03052024Sex
AtualizadoQui, 02 Maio 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

EMBARK: Enzalutamida mostra resultados no câncer de próstata com recorrência bioquímica

murilo luz 23Em pacientes com câncer de próstata com recorrência bioquímica de alto risco, enzalutamida em monoterapia ou em combinação com leuprolida demonstrou sobrevida livre de metástases superior em comparação com o tratamento com leuprolida isolada. Os resultados são do estudo de Fase 3 EMBARK, publicado dia 19 de outubro na New England Journal of Medicine (NEJM). O uro-oncologista Murilo Luz (foto) é coautor do trabalho.

"Pacientes com câncer de próstata e recorrência bioquímica de alto risco apresentam chance significativa de progressão. A eficácia e segurança da enzalutamida em monoterapia ou associada à terapia de privação androgênica em comparação com a terapêutica de privação androgênica isolada neste cenário eram desconhecidas", contextualizaram os autores.

Neste estudo de Fase 3, foram incluídos pacientes com câncer de próstata que apresentavam recorrência bioquímica de alto risco com um tempo de duplicação do antígeno prostático específico (PSA) de 9 meses ou menos. Os pacientes foram randomizados (1:1:1) para receber enzalutamida 160 mg diariamente mais leuprolida a cada 12 semanas (grupo de combinação), placebo mais leuprolida (grupo leuprolida isolada) ou monoterapia com enzalutamida (grupo monoterapia). O endpoint primário foi a sobrevida livre de metástases, avaliada por revisão central independente e cega, no grupo de combinação em comparação com o grupo de leuprolida isolada. Um endpoint secundário importante foi a sobrevida livre de metástases no grupo de monoterapia em comparação com o grupo que recebeu apenas leuprolida. Outros desfechos secundários incluíram resultados relatados pelo paciente e segurança.

Resultados

Um total de 1.068 pacientes foram randomizados: 355 para o grupo de combinação, 358 para o grupo de leuprolida isolada e 355 para o grupo de monoterapia. Os pacientes foram acompanhados por uma mediana de 60,7 meses. Aos 5 anos, a sobrevida livre de metástases foi de 87,3% (95% CI, 83,0 a 90,6) no grupo de combinação, 71,4% (95% CI, 65,7 a 76,3) no grupo de leuprolida isolada e 80,0% (95% CI, 75,0 a 84,1) no grupo de monoterapia.

Em relação à sobrevida livre de metástases, enzalutamida mais leuprolida foi superior à leuprolida isolada (hazard ratio para metástases ou morte, 0,42; 95% CI, 0,30 a 0,61; P<0,001); e a monoterapia com enzalutamida também foi superior à leuprolida isolada (hazard ratio para metástase ou morte, 0,63; 95% CI, 0,46 a 0,87; P = 0,005). Não foram observados novos sinais de segurança, nem diferenças substanciais entre os grupos nas medidas de qualidade de vida.

"Nossos resultados demonstraram que em pacientes com câncer de próstata e recorrência bioquímica considerada de alto risco, a sobrevida livre de metástases de enzalutamida em monoterapia ou em associação com leuprolida foi superior à leuprolida isolada. O perfil de segurança da enzalutamida foi consistente com o demonstrado em estudos clínicos anteriores, sem aparente efeito prejudicial na qualidade de vida", destacaram os autores.

"Acredito que este estudo mostra mais uma vez o crescimento do Brasil como pólo de Pesquisa Clínica e estabelece um novo padrão de tratamento neste cenário da doença, reforçando o conceito de intensificação de tratamento em fases cada vez mais precoces do câncer de próstata", conclui Luz.

O estudo foi financiado pela Pfizer e Astellas Pharma, e está registrado em ClinicalTrials.gov - NCT02319837

Referência: Improved Outcomes with Enzalutamide in Biochemically Recurrent Prostate Cancer - Stephen J. Freedland, M.D., Murilo de Almeida Luz, M.D., Ugo De Giorgi, M.D., Ph.D., Martin Gleave, M.D., Geoffrey T. Gotto, M.D., M.P.H., Christopher M. Pieczonka, M.D., Gabriel P. Haas, M.D., Choung-Soo Kim, M.D., Miguel Ramirez-Backhaus, M.D., Antti Rannikko, M.D., Ph.D., Jamal Tarazi, M.D., M.P.A., Swetha Sridharan, M.B., B.S., Jennifer Sugg, M.S., Yiyun Tang, Ph.D., Ronald F. Tutrone, Jr., M.D., Balaji Venugopal, M.B., B.S., M.D., Arnauld Villers, M.D., Ph.D., Henry H. Woo, M.B., B.S., D.Med.Sc., Fabian Zohren, M.D., Ph.D., and Neal D. Shore, M.D. October 19, 2023
N Engl J Med 2023; 389:1453-1465. DOI: 10.1056/NEJMoa2303974

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519