27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASH 2023

Análise harmoniza classificações de síndromes mielodisplásicas da OMS e ICC de 2022

luca laninoEm 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Classificação de Consenso Internacional (ICC) introduziram mutações genéticas e anomalias cromossômicas em suas classificações distintas de síndromes mielodisplásicas (SMD). Estudo realizado pelo Consórcio Internacional para Síndrome Mielodisplásica (icMDS), adotou uma abordagem baseada em dados e métodos estatísticos para fornecer um roteiro de harmonização entre as duas classificações. Os resultados foram apresentados no ASH 2023 por Luca Lanino (foto), hematologista do Centro Clínico e de Pesquisa Humanitas, em Milão, Itália.

“A inclusão de mutações genéticas e anomalias cromossômicas nas classificações de SMD da OMS e da ICC de 2022 aumentou a precisão do diagnóstico e espera-se que melhore o processo de tomada de decisão clínica. Embora estes dois sistemas partilhem semelhanças, ainda existem discrepâncias clinicamente relevantes e que potencialmente causam inconsistência na sua adoção num ambiente clínico”, observaram os autores.

Os pesquisadores analisaram coortes internacionais retrospectivas de pacientes anotados com dados moleculares e citogenéticos que, de acordo com os critérios da OMS de 2016, tinham diagnóstico de SMD (n=7.017) e leucemia mieloide aguda (LMA; n=1.002). Embora a discordância entre os critérios de classificação da OMS e da ICC não tenha sido calculada, Lanino estima uma discordância de aproximadamente 10% entre os dois critérios.

Processos hierárquicos de Dirichlet foram aplicados para definir clusters que capturam amplas dependências entre todas as mutações genéticas e anormalidades citogenéticas. Foram identificados 9 grupos, definidos por características genômicas específicas, sendo os três primeiros baseados em características genômicas.

O grupo 1 teve a maior importância hierárquica e incluiu SMD com mutação TP53.

A principal característica genômica que contribuiu para este grupo foi a presença da inativação bialélica do TP53 (biTP53). A maioria dos pacientes designados para o grupo biTP53 apresentava VAF TP53>10% (77,9%) e cariótipo complexo (70,1%). A atribuição ao grupo biTP53 foi independente da contagem de blastos.

O segundo grupo incluiu pacientes com del(5q). A análise SHAP destacou apenas a deleção 5q, ou com outra anormalidade cromossômica diferente de -7, e ausência de biTP53, como as características mais relevantes. A maioria desses pacientes apresentou contagem de blastos <5% (88,1%).

O terceiro grupo distinto incluiu pacientes com mutações no SF3B1 (na ausência de del (7q), abn3q26.2, cariótipo complexo ou mutação RUNX1 concomitante). A maioria dos pacientes com SMD e mutação SF3B1 apresentou <5% de blastos (94,2%). Variantes comutadas comuns no grupo SF3B1 incluíram as mutações DNMT3A (25,2%) e TET2 (38,3%).

Os casos de SMD morfologicamente definidos (isto é, que não atendem aos critérios para biTP53, del (5q) ou SF3B1) foram preferencialmente atribuídos aos seguintes grupos adicionais: SF3B1 e mutações concomitantes de maior risco (por exemplo, RUNX1 e ASXL1); SRSF2 e mutações concomitantes de TET2; Mutações U2AF1 com del(20q), del(7q) ou -7; SRSF2 com mutações TET2 e padrões co-mutacionais incluindo RUNX1 e ASXL1; e assinaturas genômicas semelhantes a AML.

A análise indicou que a SMD morfologicamente definida é caracterizada por uma grande heterogeneidade em termos de perfis de mutação, e que esta heterogeneidade não é inteiramente capturada pela presença de displasia de linhagem única versus displasia de múltiplas linhagens. Os investigadores identificaram, no entanto, semelhanças entre os agrupamentos de SMD semelhantes à LMA e assinaturas genômicas selecionadas de LMA, de modo que a sobreposição nas assinaturas genômicas foi de 29%.

Em síntese, o estudo demonstrou a utilidade de uma abordagem dirigida por dados e baseada em métodos estatísticos avançados para gerar uma classificação harmonizada para síndromes mielodisplásicas. “O refinamento adicional das entidades e dos critérios de classificação é o assunto da abordagem de consenso modificada em andamento entre os especialistas do icMDS”, concluíram os autores.

Referência: 998 Data-Driven Harmonization of 2022 Who and ICC Classifications of Myelodysplastic Syndromes/Neoplasms (MDS): A Study By the International Consortium for MDS (icMDS)

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519