28042024Dom
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Programas de triagem do câncer de colo do útero baseados em risco em ambientes com recursos limitados

RASTREAMENTO NET OKSandro Martins, do Hospital Universitário de Brasília, é coautor de estudo publicado no periódico Cancer Epidemiology que descreve um modelo conceitual que otimiza o rastreamento e o manejo do câncer do colo do útero em ambientes com recursos limitados, utilizando uma abordagem baseada em risco. “A triagem e o gerenciamento baseados em risco em ambientes com recursos limitados podem otimizar a prevenção, concentrando os recursos de triagem e tratamento nos pacientes de maior risco, minimizando as intervenções em pacientes de menor risco”, destacam os autores.

Os princípios de triagem e gerenciamento baseados em risco em ambientes com recursos limitados incluem (1) garantir que o método de triagem separe efetivamente os pacientes de baixo risco e alto risco; (2) direcionar recursos para populações com maior risco de câncer; (3) triagem usando teste de HPV por auto-amostragem; (4) utilizar a genotipagem do HPV para melhorar a estratificação de risco e determinar melhor quem se beneficiará do tratamento e (5) a avaliação visual automatizada com inteligência artificial pode melhorar ainda mais a estratificação de risco.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta de eliminação global do câncer do colo do útero, com uma estratégia baseada na vacinação de adolescentes contra o papilomavírus humano (HPV) e na triagem cervical de indivíduos na pré-menopausa, preferencialmente com teste de HPV, para encontrar e tratar precursores de câncer cervical. “Sem a triagem, levará décadas até que os benefícios da vacinação por si só sejam percebidos, e milhões de mortes por câncer do colo do útero irão ocorrer entre adultos após a idade-alvo da vacinação”, sustentam os autores.

Sem tratamento eficaz, a triagem não é útil. Portanto, o objetivo é atingir rapidamente a vacinação global de 90% da população-alvo, a triagem de 70% das mulheres adultas e o tratamento eficaz de 90% das pessoas que precisam de tratamento para lesões precursoras ou câncer. “Essas metas são altamente ambiciosas e as especificidades de como alcançá-las, particularmente em locais com poucos recursos, estão em discussão ativa”, destaca a publicação.

Desses três objetivos intermediários para o controle do câncer do colo do útero, atingir taxas de tratamento de 90% pode ser o mais desafiador. Inerente a esta disposição está a necessidade de identificar com precisão aqueles com pré-câncer entre os indivíduos com teste positivo. “Até que um agente antiviral eficaz contra o HPV esteja disponível, o tratamento do pré-câncer cervical consiste na destruição/excisão da junção escamocolunar cervical. Identificar os indivíduos que precisam de tratamento e garantir que o tratamento seja efetivamente realizado é mais complexo do que os outros dois pilares da prevenção do câncer do colo do útero: a vacinação contra o HPV e o rastreamento por meio do teste de HPV”, esclarecem os pesquisadores, acrescentando que não existe atualmente um consenso comum sobre como determinar efetivamente quem precisa de tratamento entre os indivíduos com teste positivo e como fornecer tratamento adequado quando os recursos são limitados.

“Os protocolos de rastreamento que tratam todos os testes positivos são eficientes, mas resultam em altos níveis de overtreatment. A identificação de protocolos de rastreamento, triagem e tratamento para configurações com recursos limitados que identificam com mais precisão os pré-cânceres reduziria os riscos associados ao tratamento excessivo”, avaliam.

Segundo os autores, os programas poderiam priorizar populações carentes, utilizar a triagem de HPV auto coletada com genotipagem de resultados positivos para HPV e, uma vez mais desenvolvida, a avaliação visual automatizada de imagens cervicais poderia ser incorporada para estratificar os pacientes em categorias de risco, que poderiam ser consideradas a partir dos recursos locais de tratamento para criar programas sustentáveis baseados em evidências otimizados para ambientes clínicos específicos.

“O objetivo do uso de programas baseados em risco é aplicar os recursos locais de maneira mais eficaz para maximizar a detecção e o tratamento de precursores do câncer, minimizar os danos e, por fim, reduzir a incidência e a mortalidade por câncer do colo do útero”, concluem.

O trabalho foi apoiado pelo National Institutes of Health, sem apoio comercial.

Referência: Rebecca B. Perkins, Debi L. Smith, Jose Jeronimo, Nicole G. Campos, Julia C. Gage, Natasha Hansen, Ana Cecilia Rodriguez, Li C. Cheung, Didem Egemen, Brian Befano, Akiva P Novetsky, Sandro Martins, Jayashree Kalpathy-Cramer, Federica Inturrisi, Syed Rakin Ahmed, Jenna Marcus, Nicolas Wentzensen, Silvia de Sanjose, Mark Schiffman, Use of risk-based cervical screening programs in resource-limited settings, Cancer Epidemiology, Volume 84, 2023, 102369, ISSN 1877-7821, https://doi.org/10.1016/j.canep.2023.102369.

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519