27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Transtornos por uso de substâncias entre sobreviventes de câncer

alcoolQual é a prevalência específica por tipo de câncer do transtorno por uso de substâncias (TUS) entre adultos sobreviventes de câncer nos EUA? Estudo publicado no JAMA Oncology demonstrou que sobreviventes de câncer de cabeça e pescoço, esôfago e estômago estão entre os subgrupos que mais podem se beneficiar dos esforços para a integração do tratamento do câncer e da dependência.

“Alguns indivíduos estão predispostos ao câncer com base no seu histórico de consumo de substâncias, e outros podem utilizar substâncias para controlar os sintomas relacionados com o câncer. No entanto, a intersecção entre transtorno por uso de substâncias (TUS) e câncer é pouco estudada”, contextualizaram. “Como o TUS pode afetar e ser afetado pelos cuidados oncológicos, é importante identificar as populações de câncer com uma elevada prevalência de TUS, com o objetivo de orientar a atenção e os recursos para grupos e locais onde as intervenções possam ser necessárias”, acrescentaram.

Este estudo transversal utilizou dados da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde (NSDUH) administrada anualmente entre 2015 a 2020 para identificar adultos com histórico de câncer de tumores sólidos. O transtorno por uso de substâncias foi definido como atendendo a pelo menos 1 dos 4 critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Quarta Edição) para abuso ou pelo menos 3 dos 6 critérios para dependência.

De acordo com as diretrizes da NSDUH, os pesquisadores ajustaram os pesos de análise dividindo os pesos fornecidos nos conjuntos de dados agrupados da NSDUH pelo número de anos de dados combinados (por exemplo, 6 para 2015-2020). A prevalência ponderada e os SEs correspondentes (ambos expressos em porcentagens) de TUS ativo (ou seja, nos últimos 12 meses) foram calculados para os entrevistados com qualquer histórico de câncer ao longo da vida e, em análises secundárias, os entrevistados com diagnóstico de câncer nos 12 meses anteriores à pesquisa. Os dados foram analisados entre julho de 2022 e junho de 2023.

Resultados

O estudo incluiu dados de 6.101 adultos sobreviventes de câncer (56,91% tinham 65 anos ou mais e 61,63% eram mulheres). Entre os sobreviventes de câncer, a prevalência de TUS foi de 3,83% (SE, 0,32%). O transtorno por uso de substâncias foi mais prevalente em sobreviventes de câncer de cabeça e pescoço (incluindo câncer de boca, língua, lábios, garganta e faringe; 9,36% [SE, 2,47%]), câncer de esôfago e gástrico (9,42% [SE, 5,51%]), câncer de colo do útero (6,24% [SE, 1,41%]) e melanoma (6,20% [SE, 1,34%]).

O transtorno por uso de álcool foi o TUS mais comum (2,78% [SE, 0,26%]) em geral e em sobreviventes de câncer de cabeça e pescoço, câncer de colo do útero e melanoma. Nos sobreviventes de câncer de esôfago e gástrico, o transtorno por uso de cannabis foi o TUS mais prevalente (9,42% [SE, 5,51%]). Entre os entrevistados com diagnóstico de câncer nos últimos 12 meses, a prevalência global de TUS ativa foi semelhante à da coorte de sobreviventes de câncer ao longo da vida (3,81% [SE, 0,74%]). No entanto, a prevalência de TUS ativo foi maior em sobreviventes de câncer de cabeça e pescoço (18,73% [SE, 10,56%]) e colo do útero (15,70% [SE, 5,35%]).

A distribuição de TUS específicos foi diferente em comparação com a da coorte de sobreviventes de câncer ao longo da vida. Por exemplo, em sobreviventes de câncer de cabeça e pescoço recentemente diagnosticados, o transtorno por uso de sedativos foi o TUS mais comum (9,81% [SE, 9,17%]).

Em síntese, os resultados deste estudo sugerem que a prevalência de TUS é maior entre sobreviventes de certos tipos de câncer, e esta informação deve ser utilizada para identificar sobreviventes de câncer que podem se beneficiar de cuidados integrados de câncer e transtorno de uso de substâncias. “Os esforços futuros para compreender e abordar as necessidades dos adultos sobreviventes de câncer e transtorno de uso de substâncias devem priorizar populações com câncer nas quais a prevalência de TUS é elevada”, concluíram os autores.

Referência: Jones KF, Osazuwa-Peters OL, Des Marais A, Merlin JS, Check DK. Substance Use Disorders Among US Adult Cancer Survivors. JAMA Oncol. Published online January 11, 2024. doi:10.1001/jamaoncol.2023.5785

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519