27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO GU 2023

Programa de mindfulness via smartphone e qualidade de vida para pacientes com câncer renal metastático

cristiane bergerot oficial bxA psico-oncologista Cristiane Bergerot (foto) é primeira autora de estudo que avalia o benefício do uso de um aplicativo baseado na intervenção mindfulness para manejo de sintomas de ansiedade, medo da progressão da doença, fadiga e qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com câncer renal metastático tratados com imunoterapia. Os resultados foram selecionados para apresentação em pôster no ASCO GU 2023.

“Estudos randomizados anteriores mostraram o benefício de programas de mindfulness em vários tipos de câncer, incluindo câncer de próstata (Chambers et al JCO 2017), mas poucos estudos avaliaram o benefício desse tipo de intervenção em pacientes com câncer renal metastático”, argumentam os autores.

No estudo, foram elegíveis pacientes com câncer renal metastático (mRCC) em tratamento com imunoterapia, com sintomas mensuráveis de ansiedade ou medo de recorrência (do inglês, FCR – Fear of Cancer Recurrence), com smartphone com acesso à internet e que não tivessem participado de um programa de mindfulness nos últimos 5 anos. Os pacientes foram recrutados no Brasil em 7 centros privados e um nos EUA.

A intervenção é baseada no Mindfulness-Based Cancer Survivorship Journey, um programa dentro do aplicativo de smartphone Am Mindfulness (AmDTx). Os pacientes foram orientados a usar o AmDTx por 20-30 minutos todos os dias, por um mínimo de 4 dias por semana, durante um período de 4 semanas. Os participantes foram avaliados no início (T1) e nas semanas 2 (T2), 4 (T3) e 12 (T4) por meio do PROMIS-Ansiedade, FCR-7, Inventário Breve de Fadiga (BFI) e Avaliação Funcional da Terapia Geral de Doenças Crônicas (FACT-G). RM-ANOVA foi usado para avaliar o efeito desse programa nos sintomas e na qualidade de vida relacionada à saúde (HR-QOL) ao longo do tempo.

Resultados

Um total de 41 pacientes foram incluídos no estudo; idade mediana de 59 anos (intervalo, 36-79), maioria homens (70%), brancos (61%), casados (75%) e com alto nível de escolaridade (65% tinham pelo menos um diploma universitário). A maioria dos pacientes estava recebendo nivolumabe/ipilimumabe (44%), nivolumabe (22%) ou axitinibe/pembrolizumabe (9%).

Os sintomas de ansiedade diminuíram significativamente de 21,6 + 4,8 para 12,5 + 5,1 (P=0,001). Achados semelhantes foram encontrados para FCR (MT1=21,4 a MT4=13,5, P=0,001) e fadiga (MT1=32,0 a MT4=19,4, P=0,001). Notavelmente, HR-QOL aumentou de 81,1 + 13,4 para 92,7 + 14,9 (P = 0,001). Não foram identificadas diferenças significativas com base nas características da doença ou tipo de terapia.

Em síntese, os resultados sugerem que esse programa de mindfulness via smartphone pode melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde e diminuir o medo de recorrência da doença, os sintomas de ansiedade e a fadiga nessa população de pacientes. “Esta intervenção de baixo custo e facilmente acessível pode fornecer uma alternativa importante ao apoio psicossocial presencial para pacientes com câncer renal metastático e deve ser avaliada em estudos randomizados nesta doença”, concluíram os autores.

Referência: Improved health-related quality of life (HR-QOL) with use of an online mindfulness tool in patients with metastatic renal cell carcinoma (mRCC) receiving immunotherapy (IO)
First Author: Cristiane Decat Bergerot, PhD
Meeting: 2023 ASCO GU Cancers Symposium
Session Type: Poster Session
Session Title: Poster Session C: Renal Cell Cancer; Adrenal, Penile, Urethral and Testicular Cancers
Track: Renal Cell Cancer
Subtrack: Symptoms, Toxicities, Patient-Reported Outcomes, and Whole-Person Care
Abstract #: 660

 

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519