08052024Qua
AtualizadoQua, 08 Maio 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Revisão analisa evidências e desafios do rastreamento do câncer de pulmão

RASTREAMENTO NET OKRevisão publicada no Lancet 20 de dezembro analisa evidências que demonstram o benefício do rastreamento do câncer de pulmão com tomografia computadorizada (TC) de baixas doses e oportunidades para aumentar a eficiência dos programas de triagem.

Ensaios clínicos randomizados, incluindo o National Lung Screening Trial (NLST) e o NELSON trial, demonstram que o rastreamento de câncer de pulmão com tomografia computadorizada (TC) de baixas doses reduz a mortalidade em comparação com radiografia de tórax ou nenhum rastreamento. “Embora a pesquisa tenha fornecido mais clareza sobre questões-chave do rastreamento do câncer de pulmão, permanece a incerteza sobre aspectos que podem ser críticos para otimizar a eficácia clínica e a relação custo-benefício”, destacam os autores.

A revisão reúne evidências atuais sobre o rastreamento do câncer de pulmão, incluindo a identificação dos indivíduos que se beneficiam da triagem e o gerenciamento dos achados detectados, assim como intervenções para parar de fumar, o papel da inteligência artificial e novos biomarcadores com potencial de contribuir com os programas de rastreamento.

A análise de Adams et tal ainda enfoca a estratificação de risco, intervalos personalizados de triagem, além da perspectiva de custo-efetividade e equidade no acesso.

Referência: Lung cancer screening - Scott J Adams, MD; Emily Stone, MBBS; Prof David R Baldwin, MD; Prof Rozemarijn Vliegenthart, MD; Pyng Lee, MD; Florian J Fintelmann, MD - Published: December 20, 2022 - DOI:https://doi.org/10.1016/S0140-6736(22)01694-4

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519