28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

PROFILES: Diferenças socioeconômicas e QVRS em sobreviventes de câncer

idosa 2021 bxCuidados direcionados são necessários para sobreviventes de câncer com qualidade de vida relacionada à saúde prejudicada, especialmente entre aqueles com pior condição socioeconômica. Os resultados são de análise do estudo PROFILES publicada no Journal of Cancer Survivorship.

Este estudo investiga a associação entre posição socioeconômica (do inglês, SEP - socioeconomic position) e qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) em uma coorte transversal de sobreviventes de câncer e compara com indivíduos livres de câncer.

Sobreviventes de câncer colorretal, hematológico, ginecológico, de próstata, tireoide e melanoma diagnosticados entre 2000 e 2014 foram identificados no registro PROFILES, e uma população livre de câncer de mesma idade e sexo foi identificada no painel CentER. Qualidade de vida relacionada à saúde, escolaridade e comorbidade foram autorreferidas.

A regressão logística multivariada foi utilizada para examinar associações da posição socioeconômica (medida por educação e renda) e qualidade de vida relacionada à saúde prejudicada entre sobreviventes de câncer e a população livre de câncer, ajustando para idade, sexo e tempo desde o diagnóstico.

Resultados

Foram incluídos 6.693 sobreviventes de câncer e 565 pessoas livres de câncer. Sobreviventes de câncer com SEP baixo versus médio relataram com mais frequência QVRS prejudicada (odds ratio (OR) para todos os resultados de QVRS, 1,06–1,78 para menor escolaridade e 0,94–1,56 para baixa renda). Sobreviventes com SEP alto em comparação com médio relataram QVRS prejudicada com menos frequência (faixa OR para todos os resultados de QVRS, 0,46–0,81 para menor escolaridade e 0,60–0,84 para baixa renda). A associação entre posição socioeconômica e qualidade de vida relacionada à saúde foi semelhante na população pareada sem câncer.

“Posição socioeconômica menos favorecida foi associada com comprometimento da qualidade de vida relacionada à saúde tanto em sobreviventes de câncer quanto em indivíduos livres de câncer”, concluíram os autores.

Referência: Levinsen, A.K.G., van de Poll-Franse, L., Ezendam, N. et al. Socioeconomic differences in health-related quality of life among cancer survivors and comparison with a cancer-free population: a PROFILES study. J Cancer Surviv (2023). https://doi.org/10.1007/s11764-023-01494-y

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519