Cabeça e Pescoço

  • Modelo de predição de risco de câncer de cabeça e pescoço é validado na coorte do UK Biobank

    A incidência de câncer de cabeça e pescoço (CCP) está aumentando, frequentemente diagnosticado em estágio avançado e associado a mal prognóstico. Modelo de predição de risco desenvolvido a partir do estudo IARC-ARCAGE e validado na coorte do UK Biobank pode ser uma ferramenta útil em ambientes de cuidados primários, com papel potencial na prevenção e detecção precoce do CCP.

  • Sarcopenia e mortalidade em pacientes com câncer de cabeça e pescoço

    Entre pacientes com câncer de cabeça e pescoço, a sarcopenia definida pela tomografia computadorizada foi consistentemente associada a menor sobrevida e maior toxicidade. Os resultados são de revisão sistemática e meta-análise publicada no Annals Of Surgical Oncology.

  • Laser na profilaxia da mucosite no câncer de cabeça e pescoço

    Estudo que envolveu pacientes com câncer de cabeça e pescoço tratados com radioterapia em oito centros de câncer da Rede Oncoclínicas no Sudeste do Brasil demonstrou redução estatisticamente significativa na incidência cumulativa de mucosite de qualquer grau com terapia profilática a laser. O trabalho tem como primeira autora a estomatologista Renata Ferrari (foto) e foi selecionado para apresentação em poster no programa científico do ASCO 2024.

  • Tabagismo e status do HPV no microambiente imune do câncer de orofaringe

    Renata Ferrarotto (foto), do MD Anderson Cancer Center, é autora sênior de estudo selecionado para apresentação em poster no ASCO 2024, que tem como primeira autora a pesquisadora Luana Guimarães de Sousa (na foto, à direita). O trabalho analisa o microambiente imune e o prognóstico do carcinoma de células escamosas de orofaringe de acordo com o HPV e o status de tabagismo.

  • Perfil imune do carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço

    Estudo selecionado para publicação eletrônica no ASCO 2024 analisou o sistema imunológico de uma coorte de pacientes brasileiros com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, não fumantes e abstêmios de bebidas alcoólicas. O trabalho tem como primeiro autor o Oncologista Gilberto Castro (foto), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), e os resultados preliminares sugerem que a frequência de células NK e mieloides no sangue periférico pode variar de acordo com o grau da

    ...
  • Pesquisa mostra efeitos da vacinação contra HPV na prevenção do câncer em homens e mulheres

    Estudo destacado no ASCO 2024, que considerou cerca de 750 mil homens e quase 1 milhão de mulheres, de 9 a 35 anos, mostra que a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é eficaz na prevenção de vários tipos de câncer, em homens e mulheres. “As conclusões são muito claras e significativas do ponto de vista estatístico, mostrando importante redução de tumores associados ao HPV entre os homens, principalmente na região da cabeça e pescoço, enquanto nas mulheres os resultados são

    ...
  • Saúde mental em pacientes com câncer de cabeça e pescoço

    Revisão sistemática e meta-análise publicada no JNCI Cancer Spectrumbuscou avaliara incidência e prevalência de distúrbios de saúde mental em pacientes com câncer de cabeça e pescoço, uma população que apresenta níveis particularmente significativos de sofrimento emocional.

  • Variantes germinativas com alongamento de telômeros predispõem ao câncer papilar de tireoide

    Pesquisadores da Johns Hopkins identificaram que variações específicas em três genes relacionados à manutenção do comprimento dos telômeros – as extremidades protetoras do DNA nos cromossomos – podem explicar até 4,5% dos cânceres papilares da tireoide. Os achados estão no The American Journal of Human Geneticse confirmam pesquisas anteriores da mesma instituição, indicando que telômeros muito longos estão ligados ao desenvolvimento de certos tipos de câncer.

  • Nutrição enteral baseada no índice nutricional prognóstico em pacientes cirúrgicos com neoplasias orais

    Estudo publicado no periódico Nutrition and Cancer sugere que o manejo nutricional enteral individualizado baseado no índice nutricional prognóstico (do inglês, PNI - Prognostic Nutrition Index) poderia melhorar o estado nutricional pós-cirúrgico de pacientes com neoplasias orais.

  • Cenário do câncer de boca e orofaringe no Brasil mostra vazios na assistência

    Estudo ecológico que analisou o tempo para o início do tratamento do câncer de cavidade oral e orofaringe em 3.218 municípios brasileiros mostra que quase metade dos registros (46,97%) ocorre em estágios avançados da doença e que até 50% dos municípios não possuem dentistas especialistas. Os resultados revelam a necessidade de ampliar a disponibilidade de serviços de oncologia e a oferta de recursos humanos especializados.

