27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

OncoTherad mostra resultados no câncer de bexiga não-músculo invasivo não respondente ao BCG

favaro alonsoO urologista João Carlos Cardoso Alonso (à esquerda na foto), coordenador do Ambulatório de Urologia do Hospital Municipal de Paulínia (São Paulo), é primeiro autor de estudo publicado no periódico International Journal of Molecular Sciences que avaliou a segurança e eficácia da nanoimunoterapia OncoTherad para pacientes com câncer de bexiga não-músculo-invasivo que não respondem ao Bacillus Calmette-Guérin (BCG), explorando seus mecanismos de ação em um microambiente de câncer de bexiga. Wagner José Fávaro (à direita), pesquisador em oncologia e nanomedicina da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é autor sênior do trabalho.

Desenvolvido pela Universidade de Campinas (UNICAMP), o imunomodulador OncoTherad® (MRB-CFI-1) é um nanocomplexo de fosfato inorgânico associado a uma proteína glicosídica com efeitos antitumorais. O estudo de fase I/II de braço único foi realizado com 44 pacientes com câncer de bexiga não-músculo-invasivo (do inglês, NMIBC - non-muscle invasive bladder cancer) que não responderam ao tratamento com BCG. Os endpoints primários foram resposta patológica completa (pCR) e sobrevida livre de recidiva (RFS); os endpoints secundários incluíram duração de resposta e segurança.

A idade média dos pacientes foi de 65 anos; 59,1% deles eram refratários, 31,8% recidivaram e 9,1% eram intolerantes ao BCG. A taxa de pCR após 24 meses atingiu 72,7% (95% CI), enquanto a mediana de RFS atingiu 21,4 meses. A duração média da resposta no grupo pCR foi de 14,3 meses. Nenhum paciente desenvolveu doença músculo-invasiva ou metastática durante o tratamento.

Eventos adversos relacionados ao tratamento ocorreram em 77,3% dos pacientes, principalmente eventos de grau 1–2.

OncoTherad® ativou o sistema imunológico inato através do receptor toll-like 4, levando ao aumento da sinalização do interferon. “Essa ativação desempenhou um papel crucial na ativação das células T CD8 CX3CR1+, na diminuição das moléculas checkpoint imunológico e na reversão da imunossupressão no microambiente da bexiga.

“A nanoimunoterapia OncoTherad® (MRB-CFI-1) demonstrou que pode ser uma opção de tratamento segura e eficaz para pacientes com NMIBC não responsivos ao BCG e para aqueles que foram submetidos à quimioterapia intravesical. Esta terapia tem o potencial de ajudar a reduzir as taxas de recidiva tumoral e potencialmente atrasar ou descartar a necessidade de realização de intervenções cirúrgicas radicais nesses pacientes”, concluíram os autores.

O estudo foi financiado pelo Conselho de Pesquisa do Estado de São Paulo [números de bolsas FAPESP: 2018/10052-1; 2020/03419-6], e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [números de bolsas CNPq: 552120/2011-1; 312396/2021-0].

Além de Alonso e Fávaro, participaram do estudo os pesquisadores Gabriela Cardoso de Arruda Camargo, Gabriela de Oliveira, Maria Izabel de Barros Frazão Salmazo, Juliana Mattoso Gonçalves, José Ronaldo de Castro Roston , Paulo Henrique Ferreira Caria, André da Silva Santos, Leandro Luiz Lopes de Freitas, Athanase Billis e Nelson Durán (UNICAMP); Bianca Ribeiro de Souza (University of British Columbia) e Ianny Brum Reis (UNESP).

Referência: Alonso, J.C.C.; de Souza, B.R.; Reis, I.B.; de Arruda Camargo, G.C.; de Oliveira, G.; de Barros Frazão Salmazo, M.I.; Gonçalves, J.M.; de Castro Roston, J.R.; Caria, P.H.F.; da Silva Santos, A.; et al. OncoTherad® (MRB-CFI-1) Nanoimmunotherapy: A Promising Strategy to Treat Bacillus Calmette–Guérin-Unresponsive Non-Muscle-Invasive Bladder Cancer: Crosstalk among T-Cell CX3CR1, Immune Checkpoints, and the Toll-Like Receptor 4 Signaling Pathway. Int. J. Mol. Sci. 2023, 24, 17535. https://doi.org/10.3390/ijms242417535

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519