamento com lenvatinib ou placebo. Os pacientes no grupo placebo foram autorizados a migrar para o braço lenvatinib após a progressão da doença.

Aproximadamente 65% dos pacientes tiveram redução do tumor no braço lenvatinib, em comparação com apenas 3% no grupo placebo. A maioria das respostas ocorreu dois meses após o início do tratamento. A mediana de sobrevida livre de progressão foi de 18,3 meses no braço lenvatinib versus 3,6 meses no grupo placebo. A mediana de sobrevida global não foi atingida.

Os cinco efeitos colaterais mais comuns de lenvatinib foram a pressão arterial alta, diarréia, diminuição do apetite, diminuição do peso e náuseas. Embora os efeitos adversos tenham promovido a necessidade de redução da dose em 78,5% dos pacientes, o benefício de lenvatinib persistiu, observou Schlumberger.

"O progresso que estamos vendo com agentes-alvo para cânceres raros é encorajador, disse Gregory A. Mestres, especialista da ASCO. "Historicamente, os pacientes com câncer diferenciado de tireóide tinham opções limitadas com a progressão da doença, apesar da terapia com iodo radioativo. O lenvatinib oferece agora uma opção eficaz com efeitos colaterais razoáveis e pode ajudar os pacientes a viver mais tempo antes que a doença se agrave."

O estudo foi apoiado pela Eisai Inc.

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519