  • Reuniões multidisciplinares e sobrevida global de pacientes com câncer

    Revisão sistemática e meta-análise confirmou o efeito positivo significativo das reuniões multidisciplinares (e subsequente intervenção multidisciplinar) na sobrevida global de pacientes com câncer. Os resultados foram publicados no Journal of the National Cancer Institute(JNCI).

  • Consenso latino-americano para o câncer de cabeça e pescoço

    Leandro Luongo Matos (foto), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, é o primeiro autor das diretrizes latino-americanas para o cuidado de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, publicadas no JCO Global Oncology. O consenso apresenta evidências do manejo do carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, considerando a disponibilidade de recursos e o benefício oncológico.

  • Vacina personalizada experimental mostra resultados no câncer de cabeça e pescoço ressecado

    TG4050, uma vacina neoantígena personalizada, induziu respostas imunológicas específicas do tumor e levou a baixas taxas de recidiva da doença em pacientes com carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço (CCECP) HPV-negativo ressecado cirurgicamente, de acordo com resultados relatados no AACR 2024. Olivier Lantz (foto), imunologista clínico e pesquisador do Institut Curie, em Paris, é o primeiro autor do trabalho.

  • Expressão de microRNA no carcinoma mucoepidermoide de glândula salivar

    Estudo brasileiro apresentado em sessão de pôster no encontro anual da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (AACR 2024) buscou validar o uso da expressão de microRNA para a discriminação do potencial metastático de amostras de carcinoma mucoepidermoide. A pesquisadora Cláudia Malheiros Coutinho Camillo (foto), do A.C.Camargo Cancer Center, é a principal autora do trabalho.

  • Consenso internacional define dados essenciais para a pesquisa clínica no câncer de cabeça e pescoço

    thiago buenoO Grupo Internacional de Câncer de Cabeça e Pescoço (CCP) realizou um processo Delphi modificado para chegar a um consenso internacional sobre dados essenciais para a pesquisa do CCP. Aprovadas por 19 organizações de pesquisa que representam 34 países, as atuais recomendações têm o objetivo de facilitar e harmonizar a coleta e compartilhamento de dados para a pesquisa no CCP,

    ...
  • Ministério da Saúde adota esquema de vacinação em dose única contra o HPV

    vacina hpv NET OKO Ministério da Saúde (MS) tem uma nova estratégia de vacinação contra o HPV e passa a incorporar a dose única da vacina contra HPV para pessoas do sexo feminino e masculino de 09 a 14 anos de idade, além da dose de resgate para adolescentes até 19 anos não vacinados. A estratégia busca intensificar a proteção contra o câncer do colo do útero e outras complicações

    ...
  • Colonialismo e epidemiologia do câncer de cabeça e pescoço no Brasil

    beatriz lebre martinsEnsaio histórico publicado no Lancet Regional Health Americas investiga as profundas mudanças provocadas pelo comércio transatlântico de escravos da África para as Américas, explorando as conexões entre a dinâmica do período colonial no Brasil e o atual panorama epidemiológico do câncer de cabeça e pescoço (CCP). O trabalho tem como

    ...
  • Indice de beta defensina como biomarcador do câncer oral

    teste oralUm teste não invasivo e de baixo custo pode detectar o câncer oral, monitorar lesões pré-cancerosas e determinar quando uma biópsia é necessária, aponta pesquisa publicada online em 4 de março na Cell Reports Medicine.

  • Risco de acidente vascular cerebral em sobreviventes de câncer de cabeça e pescoço

    avcEstudo de pesquisadores de Singapura, que incluiu 9.803 sobreviventes de câncer de cabeça e pescoço (CCP) e toda a população de Singapura de 4 milhões, a incidência de acidente vascular cerebral (AVC) padronizada por idade entre os sobreviventes de CCP foi 2,5 vezes maior do que a da população em geral. Os riscos aumentados de AVC foram observados na maioria das faixas etárias,

    ...
  • Fumo passivo diminui eficácia da quimioterapia no câncer de cabeça e pescoço

    fumo passivoEm pacientes com câncer de cabeça e pescoço expostos ao fumo passivo durante a quimioterapia, o tratamento se mostrou menos eficaz na destruição das células cancerígenas. “Nosso estudo é o primeiro a demonstrar que a exposição ao fumo passivo pode aumentar a resistência à cisplatina, alterando a expressão de várias proteínas envolvidas na resistência a múltiplas

    ...