30042024Ter
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Realidade virtual para manejo da dor em pacientes hospitalizados com câncer

Em pacientes com câncer hospitalizados com dor moderada a intensa relacionada ao câncer e/ou ao tratamento oncológico, a realidade virtual proporcionou maior alívio não farmacológico da dor em comparação com o controle ativo, com manutenção desse benefício por muito tempo após a conclusão da intervenção. É o que demonstra estudo publicado na Cancer, periódico da American Cancer Society (ACS).

“Pacientes com câncer hospitalizados frequentemente apresentam dor aguda e/ou crônica. Embora a realidade virtual tenha sido estudada em uma ampla gama de ambientes clínicos, nenhum estudo avaliou seu potencial impacto no manejo da dor nesta população de pacientes”, observaram os autores.

Este estudo prospectivo randomizado controlado realizado em um hospital acadêmico incluiu 128 pacientes adultos hospitalizados com câncer (qualquer tipo de tumor). Os participantes foram randomizados para 10 minutos de terapia de distração imersiva em realidade virtual ou 10 minutos de terapia de distração com imagens guiadas bidimensionais administradas por um tablet portátil.

Os participantes nos dois braços eram semelhantes em relação a características como idade, sexo, raça, presença de doença metastática, consulta simultânea com especialista em dor e uso inicial de opioides.

Embora ambos os grupos tenham apresentado melhora nos escores de dor autorrelatada (endpoint primário), aqueles randomizados para realidade virtual experimentaram uma redução significativamente maior na dor imediatamente após a intervenção em comparação com o controle ativo (p = 0,03). Essa diferença também se manteve por 24 horas (p = 0,004). A análise dentro do grupo também mostrou melhora significativa no braço de realidade virtual do incômodo da dor (p = 0,05) e do distress geral (p = 0,03).

“Entre pacientes adultos com câncer hospitalizados com dor moderada a intensa, a realidade virtual proporcionou maior alívio não farmacológico da dor em comparação com o controle ativo, e esse benefício se manteve por muito tempo após a conclusão da intervenção. Os resultados destacam a eficácia da tecnologia utilizada para controle de dor e justifica análises em um maior número de pacientes”, concluíram os autores.

Referência: Groninger H, Violanti D, Mete M. Virtual reality for pain management in hospitalized patients with cancer: a randomized controlled trial. Cancer. 2024; 1-9. doi:10.1002/cncr.35282

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519