27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2023

Eficácia e segurança do trastuzumabe biossimilar adjuvante no câncer de mama HER2+

mama 2021 bxEstudo brasileiro avalia a eficácia e a segurança do trastuzumabe biossimilar (Zedora®, Libbs), primeiro biossimilar oncológico aprovado no Brasil, no cenário adjuvante em pacientes com câncer de mama HER2-positivo em estágio inicial. Ana Carolina Cardoso é a primeira autora do estudo, selecionado para publicação eletrônica no ASCO 2023.

Neste estudo nacional, multicêntrico, observacional e prospectivo de mundo real, foram elegíveis pacientes com câncer de mama HER2-positivo em estágio inicial que receberam pelo menos uma dose de trastuzumabe biossimilar como terapia adjuvante. Até o momento, 162 dos 170 pacientes planejados foram recrutados. No ASCO 2023 foram apresentados os dados preliminares de segurança dos primeiros 59 pacientes recrutados no estudo.

O endpoint de segurança é a ocorrência de eventos adversos (EAs), e a população de segurança incluiu todos os pacientes que receberam pelo menos uma dose de trastuzumabe bossimilar. Os pesquisadores analisaram os eventos adversos coletados desde a assinatura do termo de consentimento até o término do tratamento adjuvante.

Resultados

As características basais dos pacientes entre as 59 pacientes avaliadas incluíam idade média de 51,7 ± 12,9 anos, com 79,7% delas apresentando doença linfonodal negativa. A maioria das pacientes apresentava tumores receptor hormonal positivo (67,8% positivos para receptores de estrogênio e 55,9% positivos para receptores de progesterona). O número de pacientes submetidas à cirurgia conservadora (67,8%) foi superior à mastectomia (32,2%). O subtipo histológico de câncer de mama mais frequente foi o carcinoma ductal invasivo (98,3%).

Todas as 59 participantes receberam terapia anti-HER2 adjuvante, que incluiu a administração de biossimilar trastuzumabe, trastuzumabe biossimilar + pertuzumabe (22,0%), e apenas dois pacientes estavam recebendo trastuzumabe de referência, que foi trocado para biossimilar trastuzumabe ao entrar no estudo.

A duração da terapia adjuvante anti-HER2 foi de 10,2 ± 2,2 meses, variando de 5,8 a 13,9 meses. Esse tempo corresponde, em média, a 14 ± 3,2 ciclos de 21 dias. No total, 78,0% das pacientes tiveram pelo menos um evento adverso, sendo quatro EAs graves (6,8%), incluindo três de intensidade grave e um com risco de vida. A Tabela abaixo relaciona os eventos adversos mais relatados de acordo com o SOC (System Organ Class).

“A natureza e a gravidade dos eventos adversos observados com o trastuzumabe biossimilar foram consistentes com o perfil de segurança conhecido do trastuzumabe de referência”, concluíram os autores.

Adverse events reported according to SOC.

SOC

Total adverse events

General disorders and administration site conditions

13.6%

Musculoskeletal and connective tissue disorders

27.1%

Infections and infestations

13.6%

Gastrointestinal disorders

22.0%


Referência: A prospective real-world study to assess the effectiveness and safety of trastuzumab biosimilar in the adjuvant treatment of HER2-positive breast cancer: Preliminary safety results.

First Author: Ana Carolina Ferreira Cardoso, PhD, MS
Meeting: 2023 ASCO Annual Meeting
Session Type: Publication Only
Session Title: Publication Only: Breast Cancer—Local/Regional/Adjuvant
Track: Breast Cancer—Local/Regional/Adjuvant
Subtrack: Adjuvant Therapy
Abstract #: e12532

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519