28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Carga global da LMA em adultos

sangue ash22Estudo de Jani et al. publicado no JCO Global Oncology analisou as tendências de leucemia mieloide aguda (LMA), considerando a carga global e da União Europeia entre 1990 e 2019. Os resultados fornecem uma análise abrangente da epidemiologia da LMA, destacando o aumento global na incidência e na mortalidade, mas também na melhoria das tendências de sobrevida, apesar da estagnação recente.

A LMA é responsável por 80% da leucemia aguda em adultos. “Embora tenha havido progresso no tratamento de pacientes mais jovens nas últimas duas décadas, até recentemente a melhoria foi limitada em pacientes mais velhos”, destacam os autores.

Nesta análise, Jani e colegas examinaram as taxas de incidência padronizadas por idade (TIPI)), taxas de mortalidade padronizadas por idade (TMPI) e anos de vida ajustados por incapacidade e estratificados por sexo, a partir da base de dados do Global Burden of Disease Study. As tendências foram comparadas por método estatístico (joinpoint), assim como foi analisada a razão entre mortalidade e incidência.

As conclusões mostram aumento global na incidência de LMA para ambos os sexos entre 1990 e 2019. Na UE15+, a maioria dos países apresentou aumento nas taxas de incidência padronizadas por idade, em ambos os sexos. Para pacientes do sexo masculino, a comparação joinpoint revelou que a TIPI aumentou globalmente de forma constante até 2010, permaneceu estável até 2015, seguida de um declínio até 2019. Tendências semelhantes foram observadas na população feminina.

Em relação às taxas de mortalidade padronizadas por idade, os autores descrevem que, embora tenha havido aumento global e na maioria dos países da UE15+ no período analisado, houve diminuição estatisticamente significativa nos últimos anos. A razão entre mortalidade e incidência melhorou globalmente em ambos os sexos.

Na estratificação etária, a carga de LMA foi maior entre os grupos mais velhos (55 anos ou mais), enquanto as taxas mais baixas foram observadas em menores de 20 anos.

“Os resultados do nosso estudo indicam aumento global na incidência e mortalidade de LMA em ambos os sexos e queda na razão entre mortalidade e incidência de 1990 a 2019, sugerindo aumento de sobrevida. No entanto, a análise de joinpoint mostra que entre as mulheres não houve alteração na razão entre mortalidade e incidência na última década, assim como não houve redução entre mortalidade e incidência entre os homens nos últimos 4 anos, indicando um patamar nas tendências de sobrevida, apesar dos avanços recentes”, concluem os autores.

Referência: DOI: 10.1200/GO.23.00229 JCO Global Oncology no. 9 (2023) e2300229. Published online November 22, 2023.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519