03052024Sex
AtualizadoQui, 02 Maio 2024 7pm

Pesquisadores desvendam mecanismo de invasão no CRC

Colorretal OK NET OK ASCO 2016O splicing alternativo, um processo através do qual diferentes transcrições são produzidas a partir do mesmo gene, está implicado em vários tipos de câncer. Li et al. descobriram que o splicing alternativo causou a formação de estruturas associadas a metástases chamadas invadopódios em células de câncer colorretal (CRC). Os resultados estão na Science Signaling e abrem caminho potencial para um alvo terapêutico e um biomarcador preditivo para CRC metastático.

O splicing alternativo regula a expressão gênica e a diversidade funcional e é frequentemente desregulado em cânceres humanos. Neste estudo, pesquisadores chineses identificaram que o RNA longo não codificante (lncRNA) MIR99AHG regulou o splicing alternativo para alterar a atividade de um remodelador da cromatina e promover comportamentos metastáticos no câncer colorretal (CRC).

Li et al. identificaram que MIR99AHG foi abundante em células de CRC invasivas e em tumores metastáticos de pacientes, assim como observaram que MIR99AHG promoveu motilidade e invasão em células CRC cultivadas.

Os pesquisadores também descrevem que MIR99AHG ligou-se e estabilizou o fator de splicing de RNA PTBP1, e este complexo aumentou a inclusão do exon do cassete no mRNA que codifica o gene de remodelação da cromatina SMARCA1.

O RNA longo não codificante MIR99AHG alterou a natureza da ligação da PTBP1 com os locais de splicing no íntron 12 do pré-mRNA de SMARCA1, desencadeando assim uma mudança de splicing que incluiu o exon 13 para produzir a isoforma longa, SMARCA1-L.

Li e colegas explicam que SMARCA1, mas não SMARCA1-L, suprimiu a formação de invasopódios, migração celular e invasão. A análise das amostras de CRC revelou que a abundância do transcrito MIR99AHG correlacionou-se positivamente com o mRNA de SMARCA1-L e com a proteína PTBP1, assim como foi correlacionada com mau prognóstico em pacientes com câncer colorretal. Além disso, a secreção de TGF-β1 por fibroblastos associados ao câncer aumentou a expressão de MIR99AHG em células de CRC.

“Nossas descobertas identificam um lncRNA que é induzido por sinais do microambiente tumoral e que interage com o PTBP1 para regular o splicing alternativo, fornecendo potencialmente um alvo terapêutico e um biomarcador preditivo para CRC metastático”, destacam os autores.

A íntegra do estudo está na Science Signaling.

Referência: 19 Sep 2023 Vol 16, Issue 803. DOI: 10.1126/scisignal.adh421