03052024Sex
AtualizadoQui, 02 Maio 2024 7pm

Pesquisadores identificam ‘super-potencializador’ do câncer de cólon

Colorretal OK NET OK ASCO 2016Pesquisadores do Tisch Cancer Institute do Mount Sinai identificaram um novo gene que é essencial para o crescimento do câncer de cólon, demonstrando que a inflamação no ambiente externo ao redor do tumor pode contribuir para o crescimento de células tumorais. Os achados estão em artigo de Zhou, RW, na Nature Communications.

Esta é a primeira vez que os cientistas descobriram que o ambiente ao redor do câncer de cólon pode programar o que é conhecido como “super potencializador”, uma área complexa do DNA que controla se uma célula é maligna. “Encontramos um super-potencializador ativado em células cancerígenas epiteliais devido à inflamação circundante no microambiente do tumor. Restauramos este super-potencializador e seu gene expresso, PDZK1IP1, após tratamento com citocinas ou xenotransplante em camundongos, demonstrando assim a etiologia extrínseca da célula”, explicam os autores.

Na prática, para a maioria dos pacientes com câncer de cólon, esses achados mostram que a inflamação que está ocorrendo no tumor está contribuindo para o crescimento do câncer. “Isso enfatiza a importância de entender o que podemos fazer para conter os efeitos inflamatórios no cólon por meio da prevenção ou entender quais efeitos dietéticos podem ter no microambiente do cólon”, disse o autor sênior Ramon Parsons, diretor do Tisch Cancer Institute do Monte Sinai. “Em termos de tratamento, temos evidências genéticas de que direcionar esse gene realmente inibe tumores. Ao entender todos esses diferentes componentes, teremos melhores ferramentas para tentar prevenir a doença”, destacou.

A íntegra do artigo está disponível em acesso aberto.

Referência: Zhou, R.W., Xu, J., Martin, T.C. et al. A local tumor microenvironment acquired super-enhancer induces an oncogenic driver in colorectal carcinoma. Nat Commun 13, 6041 (2022). https://doi.org/10.1038/s41467-022-33377-8