19092021Dom
AtualizadoDom, 19 Set 2021 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Sexo, estágio clínico e tipo histológico também explicam as diferenças internacionais na sobrevida de câncer de pulmão

guilherme harada bxO câncer de pulmão tem um prognóstico ruim que varia internacionalmente de acordo com os dois principais subtipos histológicos: células não pequenas (CPCNP) e células pequenas (CPCP). Agora, estudo multicêntrico publicado online no periódico Thorax indica que sexo, tipo histológico e estágio ao diagnóstico também explicam as diferenças internacionais no cenário do câncer de pulmão. Guilherme Harada (foto), oncologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e clinical fellow no Memorial Sloan Kettering Cancer Center (Nova Iorque/EUA), comenta os resultados.

Neste estudo (ICBP SURVMARK-2), os pesquisadores consideraram 236.114 casos de CPCNP e 43.167 casos de CPCP diagnosticados de 2010 a 2014 na Austrália, Canadá, Dinamarca, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega e Reino Unido. A sobrevida líquida (SL) padronizada por idade em um e em três anos foi estimada por sexo, tipo histológico, estágio e país.

Resultados

 A SL em um ano e em 3 anos foi consistentemente mais alta no Canadá e na Noruega, e mais baixa no Reino Unido, Nova Zelândia e Irlanda, independentemente do estágio ao diagnóstico. A SL em três anos para CPCNP variou de 19,7% para o Reino Unido a 27,1% para o Canadá para homens e foi consistentemente maior para mulheres (25,3% no Reino Unido; 35,0% no Canadá), em parte porque os homens foram diagnosticados em estágios mais avançados. As diferenças internacionais na sobrevida para CPCNP foram maiores para o estágio regional e menores no estágio avançado. Para CPCP, a SL em 3 anos também mostrou uma vantagem para a população feminina, sendo maior para o Canadá (13,8% para mulheres; 9,1% para homens) e Noruega (12,8% para mulheres; 9,7% para homens).

“O estágio ao diagnóstico de câncer de pulmão diferiu por sexo, subtipo histológico e país, o que pode explicar em parte as diferenças de sobrevida observadas. No entanto, diferenças de sobrevida também foram observadas em estágios equivalentes, indicando que a qualidade do tratamento, fatores do sistema de saúde e prevalência de comorbidades também podem influenciar a sobrevida. Outras explicações possíveis incluem diferenças na prática de coleta de dados, bem como na verificação histológica e estadiamento”, afirmam os autores.

Segundo Harada, este é um importante projeto internacional que busca avaliar diferenças no tratamento e desfechos clínicos dos pacientes com câncer de pulmão. “Sexo, estágio clínico e tipo histológico sabidamente influenciam nos desfechos oncológicos em câncer de pulmão. Mas o estudo destaca os diferentes desfechos mesmo entre países desenvolvidos. As diferenças apresentadas só reforçam a importância de coletarmos nossos próprios dados para que possamos desenvolver medidas específicas para nossa população”, avalia.

O projeto SURVMARK- 2 da Agência internacional de pesquisa em câncer (IARC) tem o objetivo de avaliar a sobrevida ao câncer em países com economias desenvolvidas e tem apoio da International Cancer Benchmarking Partnership (ICBP).

Referência: Araghi M, Fidler-Benaoudia M, Arnold M, Rutherford M, Bardot A, Ferlay J, Bucher O, De P, Engholm G, Gavin A, Kozie S, Little A, Møller B, St Jacques N, Tervonen H, Walsh P, Woods R, O'Connell DL, Baldwin D, Elwood M, Siesling S, Bray F, Soerjomataram I; ICBP SURVMARK-2 Local Leads; ICBP SURVMARK-2 Academic Reference Group; ICBP Clinical Committee–Lung; ICBP SurvMark-2 Academic Reference GroupICBP SurvMark-2 academic reference group; ICBP Clinical Committee – LungICBP clinical Committee – lung. International differences in lung cancer survival by sex, histological type and stage at diagnosis: an ICBP SURVMARK-2 Study. Thorax. 2021 Jul 19:thoraxjnl-2020-216555. doi: 10.1136/thoraxjnl-2020-216555. Epub ahead of print. PMID: 34282033.

 


Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519