28042024Dom
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Triagem e aconselhamento genético no câncer de mama

mama 2021 6 bxMais de 300 mil pacientes são diagnosticados com câncer de mama anualmente, com um terço deles estimado como elegível para teste de deficiência de recombinação homóloga (HRD)/BRCA seguindo as diretrizes da National Comprehensive Cancer Network (NCCN). No entanto, artigo de Mendenhall et al. no JCO Oncology Practice alerta que apenas 35% dos pacientes elegíveis são encaminhados para aconselhamento genético e propõe caminhos para avançar na implementação das diretrizes de conduta.

Nesta análise, os pesquisadores descrevem resultados de projeto implementado com o objetivo de aplicar as diretrizes da NCCN para testes genéticos germinativos a todos os novos pacientes com câncer de mama em uma grande clínica oncológica comunitária para melhorar os testes de HRD/BRCA. Foi utilizada a metodologia Plan-Do-Study-Act, e os ciclos foram construídos em uma infraestrutura de ensino comprovada. No ciclo 1, os provedores foram instruídos e orientados a usar modelos de registro eletrônico de saúde (EHR) no cenário de uma visita de diagnóstico inicial e planejamento de tratamento. Campos de dados sensíveis adicionais foram criados no EHR durante o ciclo 2 para agilizar e automatizar o processo. Os pacientes elegíveis foram encaminhados à equipe de genética para avaliação, aconselhamento e testes adicionais. A adesão ao plano foi medida graficamente e a partir de relatórios analíticos de dados.

Os resultados de Mendenhall e colegas mostram que dos 1.203 pacientes com câncer de mama elegíveis para inclusão, 1.200 (99%) foram rastreados de acordo com as diretrizes da NCCN. Dos pacientes triados, 631 (52,5%) preencheram os critérios de encaminhamento/teste. No total, 585 (92,7%) dos 631 foram encaminhados para um especialista em genética. Sete por cento tiveram referências anteriores. Um total de 449 (71%) pacientes aceitaram encaminhamento genético, enquanto 136 (21,5%) pacientes recusaram.

Os autores descrevem que os métodos de educação implementados, as diretrizes da NCCN incorporadas nas anotações do provedor e os campos de dados adicionados no EHR provaram ser altamente eficazes na triagem de pacientes apropriados e na solicitação de encaminhamentos genéticos subsequentes.

Em síntese, os métodos implementados de educação, conscientização, diretrizes da NCCN nas notas do provedor, assim como os campos de dados sensíveis adicionados ao EHR, provaram ser altamente eficazes na triagem de pacientes apropriados e na solicitação e obtenção de testes genéticos de câncer de mama subsequentes, com 93% dos pacientes elegíveis recebendo um teste genético referência.

Referência: Mendenhall MA, Guinigundo A, Davies D, Ward P, Drosick DR, Waterhouse DM. Integration of Genetic Testing and Counseling in Patients With Breast Cancer in a Large, Multisite Community-Based Practice. JCO Oncol Pract. 2023 Jun 27:OP2200794. doi: 10.1200/OP.22.00794. Epub ahead of print. PMID: 37369093.

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519