27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Malignidades secundárias em sobreviventes de linfoma de células do manto

sangue ash22Sobreviventes de linfoma de células do manto apresentam risco aumentado de malignidades secundárias, particularmente se tratados com R-bendamustina, e os fatores de risco incluem idade avançada, sexo masculino e histórico familiar de linfoma. O hematologista Nelson Hamerschlak (foto), do Hospital Israelita Albert Einstein, analisa os resultados do estudo publicado no European Journal of Cancer, que descreve a carga de malignidades secundárias nessa população.

Com os avanços terapêuticos, os pacientes com linfoma de células do manto (LCM) experimentam com mais frequência uma remissão duradoura, resultando em uma população crescente de sobreviventes de longo prazo. Os cuidados de acompanhamento incluem a identificação e o manejo dos efeitos tardios relacionados ao tratamento, como malignidades secundárias.

Neste estudo de base populacional, Abalo et al. descrevem a carga de malignidades secundárias em pacientes com LCM. Foram incluídos pacientes com diagnóstico primário de LCM com idade ≥18 anos diagnosticados na Suécia entre 2000-2017, além de até 10 comparadores pareados.

O seguimento foi de doze meses após o diagnóstico/correspondência até a morte, emigração ou dezembro de 2019, o que ocorreu primeiro. As taxas de SM entre pacientes e comparadores foram estimadas usando o método Anderson-Gill (contabilizando eventos repetidos) e apresentadas como razão de risco (HR) com intervalos de confiança (IC) de 95% ajustados para idade no momento do diagnóstico, ano civil, sexo e número de eventos anteriores.

Os resultados mostram que 1.452 pacientes e 13.992 comparadores foram acompanhados durante 6,6 anos, em média. Entre os pacientes, os autores descrevem que 230 (16%) desenvolveram pelo menos uma malignidade secundária (MS) e 264 MS foram observadas. Em relação aos comparadores, os pacientes tiveram uma taxa mais alta de SM, HRadj=1,6 (IC 95%: 1,4–1,8), assim como foram observadas taxas mais altas em todos os grupos de tratamento primário: o protocolo Nordic-MCL2, R-CHOP, R-bendamustina, ibrutinibe, lenalidomida e R-CHOP/citarabina.

Os pacientes tratados com R-bendamustina tiveram maior risco em comparação com Nordic-MCL2; HRadj = 2,0 (IC 95%: 1,3–3,2). A análise de Abalo et al. mostra ainda que os grupos de risco entre os pacientes foram aqueles com maior idade ao diagnóstico (p<0,001), sexo masculino (p=0,006) e histórico familiar de linfoma (p=0,009). Os pacientes apresentavam preferencialmente maior risco de melanoma, outras neoplasias da pele e outras malignidades hematopoiéticas e linfoides.

Os autores destacam que tratamentos intensivos necessários para remissões a longo prazo persistem como uma preocupação e a transição para protocolos terapêuticos com eficácia sustentada, mas com menor risco de MS, é uma necessidade não atendida.

Em síntese, o estudo demonstra aumento de 60% na taxa de segundas malignidades em pacientes com LCM em relação aos comparadores pareados por idade, sexo e ano civil. Entre os pacientes, os tratamentos de primeira linha com R-bendamustina, ibrutinibe e lenalidomida foram independentemente associados a um risco aumentado de SM, embora apenas alguns pacientes tenham sido incluídos nos dois últimos grupos. Melanoma e outras neoplasias da pele apresentaram taxas três vezes maiores em pacientes versus comparadores.

A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.

Referência: Open AccessPublished:October 28, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejca.2023.113403



Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519