Italo Fernandes do Espírito Santo, do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), é o principal investigador de estudo que busca avaliar a eficácia de trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) em pacientes com câncer de mama triplo negativo (TNBC, da sigla em inglês), por meio de uma análise de mundo real (RWE).
Os dados do estudo DESTINY-Breast04 (DB04) estabeleceram T-DXd como tratamento padrão de segunda linha para tumores de mama HER2-Low. No estudo DB04, cerca de 90% da população tinha tumores com receptor positivo de estrogênio (ER+), sub-representando a população com RE negativo, descreve o protocolo (NCT06231693). Assim, o estudo do HIAE propõe avaliar a eficácia de T-DXd em pacientes HER2-Low/ER ≤10% na população brasileira. Os endpoints são a avaliação do tempo até o próximo tratamento, taxa de resposta objetiva, sobrevida livre de progressão e sobrevida global em um cenário de mundo real.
Neste estudo observacional, o objetivo é inscrever 100 pacientes com TNBC metastático tratadas com T-DXd no cenário de segunda linha ou posterior. São elegíveis pacientes ≥ 18 anos, com câncer de mama avançado (ER ≤10%), HER2-Low (1+ or 2+/FISH negativo) sem lesões cerebrais e sem terapia-alvo nos últimos 6 meses. O estudo está aberto para recrutamento e pretende concluir os resultados em dezembro de 2025.
A pesquisa tem colaboração da AstraZeneca.