28042024Dom
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Escore prognóstico de Glasgow modificado no câncer renal metastático

RIM NET OK HORIZONTALNa era da imuno-oncologia, as mudanças longitudinais na resposta inflamatória sistêmica, medidas pela proteína C-reativa e pela albumina no escore prognóstico de Glasgow modificado (mGPS), podem prever respostas e desfechos em pacientes com carcinoma de células renais metastático (mRCC)?

Análise post hoc, realizada de outubro de 2022 a abril de 2023, avaliou o desempenho prognóstico e preditivo do mGPS em pacientes com mRCC tratados com atezolizumabe (mais bevacizumabe) ou sunitinibe em 2 ensaios clínicos randomizados: o estudo IMmotion151 de fase 3 (coorte de descoberta) e o estudo IMmotion150 de fase 2 (coorte de validação).

Os resultados foram a sobrevida livre de progressão (SLP) avaliada pelo investigador de acordo com os Critérios de Avaliação de Resposta em Tumores Sólidos (RECIST), versão 1.1 e a sobrevida global (SG). Os pesquisadores compararam o valor prognóstico do mGPS durante o tratamento com o estadiamento radiológico, usando o RECIST avaliado pelo Comitê de Revisão Independente (IRC-RECIST) para garantir a alta qualidade dos dados.

“Validamos nossos achados em 2 ensaios clínicos independentes (IMmotion150  e 151) em pacientes com mRCC tratados em primeira linha. Além disso, demonstramos que o mGPS teve alto valor prognóstico já 6 semanas após o início do tratamento, fornecendo informações valiosas bem antes do estadiamento radiológico, que normalmente é iniciado após 12 semanas. Portanto, a avaliação do mGPS no início do tratamento pode permitir que os médicos identifiquem os pacientes com maior risco de progressão para ajustar seu tratamento ou iniciar uma avaliação radiológica mais precoce”, destacam Saal e colegas, em artigo no Jama Oncology.

No cenário de tratamento de primeira linha do mRCC, os autores demonstraram que a avaliação do mGPS basal é útil e pode ser facilmente implementada na prática. “Nossos resultados fornecem uma forte justificativa para integrar o mGPS durante o tratamento na prática clínica de rotina para melhorar o monitoramento do paciente. Além disso, como a PCR atualmente não é determinada rotineiramente na linha de base na maioria dos grandes estudos randomizados, propomos que a medição da PCR na linha de base e a PCR precoce durante o tratamento sejam incluídas em futuros protocolos de ensaios clínicos para validar ainda mais o uso de marcadores durante o tratamento em diferentes tratamentos e populações de pacientes”, argumentam.

Referência: Saal J, Bald T, Eckstein M, et al. Integrating On-Treatment Modified Glasgow Prognostic Score and Imaging to Predict Response and Outcomes in Metastatic Renal Cell Carcinoma. JAMA Oncol. Published online June 22, 2023. doi:10.1001/jamaoncol.2023.1822

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519