ASCO GU 2023

cristiane bergerot oficial bxA psico-oncologista Cristiane Bergerot (foto) é primeira autora de estudo que avalia o benefício do uso de um aplicativo baseado na intervenção mindfulness para manejo de sintomas de ansiedade, medo da progressão da doença, fadiga e qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com câncer renal metastático tratados com imunoterapia. Os resultados foram selecionados para apresentação em pôster no ASCO GU 2023.

Pedro Isacsson 2019 NET OKO câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC) é uma doença molecularmente heterogênea, e 20% a 30% dos pacientes apresentam alterações nos genes de reparo por recombinação homóloga (HRR). No entanto, dados sobre o perfil genético de mCRPC em populações latino-americanas são escassos. Agora, análise intermediária do estudo PROSPECT apresentada no ASCO GU 2023 traz resultados focados apenas em alterações germinativas para determinar a prevalência de mutações no gene HRR em pacientes latino-americanos. O oncologista Pedro Isaacsson Velho (foto) é coautor do trabalho.

joao daniel guedes 23Análise final pré-planejada do estudo PROpel mostrou resultados de olaparibe + abiraterona na primeira linha de tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC), demonstrando mais de 7 meses de benefício de sobrevida global em comparação com abiraterona isolada na população por intenção de tratar. O oncologista João Guedes (foto), do Hospital de Base de São José do Rio Preto, é coautor do trabalho.

paulo lagesO oncologista Paulo Lages (foto) é primeiro autor de estudo selecionado para apresentação em pôster no ASCO GU 2023 que revisa prospectivamente os resultados do PET-PSMA de pacientes submetidos ao exame na clínica IMEB (Brasília/DF) entre outubro de 2015 e julho de 2022. “A crescente experiência com este teste levou a uma análise mais precisa dos resultados ao longo dos anos”, observam os autores.

rafael abduchAnálise retrospectiva realizada por pesquisadores do A.C.Camargo Cancer Center reuniu dados clínicos, patológicos, epidemiológicos, de tratamento e sobrevida de 66 pacientes com carcinoma adrenocortical tratados na instituição. Os resultados foram selecionados para apresentação em pôster no ASCO GU 2023. O residente em oncologia Rafael Abduch (foto) é o primeiro autor do estudo; as oncologistas Milena Tariki e Nirvana Formiga são as orientadoras do trabalho.

jose mauricio 21 bxA combinação do inibidor de PARP talazoparibe (TALA) e do inibidor do receptor de andrógeno enzalutamida (ENZA) demonstrou melhora clínica e estatisticamente significativa na sobrevida livre de progressão radiográfica (SLPr) como padrão de tratamento de primeira linha (1L) de pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração (mCRPC), independentemente do status do gene de reparo de recombinação homóloga (HRR), prolongando o tempo para deterioração da qualidade de vida. “Os resultados do estudo TALAPRO-2 são promissores e podem representar uma nova opção de tratamento para pacientes com mCRPC em primeira linha, principalmente para aqueles com alterações em genes de reparo de DNA”, avalia o oncologista José Maurício Mota (foto).

stecca 22 bxDurante a pandemia de COVID-19, o uso profilático primário do fator estimulador de colônias de granulócitos (G-CSF) em pacientes com tumores geniturinários submetidos à quimioterapia reduziu significativamente as taxas de neutropenia febril e hospitalizações e pode ser uma estratégia custo-efetiva nessa população de pacientes. Os resultados são de revisão retrospectiva selecionada para apresentação em pôster no ASCO GU 2023. O oncologista brasileiro Carlos Stecca (foto) é coautor do trabalho.

mota trinconiEstudo do ICESP aceito para apresentação em poster no ASCO GU`23 avaliou a correlação dos resultados clínicos com a radiômica do tumor primário e as medidas radiológicas das lesões primárias e metastáticas em pacientes com carcinoma renal de células claras metastático (mCRCC) tratados com nefrectomia citorredutora. O oncologista Mateus Trinconi Cunha (na foto, à esquerda) é o primeiro autor, em análise que tem o oncologista José Maurício Mota como autor sênior.