03052024Sex
AtualizadoSex, 03 Maio 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Risco de câncer entre mulheres com síndrome dos ovários policísticos dobra após a menopausa

OvarioAs mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) não correm maior risco de câncer de ovário do que aquelas sem a condição hormonal comum, mas aquelas com SOP que passaram pela menopausa têm duas vezes mais risco de serem diagnosticadas com câncer de ovário.

Os dados baseados em quase dois milhões de mulheres foram apresentados na 39ª reunião anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) e publicados simultaneamente no International Journal of Cancer.

A associação entre a síndrome dos ovários policísticos e tumores ovarianos epiteliais é biologicamente plausível, pois condições inerentes à SOP, como excesso de hormônios androgênicos, fatores reprodutivos e obesidade também são fatores de risco para esses tumores sensíveis a hormônios. No entanto, estudos anteriores mostraram resultados conflitantes.

Neste estudo de coorte de base populacional, os pesquisadores avaliaram a associação entre SOP e tumores ovarianos epiteliais, em análise que incluiu todas as mulheres nascidas na Dinamarca entre 1º de janeiro de 1940 e 31 de dezembro de 1993 (n = 1 719 304). Diagnósticos de SOP, câncer de ovário e diagnóstico de tumor de ovário borderline, covariáveis, migração e estado vital foram obtidos dos registros nacionais dinamarqueses. Modelos de regressão de risco proporcional de cox ajustados foram usados para calcular a razão de risco (HRs) e intervalos de confiança de 95% (IC) para câncer de ovário epitelial e para tumores ovarianos borderline, bem como para subtipos histológicos separadamente.

Em um seguimento mediano de 26 anos, foram identificadas 6.490 mulheres com câncer de ovário e 2.990 mulheres com tumores ovarianos borderline. No geral, não foram observadas associações marcantes entre o diagnóstico de SOP e câncer de ovário epitelial geral ou tumores ovarianos epiteliais borderline, independentemente do tempo desde o diagnóstico. No entanto, os pesquisadores encontraram risco aumentado de câncer de ovário entre mulheres na pós-menopausa com SOP (HR 2,28 95% CI 1,02-5,09), assim como um risco aumentado de tumores ovarianos borderline serosos (HR 2,34 95% CI 1,21-4,53) em mulheres com SOP em comparação com mulheres sem SOP.

A principal autora, Clarissa Frandsen, destaca que  este é o primeiro grande estudo desse tipo e deve servir de alerta para a maior conscientização ao cuidar da saúde de pacientes com SOP, que afeta cerca de uma em cada dez mulheres. Frandsen esclarece que a probabilidade de mulheres com SOP desenvolverem câncer de ovário é baixa. No entanto, ela disse que as diretrizes clínicas para gerenciar as consequências de saúde a longo prazo para pacientes com SOP devem incluir recomendações sobre o risco potencial de câncer de ovário.

  “Nossos resultados e os de estudos anteriores devem ser levados em consideração ao revisar as diretrizes sobre como gerenciar a saúde de mulheres com SOP a longo prazo”, destacou Frandsen, do Centro de Pesquisa da Sociedade Dinamarquesa do Câncer em Copenhaguen, Dinamarca. “Infelizmente, não há triagem eficaz para a detecção precoce do câncer de ovário. Tanto os pacientes quanto os médicos se beneficiarão com o conhecimento aprimorado dos riscos potenciais à saúde a longo prazo associados à SOP”, acrescentou.

O câncer de ovário não é tão prevalente quanto o câncer de mama, mas é três vezes mais mortal. A análise do Centro Dinamarquês de Pesquisa do Câncer e do Hospital Herlev, na Dinamarca, concentrou-se no câncer de ovário epitelial, responsável pela maioria (90%) dos tumores ovarianos.

Referências:

[1] Risk of epithelial ovarian tumours among women with polycystic ovary syndrome (PCOS): A nationwide population-based cohort study”, presented by Clarissa Frandsen, session 03: New Concepts: PCOS, Hall D3, 10.45 hrs CEST, Monday 26 June 2023.

[2] Clarissa L.B. Frandsen, Pernille F. Svendsen, Bugge Nøhr, Kakob H. Viuff, Thomas Maltesen, Susanne K. Kjær, Allan Jensen. “Risk of epithelial ovarian tumors among women with polycystic ovary syndrome: A nationwide population-based cohort study”. International Journal of Cancer. 2023;1-11. Doi: 10.1002/ijc.34574

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519