28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA aprova novo combo no CPCNP

fda approvedA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou amivantamabe (Rybrevant®) mais carboplatina e pemetrexede como primeira linha de tratamento para câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP), em pacientes com doença localmente avançada ou metastática com receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) com mutações de inserção no exon 20. A decisão da FDA foi conduzida no âmbito do Projeto Orbis, iniciativa que ampara a submissão e revisão simultânea de medicamentos oncológicos entre parceiros internacionais, e contou com a colaboração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Anunciada em 1º de março, a aprovação do novo combo foi baseada nos resultados do ensaio clínico de fase 3 PAPILLON (NCT04538664). Neste estudo randomizado, aberto e multicêntrico, 308 pacientes com CPCNP com mutações de inserção no éxon 20 do EGFR foram randomizados (1:1) para receber amivantamabe com carboplatina e pemetrexede ou carboplatina e pemetrexede. O principal endpoint primário de eficácia foi a sobrevida livre de progressão (SLP), avaliada por revisão central independente e cega. A sobrevida global (SG) foi um endpoint secundário.

Os resultados mostraram melhora significativa na SLP com amivantamabe mais carboplatina e pemetrexede em comparação com carboplatina e pemetrexede isoladamente, com uma razão de risco de 0,40 (intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,30–0,53; P < 0,0001). A mediana de SLP foi de 11,4 meses (IC 95%: 9,8–13,7 meses) no grupo de amivantamabe em comparação com 6,7 meses (IC 95%: 5,6–7,3 meses) no grupo controle. Os dados de SG não estavam maduros no momento da análise.

Em relação ao perfil de segurança, 42% dos pacientes no grupo do amivantamabe sofreram interrupções da dose e 15% descontinuaram o tratamento. As reações adversas mais comuns, que ocorreram em pelo menos 20% dos pacientes no grupo de combinação de amivantamabe, incluíram erupção cutânea, toxicidade ungueal, estomatite, reação relacionada à infusão, fadiga, edema, constipação, diminuição do apetite, náusea, diarreia e vômitos.

Referência: https://www.fda.gov/drugs/resources-information-approved-drugs/fda-approves-amivantamab-vmjw-egfr-exon-20-insertion-mutated-non-small-cell-lung-cancer-indications

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519