27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

EMA avalia datopotamabe deruxtecana no CPCNP avançado e no câncer de mama HR+, HER2-

emaA Agência Europeia de Medicamentos (EMA) validou dois pedidos de autorização para comercialização (MAAs) de datopotamabe deruxtecana (Dato-DXd, AstraZeneca/Daiichi Sankyo): para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado ou metastático que necessitam de terapia sistêmica após tratamento prévio; e para adultos com câncer de mama receptor hormonal positivo (HR+), HER2-negativo irressecável ou metastático não elegíveis para terapia endócrina e que receberam pelo menos uma terapia sistêmica adicional. Os pedidos são baseados nos resultados nos ensaios de Fase 3 TROPION-Lung01 e TROPION-Breast01, apresentados em Sessão Presidencial no ESMO 2023.

Datopotamab-deruxtecan (Dato-DXd) é um conjugado anticorpo-medicamento (ADC) que consiste em um anticorpo monoclonal humanizado anti-TROP2 igG1, um ligante clivável à base de tetrapeptídeo e um inibidor citotóxico da topoisomerase I.

TROPION-Lung01 é um ensaio de Fase 3 global, randomizado, multicêntrico e aberto que avalia a eficácia e segurança de datopotamabe deruxtecana versus docetaxel em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC) localmente avançado ou metastático com e sem alterações genômicas acionáveis que necessitam de terapia sistêmica após tratamento prévio.

Pacientes com alterações genômicas acionáveis foram previamente tratados com quimioterapia à base de platina e uma terapia-alvo aprovada. Pacientes sem alterações genômicas acionáveis conhecidas foram previamente tratados, em combinação ou sequencialmente, com quimioterapia à base de platina e um inibidor de PD-1 ou PD-L1.

Os endpoints primários duplos do TROPION-Lung01 são a sobrevida livre de progressão (SLP), avaliada por revisão central independente cega (BICR) e a sobrevida global (SG). Os principais endpoints secundários incluem SLP avaliada pelo investigador, taxa de resposta objetiva (ORR), duração da resposta (DoR), tempo de resposta, taxa de controle da doença (DCR), conforme avaliado pelo BICR e pelo investigador, e segurança. TROPION-Lung01 inscreveu aproximadamente 600 pacientes na Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul.

TROPION-Breast01

TROPION-Breast01 é um ensaio de Fase 3 global, randomizado, multicêntrico e aberto que avalia a eficácia e segurança do datopotamabe deruxtecana versus a quimioterapia de agente único de escolha do investigador (eribulina, capecitabina, vinorelbina ou gencitabina) em pacientes com câncer de mama HR+, HER2-negativo (IHC 0, IHC 1+ ou IHC 2+/ISH-) que progrediram e não são adequados para terapia endócrina de acordo com a avaliação do investigador e que receberam pelo menos uma terapia sistêmica adicional para doença irressecável ou metastática.

Os endpoints primários duplos do TROPION-Breast01 são SLP conforme avaliado por BICR e SG. Os principais endpoints secundários incluem ORR, DoR, SLP avaliada pelo investigador, DCR, tempo até a primeira terapia subsequente e segurança. O TROPION-Breast01 inscreveu mais de 700 pacientes na África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul.

“A validação da EMA é um primeiro passo importante para levar este conjugado anticorpo-medicamento com anticorpo dirigido a TROP2 a pacientes europeus com câncer de pulmão de células não pequenas não escamoso e câncer de mama HR-positivo, HER2-negativo. Esta notícia é baseada no recente progresso regulamentar nos EUA, onde o pedido de câncer de pulmão foi aceito e o de câncer de mama está em curso, demonstrando nosso compromisso em mudar o padrão de cuidados através do desenvolvimento de novos medicamentos para ajudar o maior número possível de pacientes em todo o mundo", afirmou Ken Takeshita, Head global de Pesquisa e Desenvolvimento da Daiichi Sankyo.

“Nossa ambição é que datopotamabe deruxtecana melhore e substitua a quimioterapia convencional no tratamento de vários tipos de câncer. A dupla validação atual das nossas aplicações nos tumores de pulmão e mama traz este potencial medicamento um passo mais próximo da redefinição das expectativas de tratamento para pacientes com dois dos tumores mais comuns”, concluiu Susan Galbraith, vice-presidente executiva de pesquisa e desenvolvimento em oncologia da AstraZeneca, em comunicado divulgado pela farmacêutica.

Leia mais sobre os estudos TROPION-Lung01 e TROPION-Breast01

TROPION-Lung01: Dato-DXd mostra benefício de SLP no câncer de pulmão avançado

Dato-DXd é nova opção no câncer de mama HR+/HER2-

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519