28042024Dom
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

WCLC 2023

AEGEAN: durvalumabe perioperatório no câncer de pulmão

carlos henrique teixeira bxA adição de durvalumabe perioperatório à quimioterapia neoadjuvante não teve impacto adverso na cirurgia em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) ressecável e foi associada a um perfil de segurança cirúrgica tolerável, de acordo com o ensaio de fase 3 AEGEAN, apresentado no Congresso Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC 2023), realizado em Singapura. O oncologista brasileiro Carlos Henrique Teixeira (foto) é coautor do trabalho.

"O ensaio AEGEAN demonstrou melhora clinicamente significativa na sobrevida livre de eventos com a adição de durvalumabe perioperatório à quimioterapia neoadjuvante, além de melhora significativa na resposta patológica completa (pCR) e na resposta patológica principal (MPR). A compreensão dos resultados cirúrgicos pode informar ainda mais a utilização deste tratamento e é uma consideração importante para pacientes e médicos", disse Tetsuya Mitsudomi, médico da Divisão de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade Kindai, Osaka-Sayama, Japão.

O ensaio AEGEAN é um estudo de fase 3, duplo-cego, controlado por placebo, que avaliou o uso de durvalumabe perioperatório em combinação com quimioterapia neoadjuvante em comparação com quimioterapia neoadjuvante isoladamente. O estudo envolveu adultos com CPCNP ressecável sem tratamento prévio (estágio II-IIIB[N2]; AJCC 8ª ed) e bom status de desempenho (ECOG PS 0/1). Os pacientes foram randomizados para receber durvalumabe neoadjuvante 1.500 mg ou placebo por via intravenosa (IV) juntamente com quimioterapia à base de platina antes da cirurgia. Após a cirurgia, os pacientes receberam 1.500 mg de durvalumabe ou placebo IV, respectivamente. Os endpoints primários do estudo foram resposta patológica completa e sobrevida livre de eventos.

O estudo randomizou 802 pacientes com CPCNP ressecável sem tratamento prévio (estágio II-IIIB[N2] e ECOG PS 0/1). As análises de eficácia foram realizadas na população com intenção de tratar modificada, que incluiu 740 pacientes sem mutações EGFR/rearranjos genéticos ALK documentados (366 no braço durvalumabe e 374 no braço placebo).

Lobectomia, ressecção vertical ou bilobectomia foram permitidas como cirurgia planejada (no momento da inscrição); o protocolo foi alterado com a inscrição em andamento para excluir pacientes com tumores classificados como T4 por qualquer motivo diferente do tamanho (>7 cm) ou cuja cirurgia planejada fosse pneumonectomia (originalmente permitida).

Na população com intenção de tratar modificada, 80,6% e 80,7% foram submetidos à cirurgia, respectivamente; 77,6% e 76,7% completaram a cirurgia, sendo a progressão da doença o motivo mais comum para cirurgia cancelada (6,8% vs 7,8%) ou não concluída (1,4% vs 2,1%). Entre os pacientes tratados que foram submetidos à cirurgia, 17,3% e 22,2% tiveram a cirurgia adiada, mais comumente por razões logísticas (por exemplo, questões de agendamento; 9,5% vs. 12,3%). O tempo mediano desde a última dose do tratamento neoadjuvante até a cirurgia foi o mesmo em cada braço de análise (34,0 dias).

Entre os pacientes submetidos à cirurgia, proporções semelhantes nos braços durvalumabe e placebo tiveram procedimentos abertos (49,2% vs 50,7%) e minimamente invasivos (49,2% vs 47,0%); lobectomia (incluindo ressecção vertical e bilobectomia) foi o procedimento mais comum (88,1% vs 85,4%), seguida por pneumonectomia (9,2% vs 9,6%). Entre os pacientes que completaram a cirurgia, uma parcela numericamente maior teve ressecção R0 no braço durvalumabe versus placebo (94,7% vs 91,3%).

“O regime de imuno peri-operatório é eficaz e também seguro; e não prejudicou os desfechos cirúrgicos dos pacientes. Cada vez mais a discussão multidisciplinar se torna necessária para estabelecer a melhor estratégia terapêutica desses pacientes iniciais de câncer de pulmão”, conclui Teixeira.

Referência:
OA12.05. Surgical Outcomes with Neoadjuvant Durvalumab + Chemotherapy Followed by Adjuvant Durvalumab in Resectable NSCLC (AEGEAN) – T. Mitsudomi, J.V. Heymach, M. Reck, J.M. Taube, S. Gao, Y. Horio, J. You, G. Li, D. Van Luong, S. Saeteng, F. Tanaka, G. Kulesza, S.B. Watzka, L. Urban, Z. Szalai, H. Akamatsu, J-H. Kang, F.J. Orlandi, G.Z. Mukhametshina, A. Pircher, C.H.A. Teixeira, M. Aperghis, G.J. Doherty, R. Doake, T.M. Fouad, D. Harpole

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519