28042024Dom
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Prevalência e impacto do diabetes na sobrevida do mieloma múltiplo em diferentes grupos raciais

diabetes mellitusResultados de estudo publicado na Blood Advances sugerem que o diabetes mellitus pode contribuir para a maior incidência de mieloma múltiplo em pacientes negros, e seu manejo pode impactar a sobrevida da doença.

“O mieloma múltiplo (MM) é duas vezes mais comum em indivíduos negros em comparação com brancos, e o diabetes mellitus (DM) afeta desproporcionalmente pacientes negros. Embora numerosos estudos tenham mostrado uma correlação entre as doenças, isso não foi estudado no contexto da raça e dos mecanismos in vivo”, observam os autores.

Nesse estudo retrospectivo, os pesquisadores avaliaram 5.383 pacientes com mieloma múltiplo, dos quais 15% tinham diabetes mellitus (12% brancos e 25% negros). Modelos multivariados de Cox mostraram redução da sobrevida global (SG) para pacientes com diabetes (HR 1,27; 95% CI 1,11; 1,47; p<0,001), o que pareceu ser motivado por uma diferença marcante na sobrevida global entre pacientes brancos com e sem diabetes, mas não entre pacientes negros. Por outro lado, a obesidade foi associada a uma melhor sobrevida global em pacientes negros, mas não em pacientes brancos.

Para complementar a análise, os pesquisadores avaliaram o crescimento do mieloma múltiplo em um modelo de camundongo diabético não obeso imunocomprometido geneticamente modificado (Rag1-/-/MKR) para analisar os mecanismos que ligam o diabetes mellitus e o mieloma múltiplo.

Os xenoenxertos MM.1S cresceram em maior número e mais rapidamente em camundongos Rag1-/-/MKR em comparação com os controles. A análise de Western blot demonstrou que os xenoenxertos MM1.S de camundongos Rag1-/-/MKR apresentavam níveis mais elevados de proteína ribossômica fosfo-S6 (Ser235/236), indicando maior ativação do alvo da via da rapamicina.

Segundo os autores, o estudo é o primeiro a avaliar diferenças raciais na prevalência e sobrevida do diabetes mellitus no mieloma múltiplo, bem como o efeito do diabetes no crescimento tumoral em modelos de camundongos. “Nossos resultados sugerem que o diabetes pode contribuir para a maior incidência de mieloma múltiplo em pacientes negros, e para melhorar a sobrevida no mieloma múltiplo, seu manejo não pode ser ignorado”, concluíram.

Referência: Urvi A Shah, Erin Laverne Moshier, Andriy Derkach, Yuanhui Huang, Sham Mailankody, Carlyn Rose Tan, Kylee H. Maclachlan, Malin Hultcrantz, Neha Korde, Hani Hassoun, Santiago Thibaud, Larysa Sanchez, Cesar Rodriguez, Shambavi Richard, Joshua Richter, Adriana Rossi, Hearn J Cho, Alexander M Lesokhin, Ajai Chari, Saad Z. Usmani, Sundar Jagannath, Samir Parekh, Emily Jane Gallagher; Prevalence and impact of diabetes on survival of patients with multiple myeloma in different racial groups. Blood Adv 2023; bloodadvances.2023010815. doi: https://doi.org/10.1182/bloodadvances.2023010815

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519