28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ELCC 2024

Dados preliminares apoiam o perfil de segurança da sequência DEDALUS

andrea filippiAndrea Riccardo Filippi (foto), Diretor de Radioterapia da Fundação IRCCS Policlinico San Matteo, Itália, apresentou no ELCC 2024 a análise preliminar de segurança do estudo de fase 2 DEDALUS, que avalia quimioimunoterapia de indução seguida de radioterapia hipofracionada (RT) desintensificada mais durvalumabe, seguida de manutenção com durvalumabe em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) irressecável em estágio III, considerados não elegíveis para quimiorradioterapia concomitante. Os resultados apoiam a sequência experimental e indicam a viabilidade e tolerabilidade do estudo DEDALUS.

Neste estudo de fase 2, de braço único (NCT05128630), foram inscritos pacientes com CPCNP irressecável em estágio III, considerados não elegíveis para quimiorradioterapia concomitante, com tumores com qualquer expressão de PD-L1 e EGFR/ALK negativo. Após 3 ciclos de QT-durvalumabe, os respondedores (SD, CR, PR) receberam RT torácica hipofracionada (45 Gy durante três semanas) com durvalumabe concomitante, seguido de manutenção com durvalumabe por até 12 meses, ou até progressão. O endpoint primário foi a segurança, definida como a incidência de eventos adversos possivelmente relacionados (PRAES) nos primeiros seis meses a partir da primeira dose de durvalumabe. A comparação de referência será feita com segurança e eficácia do PACIFIC-6, usando critérios de inclusão/exclusão idênticos.

O primeiro paciente foi triado em fevereiro de 2022. No momento da extração dos dados, 21 pacientes foram triados e 20 inscritos em 3 centros italianos. Características basais: idade média de 71 (51-84 anos); 11 homens e 9 mulheres. Todos eram tabagistas, 8 com histologia escamosa e 12 não escamosa; 4 estágio IIIA, 13 IIIB, 3 IIIC; PD-L1 foi negativo em 7, 1-49% em 6 e ≥ 50% em 5 (2 não disponíveis).

A análise preliminar de segurança mostra que dois pacientes (10%) apresentaram PRAES grau 3/4 durante a fase de indução (dois neutropenias com sepse), levando à interrupção permanente. Outros dois pacientes tiveram eventos adversos graves de grau 3 não relacionados ao tratamento, mas que levaram à descontinuação. Os pesquisadores observaram 5 progressões da doença (1 durante a indução, 2 antes da RT, 1 pós-RT e 1 durante a manutenção). Nove pacientes ainda estão em tratamento, sem PRAES registrado. Dois pacientes estão em acompanhamento.

Esta análise preliminar de segurança apoia a viabilidade e tolerabilidade da sequência DEDALUS. O estudo continua a inscrever pacientes, coletando também amostras de sangue longitudinais para medição de ctDNA na linha de base, após a quimiorradioterapia e na progressão.

Referência: 125P - Preliminary analysis on safety of the DEDALUS phase II trial: Induction chemo-durvalumab followed by reduced-dose radiotherapy and maintenance durvalumab for patients with unresectable stage III NSCLC (ID 146)
Speaker: Andrea Riccardo Filippi (Milan, Italy)
Date: Fri, 22.03.2024
Time:  12:00 - 12:45
Location:  Congress Hall Foyer

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519