27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

WCLC 2023

TALENT: Programa nacional de triagem de câncer de pulmão em Taiwan mostra bons resultados

pan chyr yangO Programa Nacional de Detecção Precoce do Câncer de Pulmão de Taiwan detectou 85% dos casos de câncer de pulmão nas fases 0 ou 1, demonstrando que o rastreamento do câncer de pulmão pode detectar a doença em uma fase suficientemente precoce para permitir uma intervenção mais eficaz. Os resultados do programa foram apresentados por Pan-Chyr Yang (foto), do Hospital Universitário Nacional de Taiwan, na Sessão Presidencial da Conferência Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC 2023), em Singapura.

O câncer de pulmão continua a ser a principal causa de mortes relacionadas com a doença, tanto em nível mundial como em Taiwan. Para combater a doença e melhorar as taxas de sobrevida, Taiwan deu um passo inovador ao introduzir o "Programa Nacional de Detecção Precoce do Câncer de Pulmão de Taiwan". Este programa visa detectar precocemente o câncer de pulmão por meio do rastreamento do câncer de pulmão por tomografia computadorizada de baixa dose (LDCT), visando indivíduos com histórico familiar de câncer de pulmão e aqueles com histórico de tabagismo intenso.

A detecção precoce é crucial para melhorar os resultados do câncer de pulmão, e o rastreamento da doença por tomografia computadorizada de baixas doses tem se mostrado eficaz na redução das taxas de mortalidade, particularmente entre fumantes inveterados. Contudo, os critérios de rastreio existentes nos Estados Unidos e na Coreia do Sul limitam a elegibilidade apenas aos fumantes inveterados, deixando uma parte substancial da população em risco.

O Taiwan Lung Cancer Screening for Never-Smoker Trial (TALENT) forneceu informações críticas de que o histórico familiar de câncer de pulmão é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de câncer de pulmão em Taiwan. Com base neste conhecimento, Taiwan lançou o seu programa nacional de rastreio do câncer de pulmão em julho de 2022 visando duas populações elegíveis específicas: 1) Indivíduos com histórico familiar de câncer de pulmão, principalmente homens com idade entre 50 e 74 anos e mulheres com idade entre 45 e 74 anos, cujos pais, filhos ou irmãos tenham sido diagnosticados com câncer de pulmão; 2) Indivíduos com histórico de tabagismo intenso, com idade entre 50 e 74 anos, com histórico de tabagismo de 30 ou mais anos-maço, que estão dispostos a parar de fumar ou que pararam nos últimos 15 anos.

O programa utiliza uma diretriz Lung-RADS modificada do American College of Radiology (ACR) como diretriz de gerenciamento de nódulos e estabeleceu um sistema de gerenciamento de casos para garantir o acompanhamento adequado para resultados positivos de triagem. Os dados coletados incluem fatores de risco, resultados de interpretação de imagens e resultados de avaliação que são usados para facilitar o diagnóstico e tratamento oportunos.

Os resultados preliminares de julho de 2022 a junho de 2023 são promissores. Foram rastreados 49.508 indivíduos, sendo 28.617 (58%) com histórico familiar de câncer de pulmão e 18.970 (38%) fumantes inveterados. Dos rastreados, 4.406 indivíduos receberam um resultado de rastreio positivo e 531 indivíduos foram diagnosticados com câncer de pulmão. A taxa positiva foi de 9,2% e a taxa de detecção de cancer de pulmão foi de 1,1%, com impressionantes 85% dos casos de câncer de pulmão diagnosticados numa fase inicial (estágio zero e um).

“O Programa Nacional de Detecção Precoce do Câncer de Pulmão de Taiwan é um passo significativo na luta contra o câncer de pulmão, oferecendo esperança de salvar vidas por meio da detecção precoce e melhores resultados do tratamento”, concluíram os autores.

Referência: PL03.04. The Taiwan National Lung Cancer Screening Program - K-p. Huang, C-Y. Huang, P-C. Hsieh, L-J. Lin, Y-R. Wang, S-L. Wei, C-C. Wu - Health Promotion Administration, Taipei/TW

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519