02052024Qui
AtualizadoQua, 01 Maio 2024 11pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO 2021

DESTINY-Breast09 avalia trastuzumab deruxtecan no câncer de mama metastático HER2+

romualdo 21 bxO brasileiro Romualdo Barroso-Sousa (foto), do Hospital Sírio Libanês de Brasília, é membro do steering committee e participa do DESTINY-Breast09, estudo selecionado para a sessão Trials in Progress do ESMO Congress 2021. Neste estudo de Fase III, o objetivo é avaliar a eficácia do trastuzumabe deruxtecano (T-DXd) com ou sem pertuzumabe como tratamento de primeira linha do câncer de mama metastático HER2-positivo.

A combinação de um taxano, trastuzumabe e pertuzumabe é o tratamento padrão de primeira linha (1L) para pacientes com câncer de mama metastático HER2 positivo, mas a maioria dos pacientes apresenta resistência ao tratamento evolui com resistência e novas opções terapêuticas capazes de fornecer melhores resultados clínicos, melhorar a qualidade de vida (QV) e prolongar a sobrevida no cenário de 1L são desejadas.

T-DXd demonstrou eficácia em pacientes com câncer de mama metastático HER2+ fortemente pré-tratados, alcançando taxa de resposta objetiva (ORR) de 61,4%, duração da resposta (DOR) de 20,8 meses e mediana de sobrevida livre de progressão de 19,4 meses (Modi et al. Cancer Res. 2021. Abstract PD3-06). Dados do DESTINY-Breast01 apoiaram aprovações globais de T-DXd no cenário do câncer de mama metastático HER2+. “Aqui, descrevemos um ensaio de fase 3 para avaliar a eficácia e segurança de T-DXd com ou sem pertuzumabe em comparação com o padrão de cuidados no tratamento de 1L do câncer de mama metastático HER2 +”, descrevem os pesquisadores.

Neste ensaio global, randomizado de Fase 3 (DESTINY-Breast09, NCT04784715) com participação multicêntrica, o objetivo é avaliar a eficácia e segurança de T-DXd com ou sem pertuzumabe como 1L de tratamento nessa população de pacientes (IHC 3+ ou ISH+).

O desenho do estudo considera 3 braços de tratamento: braço A (T-DXd + placebo), braço B (T-DXd + pertuzumabe) e braço C o atual padrão de tratamento. A randomização é de 1: 1: 1 e os pacientes serão estratificados por tratamento anterior (doença de novo vs recidiva), status do receptor de hormônio (positivo vs negativo) e status de mutação PIK3CA (detectado vs não detectado).

São elegíveis pacientes livres de quimioterapia anterior ou terapia direcionada a HER2 para o cenário da doença avançada ou metastática. O endpoint primário é a sobrevida livre de progressão avaliada por revisão central independente cega. Endpoints secundários incluem SLP por avaliação do investigador, sobrevida global, taxa de resposta objetiva, duração de resposta e segunda sobrevida livre de progressão, além de dados de qualidade de vida relacionada à saúde, farmacocinética, imunogenicidade e segurança.

O estudo tem financiamento da AstraZeneca. 

Referências: 328 TiP - Phase III study of trastuzumab deruxtecan (T-DXd) with or without pertuzumab vs a taxane, trastuzumab and pertuzumab in first-line (1L), human epidermal growth factor receptor 2epositive (HER2+) metastatic breast cancer (mBC): DESTINY-Breast09 - Sara M. Tolaney, Romualdo Barroso-Sousa, Zefei Jiang, Yeon Hee Park, Mothaffar Rimawi, Cristina Saura, Andreas Schneeweiss, Masakazu Toi, Tinghui Yu, Jagdish Shetty, Pia Herbolsheimer, Sibylle Loibl
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519