27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

IARC destaca importância da prevenção do câncer oral

roitberg ok bxA Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer (IARC, do inglês International Agency for Research on Cancer) acaba de publicar o primeiro livro sobre prevenção do câncer oral, em trabalho com participação do oncologista Felipe Roitberg (foto). “Acredito na contribuição para a implementação de políticas públicas guiadas por evidências”, diz Roitberg.

A publicação faz parte do IARC Handsbook Programm, iniciativa que procura sintetizar e integrar evidências para a prevenção do câncer para a aplicação prática, sempre priorizando a prevenção primária/secundária e os conceitos de eficácia e efetividade nas intervenções de saúde pública. O objetivo da IARC é contribuir para reduzir a incidência e mortalidade por câncer.

A exposição crônica ao tabagismo, consumo de álcool e deficiências nutricionais estão ligados à maioria dos tumores da cavidade oral, mas evidências crescentes mostram o papel do papilomavírus humano (HPV) como fator de risco. O diagnóstico precoce ainda é um desafio. Nos países desenvolvidos, 50% dos pacientes apresentam doença avançada ao diagnóstico, proporção que atinge 90% nos países pobres e em desenvolvimento.

O Brasil continua a apresentar uma das mais elevadas taxas globais de incidência, atrás da Ásia (Paquistão e índia) e Europa (França).  A cidade de São Paulo apresenta a maior incidência de câncer oral no Brasil e na América Latina.

O diagnóstico tardio do câncer de cavidade oral ainda é uma realidade com impacto prognóstico, contribuindo para elevadas taxas de morbi-mortalidade, o que reafirma a importância da publicação da IARC. Além da coautoria de Felipe Roitberg, que atuou na Organização Mundial de Saúde e agora integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o handsbook Oral Cancer Prevention conta ainda com a participação dos brasileiros Alan Roger Santos-Silva (Unicamp) e Luiz Paulo Kowalski (USP/AC Camargo Cancer Center).

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519