27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Gilead planeja adquirir os direitos globais remanescentes do sacituzumabe govitecana

Parceria NET OK 1Em agosto, a Gilead Sciences anunciou um acordo com a Everest Medicines para transferir à Gilead todos os direitos de desenvolvimento e comercialização de sacituzumabe govitecana na Grande China, Coreia do Sul, Singapura, Indonésia, Filipinas, Vietnã, Tailândia, Malásia e Mongólia. Sacituzumabe govitecana é um conjugado droga-anticorpo de primeira classe direcionado ao Trop-2, um antígeno de superfície celular altamente expresso em múltiplos tipos de tumor, incluindo mais de 90% dos cânceres de mama e bexiga.

Em abril de 2019, a Everest Medicines e a Immunomedics celebraram um acordo que concedia à Everest Medicines uma licença exclusiva para desenvolver e comercializar o ADC sacituzumabe govitecana na Grande China, Coreia do Sul, Singapura, Indonésia, Filipinas, Vietnã, Tailândia, Malásia e Mongólia, excluindo Japão. A Gilead adquiriu a Immunomedics em outubro de 2020 e criou um programa de desenvolvimento clínico global extenso, incluindo a investigação de sacituzumabe govitecana como monoterapia e em novas combinações, em diversas doenças que incluem câncer de pulmão de células não pequenas, câncer urotelial metastático e tumores gastrointestinais.

Na China continental e em Singapura, sacituzumabe govitecana está aprovado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama triplo-negativo (TNBC) irressecável, localmente avançado ou metastático que receberam duas ou mais terapias sistêmicas anteriores, sendo pelo menos uma delas para doença metastática. Solicitações de registro de sacituzumabe govitecana junto aos órgãos reguladores em Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan estão atualmente em revisão.

"Sacituzumabe govitecana está aprovado para o tratamento de TNBC metastático em mais de 35 países e é uma das bases do nosso portfólio em tumores sólidos. Estamos ansiosos para avançar rapidamente nosso programa de desenvolvimento na Ásia e concretizar o potencial clínico do sacituzumabe govitecana em diversos tipos de tumor", disse Bill Grossman, vice-presidente sênior, pesquisa clínica em oncologia da Gilead Sciences.

Sob os termos do novo acordo, a Gilead irá realizar um pagamento antecipado de US$ 280 milhões para a Everest. Além disso, a Everest é elegível para receber até US$ 175 milhões em possíveis pagamentos adicionais mediante o cumprimento de certos marcos regulatórios e comerciais. A Gilead também terá a oportunidade de recrutar funcionários da Everest que trabalham diretamente no programa de sacituzumabe govitecana. Espera-se que a transação seja efetivada posteriormente neste ano e ela estará sujeita a condições habituais de fechamento, incluindo aprovação pelos acionistas da Everest.

Sacituzumabe govitecana está aprovado em mais de 35 países, com múltiplas revisões regulatórias adicionais em andamento no mundo todo para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama triplo-negativo (TNBC) irressecável localmente avançado ou metastático que receberam duas ou mais terapias sistêmicas prévias, sendo menos uma delas para doença metastática. O sacituzumabe govitecana também está aprovado nos EUA sob a via de aprovação acelerada para o tratamento de pacientes adultos com câncer urotelial (UC) localmente avançado ou metastático que receberam previamente uma quimioterapia contendo platina e um inibidor de PD-1 ou PD-L1.

O ADC também está sendo estudado em outras populações com TNBC e UC metastáticos, assim como uma gama de tipos de tumores em que o Trop-2 é altamente expresso, incluindo câncer de mama metastático HR-positivo/HER2-negativo, câncer de pulmão de células não pequenas metastático, câncer de pulmão de células pequenas metastático (SCLC), câncer de cabeça e pescoço e câncer endometrial.

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519