27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Selpercatinibe e capmatinibe no câncer de pulmão

abner willian schutzCaio Abner Leite (na foto, à esquerda), médico residente de Oncologia Clínica na BP, a Beneficência Portuguesa de São Paulo, é primeiro autor de estudo que mostra resposta completa sustentada com a combinação de selpercatinibe e capmatinibe no câncer de pulmão, em relato de caso que tem os oncologistas William William como autor sênior e Fabio A. Schutz, como autor correspondente.

Em artigo publicado na Frontiers in Oncology, Leite e colegas explicam que as fusões RET ocorrem em 1-2% dos casos de câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP). Os autores descrevem que selpercatinibe e pralsetinibe são inibidores seletivos de RET que promovem melhora significativa dos resultados em pacientes com tumores que abrigam fusão RET, mas mecanismos de resistência aparecem com frequência, principalmente impulsionados pelo desvio da via MAPK, mutações secundárias de RET ou em 5% através da amplificação de MET.

“A co-inibição de RET e MET é uma estratégia convincente para superar a resistência dependente de MET aos inibidores de RET e potencialmente a outros inibidores”, destacam. “Até onde sabemos, este é o primeiro relato de um novo câncer de pulmão de fusão ISOC1-RET com resposta completa e durável a selpercatinibe, com resistência via amplificação de MET, que foi superada pela combinação bem-sucedida de selpercatinibe e capmatinibe”.

William William, oncologista do Grupo Oncoclínicas, avalia que este relato de caso ilustra vários aspectos que podem informar a prática clínica diária. "O primeiro é que a fusão ISOC1-RET é oncogenica e sensível a inibidores de RET", diz o especialista, destacando que a ativação da via de MET pode servir como um dos mecanismos de resistência, superado pela adição de inibidores de MET. No entanto, ele alerta que combinações de inibidores de MET e RET devem ser usadas com cuidado, pelo potencial de toxicidade.

O artigo conta ainda com a coautoria dos médicos Raissa Pierri Carvalho, Felipe Marques da Costa e Augusto Kreling Medeiros, da BP, a Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Referência: Front. Oncol. Sec. Thoracic Oncology. Volume 13 - 2023 | doi: 10.3389/fonc.2023.1264231


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519