27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Enfortumabe vedotina + pembrolizumabe no câncer urotelial avançado

bexiga 2020Enfortumabe vedotina (EV) e pembrolizumabe (Pembro) individualmente mostraram benefício de sobrevida no câncer urotelial no cenário de segunda linha na doença localmente avançada ou metastática (la/mUC) + la/mUC. Análise de O`Donnell et al. publicada online 27 de junho no Journal of Clinical Oncology (JCO) mostra resultados do ensaio que avalia EV mais Pembro (EV + Pembro) na primeira linha de tratamento de pacientes com la/mUC.

Pacientes com câncer urotelial localmente avançado ou metastático (la/mUC) que não são elegíveis para terapia baseada em cisplatina têm opções limitadas de tratamento de primeira linha (1L) e necessidade significativa de terapias aprimoradas. O`Donnell e colegas avaliaram uma coorte do estudo EV-103 de fase Ib/II (coorte K), que considerou pacientes inelegíveis para cisplatina com la/mUC sem tratamento prévio, randomizados 1:1 para receber EV como monoterapia ou em combinação com Pembro. O endpoint primário foi a taxa de resposta objetiva confirmada (cORR) por revisão central independente cega. Endpoints secundários incluíram duração da resposta (DOR) e dados de segurança. Não houve comparações estatísticas formais entre os braços de tratamento.

Os resultados relatados no JCO mostram que a cORR foi de 64,5% (95% CI, 52,7 a 75,1) e 45,2% (95% CI, 33,5 a 57,3) para pacientes tratados com EV + Pembro (N = 76) e monoterapia EV (N = 73), respectivamente. A duração de resposta mediana não foi alcançada para a combinação e foi de 13,2 meses para monoterapia; 65,4% e 56,3% dos pacientes que responderam à combinação e monoterapia, respectivamente, mantiveram uma resposta em 12 meses.

Em relação à segurança, os autores descrevem que os eventos adversos relacionados ao tratamento de grau 3 ou superior mais frequentes em pacientes tratados com a combinação foram erupção cutânea maculopapular (17,1%), fadiga (9,2%) e neutropenia (9,2%). Eventos adversos relacionados ao tratamento de interesse especial (qualquer grau) no braço de combinação incluíram reações cutâneas (67,1%) e neuropatia periférica (60,5%).

Em conclusão, a combinação EV + Pembro como primeira linha no câncer urotelial metastático ou localmente avançado mostrou alta taxa de resposta objetiva confirmada de 64,5% e respostas rápidas e duradouras, com 65,4% dos respondentes mantendo resposta em 12 meses (estimativa de Kaplan-Meier).  Os pacientes que receberam monoterapia EV tiveram resposta e perfil de segurança consistentes com estudos anteriores. Os eventos adversos para EV + Pembro foram administráveis, sem novos sinais de segurança observados.

Referência: Enfortumab Vedotin With or Without Pembrolizumab in Cisplatin-Ineligible Patients With Previously Untreated Locally Advanced or Metastatic Urothelial Cancer - Peter H. O'Donnell, Jonathan E. Rosenberg et al - DOI: 10.1200/JCO.22.02887 Journal of Clinical Oncology. Published online June 27, 2023.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519