28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

WCLC 2023

Sistema de classificação modificado para adenocarcinomas pulmonares

erik thunnissen wclcUma abordagem modificada de classificação do adenocarcinoma pulmonar aumenta significativamente a reprodutibilidade e pode ser uma melhoria no atual sistema de classificação da Organização Mundial da Saúde. Erik Thunnissen (foto), do Departamento de Patologia do VU Medical Center, em Amsterdã, Holanda, apresentou os resultados do estudo na Sessão Presidencial do WCLC 2023.

O trabalho nasceu do reconhecimento do Comitê de Patologia da IASLC dos desafios em atribuir com precisão o status de invasão com base nos critérios descritos na classificação de adenocarcinomas pulmonares da OMS. O objetivo foi estabelecer uma linha de base e investigar o potencial para um sistema de classificação melhorado, auxiliado pela análise de biomarcadores

Thunnissen e colegas conduziram um estudo caso-controle envolvendo adenocarcinomas ressecados medindo até 3 cm (n=70) para avaliar o potencial de um sistema de classificação modificado. A classificação modificada levou em consideração o adenocarcinoma colapsado iatrogênico in situ, identificado através da coloração com elastina e citoqueratina 7. Os patologistas avaliaram inicialmente os casos de acordo com os critérios da OMS e depois passaram por um tutorial para pontuar os casos com base na classificação modificada. Uma análise de mapa de calor foi realizada para identificar áreas comumente ou menos frequentemente identificadas como invasivas.

O estudo contou com a participação de 42 patologistas de 13 países que avaliaram os casos em três rodadas. Os valores kappa para as três rodadas foram 0,27, 0,45 e 0,62, respectivamente. Estes resultados indicaram que os critérios padrão da OMS para determinar a invasão enfrentaram desafios na obtenção de resultados consistentes e reprodutíveis. No entanto, a classificação modificada exibiu reprodutibilidade notavelmente maior. Os patologistas apresentaram um aumento mais significativo na competência, refletido por um maior escore kappa, tanto quando avaliados cegamente (0,45) quanto com orientação (0,62). Os resultados sugeriram que a classificação revista supera as limitações dos critérios da OMS, abordando assim as preocupações sobre avaliações inconsistentes.

É importante ressaltar que a pesquisa revelou que os casos classificados com consenso de “não invasão” na segunda e terceira rodadas alcançaram uma taxa de sobrevida livre de recorrência (SLR) de 100%. O diagnóstico de adenocarcinoma in situ após ressecção com classificação modificada implica cura do paciente. Em contrapartida, com o diagnóstico de adenocarcinoma invasivo nestes casos baseado na classificação da OMS, o paciente tem que suportar a ansiedade da chance de recorrência.

Reforçando ainda mais a classificação modificada, foram realizadas análises de biomarcadores associados à invasão e a resultados desfavoráveis. Estas análises revelaram correlações intrigantes, incluindo uma baixa taxa de proliferação no adenocarcinoma in situ em comparação com adenocarcinomas invasivos e a presença de mutações TP53 em adenocarcinomas invasivos, sublinhando o seu papel como eventos de fase tardia.

“Nossas descobertas sugerem que a classificação modificada do adenocarcinoma aumenta significativamente a reprodutibilidade e se alinha melhor com a realidade clínica. Esses resultados abrem novos caminhos para refinar nossa compreensão desses tipos de câncer e melhorar o atendimento ao paciente”, destacaram os autores. “Essas descobertas podem permitir um diagnóstico e decisões de tratamento mais confiáveis para pacientes com adenocarcinomas pulmonares”, concluíram.

Referência: PL03.07. Invasion or No Invasion, That’s the Question. A Large Reproducibility Study in Pulmonary Adenocarcinoma, Supporting a Modified Classification.E. Thunnissen, H. BLAAUWGEERS, F. Filipello, B. Lissenberg-Witte, Y. Minami, M. Noguchi, J. Le Quense, M.G. Papotti, D. Flieder, G. Pelosi, I. Sansano, S. Berezowska, A. Ryška, L. Brcic, N. Motoi, Y. Nakatani, C. Kuempers, P. Hofman, V. Hofman, V. Grotnes Dale, G. Rossi, F. Ambrosi, D. Matsubara, Y. Ishikawa, B. Weynand, F. Calabrese, F. Pezzuto, I. Kern, S. Nicholson, A-L. Mutka, S. Dacic, M.B. Beasley, G. Arrigoni, W. Timens, M. Ooft, M. Brinkhuis, N. Bulkmans, R. Britstra, W. Vreuls, K. Jones, J. von der Thüsen, H. Hager, S. Perner, D. Moore, D.G. Leonte, S. Al-Janabi, A. Schønau, A. Stenzinger, D. Kazdal
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519