27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2014

Preservação da fertilidade – Estudo POEMS

Fertilidade_NET_OK.jpgA ASCO este ano deu ênfase às novas estratégias para aliviar os efeitos a curto e longo prazo da terapia de câncer e melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer, bem como a sua cuidadores. "Fizemos progressos incríveis no tratamento do câncer , e mais sobreviventes estão vivos hoje. Mas oncologia não é apenas ajudar as pessoas a viver mais tempo - é preciso garantir que os pacientes tenham a melhor qualidade de vida possível em cada etapa", afirmou Patricia Ganz , diretora do Cancer Prevention and Control Research no Jonsson Comprehensive Cancer Center, Universidade da Califórnia, Los Angeles.

Entre esses progressos está o ensaio clínico de fase III S0230/POEMS, financiado pelo governo federal americano, que indica que a adição de uma droga hormônio supressora chamada goserelina (Zoladex) à quimioterapia padrão pode ser um método eficaz de preservação da fertilidade em mulheres com câncer de mama receptor hormonal negativo em estágio inicial.

No estudo, as mulheres que receberam goserelina junto com a quimioterapia tiveram 64% menos probabilidade de desenvolver insuficiência prematura do ovário em comparação com as mulheres que receberam apenas quimioterapia, e eram mais propensas a ter gestações bem sucedidas. A sobrevida também foi melhor entre as mulheres no braço goserelina: as mulheres tiveram 50% mais probabilidade de estarem vivas quatro anos após o início da quimioterapia, em comparação com o braço padrão.


"Preservar a fertilidade é uma preocupação comum e importante entre as mulheres mais jovens diagnosticadas com câncer, e essas descobertas oferecem uma nova opção simples para as mulheres com câncer de mama, ou possivelmente outros tipos de câncer", disse Halle Moore, médico da Cleveland Clinic, em Cleveland, Ohio, e principal autor do estudo. "Goserelina parece ser não apenas altamente segura, mas também eficaz, uma vez que aumentaram as chances de engravidar e ter um bebê saudável após a quimioterapia."

A insuficiência ovariana (IO) - definida neste estudo como a cessação dos períodos menstruais e níveis pós-menopausa do hormônio folículo-estimulante (HFE) - é um efeito colateral comum da quimioterapia. O risco depende do tipo e da dose de quimioterapia, bem como da idade do paciente e talvez do ciclo ovariano (evolução mensal de óvulos nos ovários) no momento da quimioterapia.

Goserelina e semelhantes análogos do hormônio liberador do hormônio luteinizante (do inglês, luteinizing hormone-releasing hormone – LHRH) interrompem temporariamente a função ovariana, colocando a paciente em um estado de pós-menopausa. Especula-se que isto protege os folículos contra os danos da quimioterapia. Estes medicamentos são amplamente utilizados para controlar o tempo da ovulação para procedimentos de infertilidade, como fertilização in vitro. Drogas de LHRH também são amplamente utilizadas como terapia hormonal para tratar câncer de próstata avançado e câncer de mama.

Neste estudo, 257 mulheres pré-menopausadas com câncer de mama receptor hormonal negativo estágios I-III foram randomizadas para o tratamento com ciclofosfamida contendo apenas quimioterapia (braço padrão) ou quimioterapia mais goserelina, oferecida em injeções mensais com início uma semana antes da primeira dose de quimioterapia.

Dois anos após o início da quimioterapia, 8% das mulheres no braço goserelina tiveram falha ovariana contra 22% das mulheres no braço padrão. Não houve diferença estatisticamente significativa no número de mulheres que relataram tentativas de engravidar nos dois braços.

21% das mulheres (22 mulheres) atribuídas à goserelina mais quimioterapia ficaram grávidas, e apenas 11% (12 mulheres) entre as atribuídas à quimioterapia sozinha ficaram grávidas. A gravidez resultou em 16 pacientes (15% do grupo) com pelo menos um bebê no braço goserelina em comparação com oito pacientes (7%) no braço controle. Mais três pacientes no braço goserelina e duas no braço padrão não tinham tido um parto documentado, mas estavam grávidas no momento da apresentação dos dados. O estudo também descobriu que goserelina era seguro - não foi associado com um risco aumentado de aborto espontâneo ou interrupção da gravidez.

Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que a goserelina também afetou a sobrevida global e livre de doença. Após o ajuste para o estágio da doença, as mulheres no braço goserelina tiveram 50% mais probabilidade de estarem vivas quatro anos após o início do tratamento em comparação com as pacientes do braço padrão.

Apesar desses resultados iniciais serem muito encorajadores, Moore alertou que mais pesquisas são necessárias para entender o papel da goserelina no tratamento do câncer de mama receptor de estrogênio negativo. Por outro lado, os resultados do POEMS não estabelecem um papel para análogos de LHRH na preservação da função ovariana e as perspectivas de fertilidade para mulheres tratadas com quimioterapia com intenção curativa para o câncer de mama.

"Preservar a fertilidade é um componente importante dos cuidados de qualidade dos sobreviventes", disse Patricia Ganz, especialista da ASCO. "Este estudo fornece fortes evidências de uma estratégia segura e eficaz para as mulheres mais jovens com câncer de mama preservarem a função ovariana e a possibilidade de gravidez."

A pesquisa foi financiada pelo National Institutes of Health.

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519