27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Zolbetuximab é aprovado no Japão para o tratamento do câncer gástrico

aprovado 21O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão aprovou o anticorpo monoclonal anti-claudina 18.2 (CLDN18.2) zolbetuximab (VYLOY™, Astellas) para o tratamento de primeira linha de pacientes com câncer gástrico CLDN18.2-positivo, irressecável, avançado ou recorrente. Zolbetuximab é a primeira e única terapia direcionada ao CLDN18.2 aprovada por qualquer agência reguladora do mundo. A aprovação é baseada nos resultados dos ensaios clínicos de Fase 3 SPOTLIGHT e GLOW.

SPOTLIGHT1 (NCT03504397) é um estudo de Fase 3, global, multicêntrico, duplo-cego e randomizado, que avalia a eficácia e segurança de zolbetuximab mais mFOLFOX6 (oxaliplatina, leucovorina e fluorouracil) em comparação com placebo mais mFOLFOX6 como tratamento de primeira linha de pacientes com adenocarcinoma gástrico ou da junção esofagogástrica (JEG) localmente avançado, irressecável ou metastático, HER2-negativo, cujos tumores eram CLDN18.2 positivo.

O estudo envolveu 565 pacientes em 215 locais de estudo nos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, Europa, América do Sul e Ásia, incluindo Japão. O endpoint primário é a sobrevida livre de progressão (SLP) dos participantes tratados com a combinação de zolbetuximabe mais mFOLFOX6 em comparação com aqueles tratados com placebo mais mFOLFOX6. Endpoints secundários incluem sobrevida global (SG), taxa de resposta objetiva (ORR), duração da resposta (DOR), segurança e tolerabilidade e parâmetros de qualidade de vida.

Os dados do ensaio clínico SPOTLIGHT foram apresentados durante o ASCO GI 2023 e posteriormente publicados no The Lancet.

Apresentado no ASCO 2023 e publicados na Nature Medicine, GLOW2 (NCT03653507) é um estudo de Fase 3, global, multicêntrico, duplo-cego e randomizado, que avalia a eficácia e segurança de zolbetuximab mais CAPOX (capecitabina e oxaliplatina) em comparação com placebo mais CAPOX como tratamento de primeira linha em pacientes com adenocarcinoma gástrico ou JEG localmente avançado, irressecável ou metastático, HER2-negativo, CLDN18.2-positivo.

O estudo envolveu 507 pacientes em 166 locais de estudo nos EUA, Canadá, Reino Unido, Europa, América do Sul e Ásia. O endpoint primário é a SLP em participantes tratados com a combinação de zolbetuximab mais CAPOX em comparação com aqueles tratados com placebo mais CAPOX. Os endpoints secundários incluem SG, ORR, DOR, segurança e tolerabilidade e parâmetros de qualidade de vida.

Os dois estudos atingiram seu endpoint primário, a sobrevida livre de progressão, bem como um endpoint secundário chave, a sobrevida global (SG), mostrando significância estatística em pacientes tratados com zolbetuximab mais quimioterapia em comparação com placebo mais quimioterapia.

Os eventos adversos relacionados ao tratamento mais frequentes (≥20%) para zolbetuximab em combinação com quimioterapia foram náuseas, vômitos, diminuição do apetite, neutropenia e diminuição de peso. Nos ensaios clínicos, as reações adversas foram controladas com antieméticos, interrupções de dose e ajustes na taxa de infusão.3,4

Tanto no SPOTLIGHT quanto no GLOW, aproximadamente 38% dos pacientes avaliados tinham tumores positivos para CLDN18.2.3,4 A positividade para CLDN18.2 é definida como ≥75% das células tumorais apresentando coloração membranosa moderada a forte para CLDN18, que deve ser confirmado por um patologista ou laboratório com experiência adequada no uso do agente de diagnóstico in vitro ou dispositivo médico aprovado.3,4

“O desenvolvimento de novas terapias-alvo é fundamental para doenças como o adenocarcinoma gástrico avançado, que tem opções de tratamento muito limitadas e é frequentemente descoberto numa fase avançada. Como investigador principal do ensaio clínico SPOTLIGHT, testemunhei a melhoria significativa na sobrevida livre de progressão e na sobrevida global de pacientes tratados com zolbetuximab em combinação com quimioterapia em comparação com aqueles tratados com placebo mais quimioterapia. Estes resultados apoiam o medicamento como uma nova opção de tratamento para a população CLDN18.2-positivo no Japão, onde ocorreram quase 44.000 mortes causadas por câncer gástrico só em 2022”, afirmou Kohei Shitara, investigador principal do estudo SPOTLIGHT e chefe do Departamento de Oncologia Gastrointestinal do National Cancer Center Hospital East em Kashiwa, Japão.

Referências: 

1 - Shitara K, et al. Zolbetuximab plus mFOLFOX6 in patients with CLDN18.2-positive, HER2-negative, untreated, locally advanced unresectable or metastatic gastric or gastro-oesophageal junction adenocarcinoma (SPOTLIGHT): a multicentre, randomised, double-blind, phase 3 trial. The Lancet. Published online April 14, 2023; S0140-6736(23)00620-7.

2 - Shah, M.A., Shitara, K., Ajani, J.A. et al. Zolbetuximab plus CAPOX in CLDN18.2-positive gastric or gastroesophageal junction adenocarcinoma: the randomized, phase 3 GLOW trial. Nat Med (2023). https://doi.org/10.1038/s41591-023-02465-7.

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519