28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2023

NATALEE: adição de ribociclibe à terapia hormonal melhora resultados no câncer de mama inicial

BARRIOS NET OKA adição de ribociclibe ao tratamento endócrino (RIB + TE) demonstrou benefício de sobrevida em pacientes pré e pós-menopausicas com câncer de mama metastático e doença receptor hormonal positivo, HER2 negativo (HR+ HER2-). Agora, RIB + TE também mostrou benefício no câncer de mama inicial (EBC) HR+ HER2-, como revelam os resultados do ensaio de fase III NATALEE (NCT03701334). Análise interina pré-planejada apresentada no ASCO`2023 mostrou que o estudo alcançou seu principal desfecho, diminuindo o risco de uma recorrência invasiva (aumentando o iDFS, da sigla em inglês), apoiando essa estratégia como possível nova opção de tratamento para esses pacientes. O estudo tem participação do oncologista brasileiro Carlos Barrios, do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e Grupo Oncoclínicas.

Este estudo de fase 3 (NATALEE) avaliou RIB+TE adjuvante em uma ampla população de pacientes com câncer de mama inicial HR+/HER2- estágio II ou III com risco intermediário alto de recorrência, incluindo pacientes sem envolvimento nodal (N0). Foram incluídos participantes homens e mulheres pré e pós-menopausicas, com bom status de desempenho (ECOG PS de 0-1) e doença estágio IIA (N0 com fatores de risco adicionais ou 1-3 linfonodos axilares [N1]), estágio IIB ou estágio III por AJCC (8ª ed).

“Além da inclusão de um perfil de risco mais abrangente do que estudos anteriores com a mesma classe de drogas, duas outras particularidades do estudo merecem ser destacadas. A primeira é que o inibidor de ciclina é administrado por um período mais longo (3 anos).  A segunda é que a dose do ribociclibe foi menor do que a administrada para pacientes na situação metastática”, observa Barrios.

Os pacientes elegíveis foram randomizados 1:1 para RIB (400 mg/dia; 3 semanas de uso/1 semana de descanso por 3 anos) + TE (letrozol 2,5 mg/dia ou anastrozol 1 mg/dia, por ≥ 5 anos) ou TE sozinho. Homens e mulheres na pré-menopausa também receberam goserrelina. A terapia endócrina (neo)adjuvante anterior foi permitida se iniciada ≤ 12 meses antes da randomização. Os fatores de estratificação foram status menopausal, estágio da doença, quimioterapia (neo) adjuvante anterior e região geográfica.

Esta análise interina pré-especificada de iDFS, definida pelos critérios STEEP (Standardized Definitions for Efficacy End Points), foi planejada após ≈ 425 eventos iDFS (≈ 85% do total de eventos planejados). O iDFS foi avaliado pelo método de Kaplan-Meier, e a comparação estatística foi feita por um teste de log-rank estratificado, com um limite definido por protocolo de P unilateral < 0,0128 para eficácia.

Resultados

De 10 de janeiro de 2019 a 20 de abril de 2021, 5.101 pacientes foram randomizados (RIB+TE, n = 2.549; TE isoladamente, n = 2.552). A partir do corte de dados (11 de janeiro de 2023), o acompanhamento mediano foi de 34 meses (min, 21 meses). Avaliação mais definitiva dos resultados a longo prazo ainda espera por mais acompanhamento já que somente 515 pacientes (20,2%) completaram os 3 anos de RIB. Um total de 3810 (74,7%) participantes permanecem recebendo tratamento no estudo (RIB+TE, n = 1984; TE isolada, n = 1826).

A iDFS foi avaliada após 426 eventos (RIB + TE, n = 189; TE isolada, n = 237). RIB + TE demonstrou iDFS significativamente mais longa do que TE isolada (HR, 0,748; 95% CI, 0,618-0,906; P = 0,0014).  As taxas de iDFS de 3 anos foram de 90,4% contra 87,1%.

O benefício de iDFS foi geralmente consistente entre os fatores de estratificação e outros subgrupos. Os desfechos secundários de sobrevida global, sobrevida livre de recorrência e sobrevida livre de doença à distância favoreceram consistentemente o tratamento com RIB.

Em relação à segurança, RIB a 400 mg mostrou perfil de segurança favorável, sem novos sinais de toxicidade.

“Ribociclibe adicionado ao tratamento endócrino padrão demonstrou benefício clínico e estatisticamente significativo, com melhoria na sobrevida livre de doença invasiva e perfil de segurança bem tolerado. Os resultados do NATALEE apoiam ribociclibe + TE como tratamento de escolha em uma ampla população de pacientes com câncer de mama precoce HR+/HER2− estágio II ou III, incluindo pacientes com doença N0”, observam os autores.

Ribociclibe é um inibidor de ciclinas (CDK4 e CDK6) que modulam o crescimento celular, incluindo o crescimento de células cancerígenas. É atualmente aprovado pela ANVISA e pela agência norte-americana Food and Drug Administration para tratar câncer de mama avançado ou metastático HR-positivo, HER2-negativo em combinação com um inibidor de aromatase para mulheres na pré-menopausa ou em combinação com fulvestranto na pós-menopausa.

Segundo Barrios, o estudo NATALEE representa um avanço para as pacientes que se apresentam com câncer de mama RH-positivo em estágios iniciais. “Dois aspectos importantes do estudo devem ser destacados. Primeiro, a inclusão de um grupo maior de pacientes quanto ao risco de recorrência. Isto amplia as possibilidades do benefício a um maior número de pacientes. Em segundo lugar, a duração do tratamento. Em estudos prévios, os inibidores de ciclinas haviam sido administrados por 1 ou 2 anos; aqui, a duração do tratamento foi de 3 anos (a duração do tratamento endócrino de base não se modifica)”, afirma.

“Os resultados desta análise são positivos e colocam ribociclibe como uma outra alternativa de tratamento para estas pacientes. Acompanhamento do estudo nos próximos meses e anos vai ser importante para qualificar os resultados e auxiliar a definir melhor quais as pacientes poderão ter maior ou menor benefício com esta combinação. Para nossa realidade brasileira, é importante levar em consideração os resultados do grupo controle e esforços que disponibilizem estes avanços para a maior quantidade possível de pacientes”, conclui.

Referência: LBA500: Phase III NATALEE trial of ribociclib + endocrine therapy as adjuvant treatment in patients with HR+/HER2− early breast cancer.
First Author: Dennis J. Slamon
Meeting: 2023 ASCO Annual Meeting
Session Type: Oral Abstract Session
Session Title: Breast Cancer—Local/Regional/Adjuvant
Track: Breast Cancer
Sub Track: Local-Regional Therapy
Clinical Trial Registration Number: NCT03701334
Citation: J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 17; abstr LBA500)
Abstract#: LBA500

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519