28042024Dom
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2020

Oncologista brasileiro recebe o Young Investigator Award

daniel vilarimO oncologista brasileiro Daniel Vilarim Araújo (foto), fellow do Princess Margaret Hospital, em Toronto, no Canadá, é um dos jovens especialistas escolhidos para receber o Young Investigator Award 2020. O prêmio é oferecido pela Conquer Cancer Foundation, fundação da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), a oncologistas em início de carreira para incentivar e promover pesquisas de qualidade em oncologia clínica.

Concedido pela primeira vez em 1984, o Young Investigator Award consiste em um subsídio total de US$ 50 mil pelo período de um ano para ajudar a custear despesas pessoais e/ou de pesquisa.

O prêmio foi concedido para financiar parte do estudo ‘Modulating the Intestinal Microbiome with Microbial Ecosystem Therapeutics (MET4) in Advanced Solid Tumor Patients receiving immune checkpoint inhibitors (ICI) – MET4-IO. 

“É um reconhecimento muito importante na área de oncologia, um divisor de carreira. Fico especialmente feliz pois esse é meu 3º Award da Conquer Cancer Foundation - fui escolhido para o Prêmio IDEA, em 2017, e também ganhei o Merit Award esse ano. É motivo de orgulho ter nossa pesquisa reconhecida pela ASCO/CCF como relevante e merecedora desta distinção”, afirma Vilarim Araújo. “Gostaria de registrar um agradecimento especial aos meus mentores, Anna Spreafico, Bryan Coburn e Lillian Siu pelo apoio fundamental na formatação do projeto”, acrescenta. 

O estudo

O MET4-IO é um estudo randomizado de iniciativa do investigador que avalia o MET4 – Microbial Ecosystem Therapeutics 4, um consorcio de 30 especies de bactérias associadas a resposta à imunoterapia, em pacientes com tumores sólidos tratados com inibidores de checkpoint. O estudo envolve 3 coortes, com 65 pacientes no total. O grupo A é uma coorte de segurança com 5 pacientes que já fazem uso de ICI; o grupo B é composto por pacientes que estão iniciando o tratamento com inibidores de checkpoint, randomizados 3:1 para receber MET4 ou não; no grupo C, pacientes em ICI que experimentam progressão radiológica, mas não deterioração clínica, são randomizados 1: 1 para receber ou não MET4. Os objetivos do estudo são avaliar taxa de colonização das bactérias associadas ao MET4, avaliar segurança do uso de MET4 em pacientes oncológicos e avaliar alterações em no perfil imunofenotípico periférico potencialmente induzidos por MET4. As amostras de fezes e sangue são coletadas no baseline e em 4-5 diferentes momentos.

Dados preliminares

No Congresso da ASCO 2020 estão sendo apresentados dados interinos do MET4-IO. Para esta análise interina, foi realizado o sequenciamento 16S rRNA em amostras fecais. A diversidade de Shannon, a abundância relativa (RA), o número e a dobra da taxa de MET4> RA 0,01 foram avaliados e comparados aos controles.

Até 26 de janeiro de 2020, 21 pacientes foram incluídos (A = 5, B = 12, C = 4) e 15 (71%) receberam MET4. A idade média foi de 65,9 anos, 40% eram do sexo feminino, 52% tinham câncer de cabeça e pescoço e 19% melanoma. Dezesseis pacientes (76%) foram tratados com um agente anti-PD1 em monoterapia e 5 pacientes foram tratados com uma combinação de anticorpos anti-PD1 e anti-CTLA4. As toxicidades de G3-4 (CTCAEv5.0) atribuídas à ICI foram observadas em 13% vs. 17% dos pacientes expostos e controle de MET4, respectivamente. Três pacientes (20%) apresentaram toxicidade atribuída ao MET4, todas grau 1, exceto dispepsia grau 2 em 1 paciente.

Um número maior de táxons associados ao MET4 foi detectável em receptores de MET4 em comparação com os controles (p <0,01), com uma tendência para maior RA cumulativa (p = 0,10). Nenhuma mudança significativa na diversidade de Shannon após o MET4 foi observada. No entanto, os controles foram mais propensos a perder diversidade ao longo do tempo em comparação com os receptores de MET4 (p = 0,05). A colonização com MET4 variou de acordo com o destinatário e o táxon.

Bifidobacterium, Collinsella e Enterococcus foram significativamente mais comuns e abundantes em receptores de MET4 em comparação com os controles.

“Nesta coorte, o tratamento com MET4 foi seguro e relacionado a maiores táxons associados a MET4 em receptores em comparação com os controles. Análises adicionais, incluindo imunofenotipagem do sangue periférico, estão em andamento”, concluíram os autores.

Clinical trial information: NCT03686202.

Referência: First-in-class microbial ecosystem therapeutics 4 (MET4) in metastatic solid cancer patients treated with immunotherapy: MET4-IO.- Daniel Vilarim Araujo et al

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519