12052024Dom
AtualizadoSex, 10 Maio 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estudo brasileiro mostra resultados de células CAR-T no tratamento de leucemia e linfoma

Com o objetivo de desenvolver um produto nacional e disponível para o Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas de São Paulo avançam em uma solução acadêmica com células CAR-T para o tratamento de malignidades hematológicas. Os primeiros resultados de eficácia e segurança estão em artigo de Camila Donadei e colegas, publicado na Bone Marrow Transplantation (Nature), em trabalho que tem como autor sênior o hematologista Diego Villa Clé.

O receptor de antígeno quimérico (CAR) de células T anti-CD19 emergiu como potencial terapia curativa para malignidades de células B que falharam aos padrões de tratamento, com taxas de resposta de até 80% na leucemia linfoide aguda CD19 positiva e no linfoma difuso de grandes células B, em pacientes com doença recidivada ou refratária.

Nesta análise retrospectiva, Donadel et al. relatam os resultados do CAR-T acadêmico anti-CD19 em 20 pacientes com linfoma não Hodgkin de células B ((B-NHL) ou leucemia linfoide aguda de células B (B-ALL) tratados entre 2019 e 2023. O objetivo foi avaliar a incidência e gravidade de eventos adversos (EAs), como síndrome de liberação de citocinas (SRC), síndrome de neurotoxicidade associada a células efetoras imunes (ICANS), citopenias, coagulopatia e hipogamaglobulinemia, além da taxa de resposta, definida como resposta completa ou resposta parcial (B-NHL) ou blastos leucêmicos não detectados (B-ALL) nos dias 30 e 90 após a infusão celular.

Os resultados relatados na Bone Marrow Transplantation amparam a próxima etapa da pesquisa, o estudo clínico de fase 1/2 que vai incluir 81 pacientes com leucemia linfoide aguda de células B e linfoma não Hodgkin de células B, em cinco hospitais paulistas.

O Centro de Terapia Celular (CTC-USP), sediado no Hemocentro de Ribeirão Preto, foi o pioneiro nas pesquisas com células CAR-T no Brasil.

Referência: Donadel, C.D., De Santis, G.C., Gonçalves, T.E. et al. Safety and efficacy of a new academic CD19-directed CAR-T cell for refractory/relapsed non-Hodgkin lymphoma and acute lymphoblastic leukemia in Brazil. Bone Marrow Transplant (2024). https://doi.org/10.1038/s41409-024-02283-6


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519